(1,0)
Segundo SEQUEIROS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:( ) A educação para a cultura da solidariedade pode ser feita de qualquer maneira, pois é uma questão de voluntarismo. ( ) O crescimento de uma pessoa é fruto da interação constante que ela mantém com o meio ambiente culturalmente organizado. ( ) Aprender é um processo complexo, pois não aprendemos somente conhecimentos elaborados por outros, também aprendemos capacidades, atitudes e valores.
Em conformidade com COLL, MARCHESI e PALACIOS, analisar a sentença abaixo:A necessidade da integração surge dos direitos dos alunos e é a concretização na prática social do princípio da igualdade: todos os alunos devem ter acesso à educação de forma não segregadora (1ª parte). O objetivo de criar escolas inclusivas que tenham seu prolongamento natural em sociedades abertas e não segregadoras é uma tarefa concluída (2ª parte).A sentença está:
Segundo DEMO, o conceito abaixo descrito refere-se à:É a capacidade de fazer e fazer-se oportunidade. Inclui o questionamento reconstrutivo como sua base inovadora através do conhecimento e como processo de formação do sujeito histórico capaz.
Segundo OUTEIRAL, analisar os itens abaixo:I. A relação do aluno com a escola é afetada pela significação que os pais dão a ela, pais que tenham sido submetidos a uma educação rígida, buscam uma escola com o mesmo perfil para seus filhos. II. A relação de confiança entre família e escola é irrelevante, uma vez que os pais não necessitam de auxílio na educação de seus filhos.
Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: História, são objetivos para o terceiro ciclo:I. Conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes. II. Localizar acontecimentos no tempo, dominando padrões de medida e noções para distingui-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade. III. Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas. IV. Refletir sobre as transformações tecnológicas e as modificações que elas geram no modo de vida das populações e nas relações de trabalho.Estão CORRETOS:
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Geografia, analisar a sentença abaixo:A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira (1ª parte). A Geografia tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem (2ª parte).A sentença está:
Analise as características abaixo em relação aos princípios e fins da educação:Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Valorização do profissional da educação escolar. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.As características descritas acima referem-se:
De acordo com a LDBEN, em relação ao ensino fundamental, analise as assertivas abaixo a assinale a alternativa correta.I. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. II. O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. III. O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.
De acordo com a LDBEN, a educação ________________________ será incluída entre os temas transversais.Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo a LDBEN, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao que os sistemas de ensino deverão assegurar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto ao Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer da criança e do adolescente.( ) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. ( ) Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. ( ) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Casos como maus-tratos envolvendo os alunos do estabelecimento de ensino, elevados níveis de repetência, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, deverão ser comunicados:
As metas previstas no Plano Nacional de Educação deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados. Nesse sentido, o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações com deficiência de:
De acordo com a BNCC, assinale C, se correto, ou I, se incorreto, quanto às competências específicas de linguagens para o ensino fundamental.( ) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. ( ) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. ( ) Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto aos princípios da Carreira do Magistério.I. Dedicação à causa educacional. II. Aperfeiçoamento periódico remunerado para esse fim. III. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho e tempo de serviço.
Recuperar senha