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Acerca de domínios, processos e objetivos de controle do modelo COBIT 4.1, julgue os itens subsequentes.
Alguns requisitos de controle genéricos são aplicáveis a todos os processos do COBIT, tais como a definição e a divulgação de políticas, os procedimentos e planos relativos ao processo, e o desempenho do processo medido em relação às respectivas metas.
Com relação à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), julgue o próximo item.A capacitação dos servidores é uma das condições que garante a padronização do processo de planejamento de contratação de TI.
Acerca de MPS.BR, julgue o item a seguir.
O plano de avaliação deve conter o roteiro para realização da análise de conformidade de um processo de criação de software empresarial com o modelo MPS.BR; esse plano prega que nenhum dos processos envolvidos nessa criação deve estar fora do escopo de análise para que se diagnostique o nível de maturidade existente.
A respeito de CMMI (capability maturity model integration), julgue o item que se segue.
Os níveis de maturidade do CMMI variam de 0 - incompleto - a 5 - otimizado -, que mostram o grau de implementação dos processos da referida metodologia.
O CMMI, que surgiu do esforço de integração de diversos modelos que estavam sendo propostos no mercado, como, por exemplo, o SW-CMM, é compatível e consistente com o previsto em norma ISO a respeito desse assunto.
Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure Library), versão 3.
Embora tenha uma grande ênfase na fase de estratégia de serviço, o gerenciamento de risco também está presente na fase de desenho e de transição do ciclo de vida do serviço.
A partir do que prevê o COBIT (control objectives for information and related technology), versão 4.1, julgue os itens a seguir a respeito da governança de TI.
Os processos de tecnologia da informação usam recursos de TI para prover os serviços que disponibilizam as informações organizacionais que respondem aos requisitos do negócio.
Julgue se os itens a seguir, escritos em língua inglesa, estão técnica e gramaticalmente corretos.
Whenever a new release of a software package is announced, the organization needs to buy it immediately for its own safe.
Acerca de processos e áreas de conhecimento da 4ª edição do PMBOK, julgue os itens seguintes.
A área de conhecimento do gerenciamento do escopo do projeto abrange os seguintes processos: coletar os requisitos, definir o escopo, desenvolver o cronograma, verificar escopo e controlar o escopo.
Julgue os itens que se seguem com relação à 4.ª edição do PMBOK.
Em uma organização do tipo matricial forte, os gerentes de projeto têm o mais alto nível de autoridade e poder.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.
Estratégia de serviço é a publicação do núcleo da ITIL v.3 que contém orientações acerca do projeto e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de serviços. Essa publicação apresenta, em detalhes, aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do nível de serviço, da capacidade, da disponibilidade e da segurança da informação.
A orientação complementar à ITIL v.3 consiste em um conjunto de publicações que são destinadas a adaptar a implementação e a utilização das práticas do núcleo da ITIL para diferentes setores empresariais, tipos de empresas e plataformas tecnológicas.
No que diz respeito ao desenvolvimento da estratégia de serviço na organização, é necessário considerar o estilo de gestão organizacional dominante na empresa, o qual pode apresentar os seguintes estágios ou níveis de maturidade: rede, diretivo, delegação, coordenação e colaboração.
Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem A implantação do gerenciamento de serviço da ITIL requer preparação e planejamento do uso eficiente de pessoas, processo, parceiros e fornecedores.
Julgue os itens seguintes acerca do planejamento e da gestão estratégica dos negócios e da tecnologia da informação (TI).
O cenário futuro de uma empresa pode ser analisado por uma matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats). As oportunidades, identificadas a partir dos pontos fortes, e as ameaças, identificadas a partir dos pontos fracos, direcionam as ações estratégicas que, por sua vez, podem gerar uma ou mais ações de TI.
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