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O ensaio por líquido penetrante tem por objetivo detectar descontinuidades superficiais que estejam abertas na superfície de uma peça. Para esse ensaio, considere as etapas a seguir.1 – Inspeção da peça2 – Remoção do excesso de penetrante3 – Preparação e limpeza da superfície4 – Aplicação do líquido penetrante5 – Aplicação do reveladorA ordem sequencial correta de execução desse ensaio, da primeira para a última etapa, é:
Segundo a Lei no 9.432, de 8 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação estrangeira por viagem ou por tempo para operar no transporte de mercadorias, na navegação de cabotagem,
O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,
Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguirI – Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.II – Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.III – O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas. Está correto o que se afirma em
Dentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o
Acerca da viabilidade de projetos portuários e da logística do sistema aquaviário, julgue o item seguinte.
Para a correta análise do custo-benefício, é necessário realizar a escolha da taxa de desconto apropriada, de modo a comparar o fluxo anual de benefícios líquidos com o custo de capital do projeto.
Julgue o próximo item, a respeito dos tipos de mercadorias, carga geral, granéis e contêineres movimentados ou armazenados nos portos.
Os contêineres de 40 pol. encontrados nas operações dos portos brasileiros têm capacidade máxima de carga de 46.200 kg e capacidade de carga líquida de 42.000 kg.
Julgue o próximo item, a respeito de tipos de navegação.
Na navegação de cabotagem, que é realizada entre os portos dos países da América do Sul, utiliza-se exclusivamente a via marítima.
Os ativos encontrados nos portos são convencionalmente classificados como infraestrutura — acessos marítimos e terrestres, estruturas de proteção e atracação, etc. — e superestrutura — estruturas de armazenagem, equipamentos como guindastes, carregadores de navios. A respeito dos aspectos relativos à engenharia portuária, julgue o item subsecutivo.
Um berço de atracação é uma estrutura localizada no espaço aquático para a realização de manobras de embarcações, estando posicionado em região próxima ao cais ou píer.
As obras de dragagem e derrocamento para aprofundamento de canais de acesso visam capacitar os portos para o atendimento das embarcações que os frequentam, as quais, por sua vez, têm tido calados cada vez maiores devido à demanda crescente do comércio internacional.
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