(1,0)
Considere que, após o devido processo licitatório, a administração pública tenha delegado a execução de um serviço público a um particular para que este executasse o serviço em seu próprio nome, por sua conta e risco, pelo prazo de cinco anos. Em troca, conforme previsão contratual, o particular receberia, a título de remuneração, a tarifa paga pelos usuários do serviço.Nesse caso, a administração pública firmou contrato de
Acerca de pregão, assinale a opção correta.
As agências reguladoras, na qualidade de autarquias,
Com referência ao processo administrativo e a temas a ele relacionados, assinale a opção correta.
Acerca da intervenção do Estado na propriedade, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta acerca das fundações.
Com relação aos bens de uso comum do povo e aos bens de uso especial, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta acerca dos bens públicos.
Um ministro de Estado, após o recebimento de parecer opinativo da consultoria jurídica do Ministério que chefia, baixou portaria demitindo determinado servidor público federal.Considerando essa situação hipotética e o conceito de ato administrativo, assinale a opção correta.
Com base no regime jurídico dos servidores públicos federais, assinale a opção correta.
Conforme dispõe a lei geral de concessões, a encampação consiste
Assinale a opção correta no que se refere à Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.
Assinale a opção correta conforme a Lei de Improbidade (Lei n.º 8.429/1992).
Acerca da intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a opção correta.
O INSS, em processo administrativo, concluiu, com base em entendimento antigo e recorrente na autarquia, que a servidora pública Kátia deveria ressarcir determinada quantia aos cofres públicos. A referida servidora recorreu e, quando ainda pendente o julgamento do recurso administrativo, o INSS tomou ciência de decisão do STF proferida em sede de reclamação, na qual se consagrava o entendimento de que o servidor, em casos análogos ao de Kátia, não tem o dever de ressarcir a quantia. Nessa decisão, o STF entendeu ter sido violado enunciado de súmula vinculante.Com referência a essa situação hipotética e com enfoque nos reflexos da súmula vinculante no processo administrativo, assinale a opção correta.
Recuperar senha