Processando...

Questões SEDU-ES de Educação Física | 44734

#44734
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

Em aulas de educação física, os alunos devem ter a liberdade para fazer o que quiserem, um a vez que dessa maneira podem expressar suas emoções e transmitir vontades.