Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física x
#44740
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A ginástica tinha objetivos relacionados à saúde e às finalidades militares.

#44739
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A ginástica era relacionada à medicina pela aprendizagem de noções de higiene e pela filosofia que levava à reflexão social. 

#44738
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.

O corpo assim tratado na escola vivência experiências como o sentir, o tocar, e outras, pertencentes às esferas corporal e social.

#44737
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.

Sob a ação da ideologia do mercado, o corpo é enquadrado e padronizado, garantindo a anulação de possibilidade da experiência corporal singular. 

#44736
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.

O esporte competitivo é positivo quando o participante se desafia e é desafiado por outros. Ele pode também ser cooperativo.

#44735
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.

Durante um semestre é prevista a avaliação em três momentos: no início, no meio e no fim. 

#44734
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

Em aulas de educação física, os alunos devem ter a liberdade para fazer o que quiserem, um a vez que dessa maneira podem expressar suas emoções e transmitir vontades.

 

#44733
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

A educação física, pertencente à área de linguagens, códigos e suas tecnologias, é um componente curricular interdisciplinar da cultura corporal com grande potencial de contribuição ao desenvolvimento, no ambiente escolar, da ética e da estética.

#44732
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.

É eficaz quando fundamenta decisões de aceitação para aferir se o que foi planejado está no rumo certo ou, caso necessário, se precisa de reorientação para o semestre seguinte.

#44731
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

Os atores participantes na elaboração do program a de ensino adéquam os objetivos para atender aos anseios dos alunos e buscam alcançá-los até o final de um semestre ou ano letivo.

#44730
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

Vivenciar uma metodologia de ensino participativa requer um período de aproximação e conquista comum entre os atores envolvidos no processo. 

#44729
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

O trato dos grupos participantes com conhecimentos significativos ao cotidiano promove um aumento de credibilidade, entre os discentes, da área da educação física.

#44728
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A abordagem desenvolvida no texto assegura que os homens são iguais justam ente naquilo que os diferencia.

#44727
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A educação física escolar reconhece que as diferenças entre os alunos são culturais; portanto, a eles deve ser garantido o direito de toda a sua prática corporal. 

#44726
Concurso
SEDU-ES
Cargo
Professor - Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.

A competição no jogo, que é refletida na vida em sociedade, pode promover o desenvolvimento pessoal e coletivo.