(1,0)
Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir.
As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX, que começaram a ser criadas a partir da década de 40 daquele século, impulsionaram o país a um programa de industrialização de tipo inglesa já no Império.
Pensadores políticos do período inicial do Brasil independente, como José Bonifácio, deixaram como legado um pensamento centrado na formação da unidade nacional, até hoje apreciado pelo povo e pelas elites.
O Império não conferiu estabilidade à nação em formação, pois o Estado imperial visou favorecer as elites locais em detrimento da centralização do poder.
No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.
D. Pedro II asfixiou a vida social brasileira por seu comportamento autocrático, exemplificado pela declaração de ilegalidade do Partido Republicano gaúcho e pela imposição da censura à imprensa.
(1,0) José Honório Rodrigues, em A pesquisa histórica no Brasil (1969), mencionou o autor da História geral das bandeiras paulistas, da História do café no Brasil e de muitos outros títulos sobre São Paulo, enaltecendo tanto sua capacidade de esgotar as fontes primordiais e a bibliografia da história local quanto a iniciativa de editar documentos de interesse para o estudo do passado paulista. Referia-se a,
(1,0) Na periodização adotada por Ernani Silva Bruno em História e tradições da cidade de São Paulo (1954), o lapso temporal que vai de 1828 a 1872 transforma a capital paulista em,
(1,0) A reforma empreendida pelo Estado Brasileiro na década de 90 provocou a,
(1,0) Sobre o Período Colonial brasileiro, assinale a única alternativa que está INCORRETA:
(1,0) Durante a segunda década do século XX, ocorreu um sério conflito em território brasileiro, envolvendo caboclos, monges e tropas militares, estaduais e federais. Assinale a alternativa que identifica corretamente o referido conflito.
(1,0) No relatório que o ministro do Império José Inácio Borges submeteu à apreciação da Assembleia Geral Legislativa, em 1836, referiu-se às assembleias provinciais nos seguintes termos: Com quanto estes Corpos deliberantes tenhão preenchido a expectação da Nação, pelo que respeita a providencias, e remedios locaes, que nem a Assembléa geral, nem o Governo central poderião acautelar, com tudo algumas tem exorbitado das raias que lhes marcou o Acto Addicional das reformas á Constituição, legislando sobre materias, que aquelle Acto não lhes confiou. A observação alude,
(1,0) Neste ano de 2010 a capital federal, Brasília, completou 50 anos da sua inauguração. Acerca do assunto, analise as afirmativas abaixo: I. A transferência da capital, do Rio de Janeiro para o Planalto Central, objetivava interiorizar o desenvolvimento e este se fez pela entrada maciça de capital estrangeiro, privilegiando a produção de bens de consumo duráveis. II. A construção de Brasília era o objetivo 27 do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek apresentado na sua campanha eleitoral em 1955. A promessa de construir Brasília contribuiu para a sua vitória na eleição daquele ano, derrotando no segundo turno o candidato Jânio Quadros. III. Com a construção de Brasília o Brasil aumentou ainda mais o desequilíbrio nas contas públicas. Os gastos para a mega obra elevaram ainda mais a inflação do país, assim também como a nossa dívida externa. Podemos afirmar corretamente que:
(1,0) No Brasil, as primeiras leis anti- escravistas foram assinadas a partir de meados do século XIX. A Lei que extinguiu o tráfico negreiro no nosso país, decretada em 1850 foi:
(1,0) Com relação ao período da Ditadura Militar no Brasil, leia as proposições abaixo: I. Os governos militares impuseram um regime político baseado na centralização do poder, fortalecimento do Executivo, controle da estrutura partidária, dos sindicatos e das entidades classistas, censura dos meios de comunicação e repressão a qualquer forma de oposição. II. Neste período foram eliminadas as eleições diretas para presidente e, nos estados, extinguiram- se as eleições diretas para governador. III. O Ato Institucional n.º 1, entre outras medidas, extinguiu os partidos políticos, impondo restrições extremas para a legalização de novos partidos. Foram criados, então, a ARENA – partido da situação e o MDB – partido de oposição. IV. A Lei da Greve, criada em 1964, proibia as greves de natureza política, social ou religiosa, bem como as que pudessem ocorrer em setores que prestassem serviços essenciais. V. Também são acontecimentos deste período a criação da Lei de Imprensa e da Lei de Segurança Nacional, em 1967. Assinale a alternativa correta:
(1,0) Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposições abaixo: I Como Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias. II O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 – 1553). III Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente. IV A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura, mão-de-obra escrava, entre outros. Assinale a alternativa correta:
(1,0) Ao longo do período colonial, existiram vários conflitos entre brancos e indígenas, os quais, muitas vezes, resultaram em grandes guerras e massacres. Avalie as afirmativas abaixo sobre o massacre de Trucunhaén. 1. O massacre de Trucunhaén envolveu potiguares e portugueses. 2. Os principais envolvidos no conflito foram Diogo Dias e o cacique Inigaçu. 3. Tal qual outros conflitos, envolveu disputas entre jesuítas e colonos. Está(ão) correta(s),
Recuperar senha