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De acordo com o método recomendado pela ICAO para avaliação de ruído no entorno aeroportuário, analise:I. Deve-se considerar os valores dos parâmetros de performance das categorias de aeronaves autorizadas a operarem naquele aeródromo.II. Deve-se conhecer os dados históricos do ambiente meteorológico no entorno do sítio aeroportuário.III. Deve-se considerar os valores médios dos parâmetros de performance das categorias de aeronaves autorizadas a operarem naquele aeródromo.Considerando V (Verdadeiro) e F(Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:
Como característica do desenvolvimento urbano no Brasil, é muito comum o adensamento populacional nas proximidades dos grandes aeroportos nacionais, o que acarreta reclamações da população em relação ao ruído produzido pelas operações das aeronaves. Nesse contexto e sem alterar a continuidade das operações aéreas, está correto afirmar:
Um dos requisitos essenciais a serem considerados no planejamento aeroportuário é o nível do ruído aeronáutico na área do entorno do aeródromo, sendo que para isso devem ser estabelecidas diretrizes que protejam o meio ambiente. Diante deste contexto, a medida técnica, dentre as fornecidas, que, ao ser aplicada, minimiza tal impacto refere-se à
Nas últimas décadas, tem crescido o número de empresas low cost - low fare, que buscam um cliente menos exigente em relação aos serviços e que optam, em detrimento destes, por uma tarifa mais baixa. Entretanto, algumas empresas ainda optam por manter uma qualidade de serviço que busca atingir uma classe mais seleta de passageiros, cuja estratégia é a de
Analise:I. Um dos primeiros e mais importantes passos em relação à escolha de um sítio aeroportuário refere-se à adequabilidade do local no que diz respeito à finalidade da construção do aeroporto naquela localidade.II. O planejamento aeroportuário deverá prever um cenário no qual estejam incluídos a expansão e o desenvolvimento futuro do sistema como um todo, bem como a definição do momento que o empreendimento se tornará viável (relação positiva de custo X benefício).III. A previsibilidade é o centro dos processos de planejamento aeroportuário, cujo objetivo está em prever o futuro com precisão, eliminando os efeitos da incerteza em relação ao futuro.Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:
O Anexo 14 à Convenção de Chicago estabelece que, de acordo com a categoria da pista, o máximo de declividade NÃO DEVERÁ EXCEDER a
A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:
Com relação à aplicação do sistema PCN-ACN, é correto concluir:
No que concerne a operações de aeronaves conceituadas como V/STOL (Vertical/Short Take-Off and Landing), é correto afirmar:
Nos estudos para a construção de Terminais de Passageiros deve-se levar em consideração a vocação comercial definida para aquele sítio aeroportuário. Para atender às necessidades operacionais das empresas aéreas e dos usuários dos serviços de transporte aéreo, é correto afirmar:
O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a
Os diferentes tipos de sensores de vigilância utilizados no controle de tráfego aéreo são classificados de acordo com o modo de interação com os sistemas de recepção terrestres, a saber: Cooperativo (CO); Não-cooperativo (NC). De acordo com tal descrição, classifique os sensores de acordo com o modo de interação (CO ou NC).1. Multilateração (MLAT).2. Radar Primário (PSR).3. Radar Secundário (SSR).4. Vigilância Automática Dependente (ADS).As respectivas classificações corretas ocorrem em:
Associe os equipamentos com os respectivos sistemas que compõem a infraestrutura CNS/ATM disponível para a navegação aérea:Sistema Equipamento(1) Comunicação ( ) VHF(2) Navegação ( ) ILS(3) Vigilância ( ) ADS-B( ) DME( ) CPDLC( ) SSRNa ordem dada de equipamentos, a associação correta ocorre em:
A definição da infraestrutura necessária para dar suporte aos Serviços de Navegação Aérea leva em consideração os limites laterais e verticais do espaço aéreo sob a responsabilidade de cada Estado. Conforme estabelecido por meio de Acordo Regional de Navegação Aérea, a área de jurisdição brasileira para dar suporte a esses serviços está limitada
As atividades, dentre as dispostas na alternativas abaixo, que estão relacionadas somente com a prestação dos serviços de tráfego na área de jurisdição de um sítio aeroportuário são:
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