(1,0)
O Manual de Redação da Presidência da República determina o padrão como os expedientes no formato ofício, aviso e memorando devem ser expedidos, objetivando uniformizar a sua diagramação. A esse padrão chamamos:
Os decretos compõem-se de dois elementos: a ordem legislativa (preâmbulo e fecho) e a matéria legislada (texto ou corpo da lei). Quanto à numeração, o Manual de Redação da Presidência da República determina que
Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito dos fechos para comunicações oficiais.
Analise as assertivas abaixo:I.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.PORQUEII.A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço privado e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. Disponível em:(http://www4.planalto.gov.br/ce... os/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-repu blica/manual-de-redacao.pdf)A partir do julgamento dessas assertivas, é possível AFIRMAR que:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as recomendações a seguir:I. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. O domínio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrência de nossa experiência profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.II. Procure perceber certa hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: ideias fundamentais e ideias secundárias. Estas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também ideias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas.III. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.Assinale
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.O ofício é expedido exclusivamente por ministros de Estado.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.A forma de tratamento Digníssimo deve ser utilizada apenas para parlamentares, como deputados federais, estaduais, distritais e senadores.
Em relação à correspondência empresarial e oficial, julgue o item.
Segundo o novo Manual de Redação Oficial da Presidência da República, é expedido um memorando quando se trata da comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Julgue o item, pertinentes à elaboração e à formatação de textos de correspondência oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Na correspondência oficial, a impressão do texto pode ocorrer em ambas as faces do papel e, nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho).
Em expediente usado para o encaminhamento de documentos, não há parágrafos de desenvolvimento, por essa razão, qualquer comentário a respeito do documento encaminhado deverá ser redigido à parte e anexado ao referido expediente.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item acerca da redação oficial.
É estritamente vedado o uso de palavras ou expressões em idioma estrangeiro, em respeito ao princípio do uso da norma-padrão da língua portuguesa nas redações oficiais.
Conforme o turno em que for redigida, a redação oficial deve sempre ser iniciada com uma das seguintes saudações: “Bom dia!”, “Boa tarde!” ou “Boa noite!”.
Quanto à correção gramatical das orações extraídas de exemplos constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item.
“Vossa Senhoria designará vosso substituto.”
“Os governadores decidiram acatar a decisão. Em seguida, os prefeitos fizeram o mesmo.”
“O decreto regulamenta os casos gerais; a portaria, os particulares.”
Recuperar senha