(1,0)
O contexto da educação formal e o da não-formal exigem práticas pedagógicas inovadoras, como condição para dar respostas aos desafios de uma sociedade em constantes e profundas mudanças. Ao refletir sobre a inovação pedagógica, uma professore registra, no seu diário de reflexão crítica, as ideias apresentadas abaixo.
I A inovação pedagógica se relaciona com a implementação de novos recursos e materiais curriculares, com novas ações de ensino, com a implicação de novos agentes no processo pedagógico.
I A inovação pedagógica tem como fundamento a pesquisa científica, ou seja, é a aplicação dos produtos desta.
III A reflexão crítica das problemáticas da escola é um ponto de partida para a inovação pedagógica.
IV A inovação pedagógica como prática educativa tem sua origem na pedagogia do Século XXI.
Dentre as afirmativas, estão corretas
A discussão acerca da pedagogia social no Brasil é decorrente de movimentos internacionais e nacionais e de debates sobre esse tema. O conhecimento dessas discussões se constitui como teoria necessária para a atividade profissional do pedagogo. Assim sendo,
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação de conhecimentos é uma etapa importante do trabalho do educador no ambiente escolar. Assim, o professor deve considerar as particularidades dos alunos ao planejar as atividades avaliativas e pedagógicas, pois um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.
II. Na perspectiva dos principais autores e teóricos sobre a aprendizagem de ciências no ambiente escolar, o processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado, pois os esforços pedagógicos do professor em nada contribuem para o desenvolvimento do aluno. Assim, o educador deve dedicar-se ao desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, sempre priorizando a adoção de métodos de ensino contextualizados e adequados à realidade dos educandos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O respeito à liberdade e o apreço à tolerância são princípios que devem ser afastados da prática escolar.
II. A Educação Física escolar deve estimular o respeito à integridade física e moral do outro.
I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.
II. A prática escolar deve estimular o respeito ao limite pessoal e ao limite do outro.
I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.
II. O (a) professor (a) deve estimular a prática segura de esportes no ambiente escolar.
I. A condução do processo de ensino dispensa uma compreensão do que vem a ser o processo de aprendizagem.
II. À medida que a criança interage com os outros indivíduos, ela desenvolve seu conhecimento social.
I. O processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado.
II. A criança deve ser educada com o uso de castigo físico ou de tratamento degradante.
I. A escola municipal deve velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
II. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.
I. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.
II. A LDB proíbe o município de supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
I. Piaget afirma que o aluno deve abster-se de buscar desenvolver seus conhecimentos e habilidades.
II. No Brasil, o ensino deve ser ministrado com base no princípio da garantia de padrão de qualidade.
I. É vedado aos docentes participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Caberá ao gestor da instituição de ensino municipal a coordenação da política nacional de educação.
I. Ao se adotar uma postura de avaliação construtiva, impõem-se instrumentos rígidos de medida.
II. A educação a distância não deve estar alinhada à proposta pedagógica da escola.
I. O município deve baixar normas complementares para o seu sistema de ensino, quando necessário.
II. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.
I. A LDB limita a duração da Educação Básica a 100 dias letivos de aula.
II. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a impedir o planejamento educacional.
Recuperar senha