(1,0)
Perenoud (2000) aponta competências “...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas.”Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.2. Administrar a progressão das aprendizagens.3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.4. Utilizar novas tecnologias5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.7. Trabalhar em equipe.8. Participar da administração da escola9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.10. Administrar sua própria formação continuada.Está(ão) correta(s):
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.A seqüência correta é:
... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.A seqüência correta é:
Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.Assinale a alternativa incorreta:
Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.Está(ão) correta(s):
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.A seqüência correta é:
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outrascoisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o alunoaprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.O que explicaria tais contradições?Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.A seqüência correta é:
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Educação Física, analisar a sentença abaixo:Dentro de cada prática da cultura corporal de movimento existe um saber-fazer em constante mudança, um conjunto de procedimentos que, ao longo do tempo, mostra-se mais eficiente e adequado para a solução de determinados problemas ou circunstâncias (1ª parte). Na perspectiva do estudante, os conhecimentos técnicos de cada modalidade corporal disponíveis no ambiente sociocultural são ao mesmo tempo um problema e uma solução. Problema porque conseguir incorporá-los na prática envolve um esforço adaptativo; solução porque utilizá-los significa a ampliação de recursos para obter eficiência e satisfação (2ª parte).A sentença está:
Segundo Parecer CNE/CP nº 003/2004, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:( ) A luta pela superação do racismo e da discriminação racial é, pois, tarefa de todo e qualquer educador, independentemente do seu pertencimento étnico-racial, crença religiosa ou posição política. O racismo, segundo o Artigo 5º da Constituição Brasileira, é crime inafiançável e isso se aplica a todos os cidadãos e instituições, inclusive, à escola. ( ) A educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade justa, igual, equânime. ( ) A escola tem papel preponderante para eliminação das discriminações e para emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais, a conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.
Em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 7/2010, analisar a sentença abaixo:A educação de qualidade social é conquista e, como conquista da sociedade brasileira, é manifestada pelos movimentos sociais, pois é direito de todos (1ª parte). As políticas de formação dos profissionais da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, associados às normas dos sistemas educativos dos Estados, Distrito Federal e Municípios, são orientações cujo objetivo central é o de criar condições para que seja possível melhorar o desempenho das escolas, mediante ação de todos os seus sujeitos (2ª parte).A sentença está:
De acordo com ALARCÃO, analisar os itens abaixo:I. A escola, como organização, tem de ser um sistema aberto, pensante e flexível. Sistema aberto sobre si mesmo, e aberto à comunidade em que se insere. II. O pensamento e a compreensão são os grandes fatores de desenvolvimento pessoal, social, institucional, nacional, internacional.
Recuperar senha