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O currículo por competência surge como “novo” paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações.De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:
“O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
Perenoud (2000) aponta competências “...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas.”Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.2. Administrar a progressão das aprendizagens.3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.4. Utilizar novas tecnologias5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.7. Trabalhar em equipe.8. Participar da administração da escola9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.10. Administrar sua própria formação continuada.Está(ão) correta(s):
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.A seqüência correta é:
... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.A seqüência correta é:
Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.Assinale a alternativa incorreta:
Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.Está(ão) correta(s):
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.A seqüência correta é:
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outrascoisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o alunoaprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.O que explicaria tais contradições?Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.A seqüência correta é:
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
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