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Matéria: Cultura e sociedade x
#245012
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Para Antônio Carlos Diegues “Tradição é entendida não como algo imutável, mas como um processo histórico pelo qual elementos da cultura chamada moderna são continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida” (DIEGUES, 2004, p.23) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:

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Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

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Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

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Sobre ao conceito de Cidadania, assinale a alternativa INCORRETA.

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Apesar da centralidade do Estado na vida política desde a era moderna, as formulações que o conceituam ainda são objeto de atenção em razão das transformações pelas quais o Estado e suas relações com a sociedade civil passam ao longo da história. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

#245007
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Leia o texto abaixo.

[...] Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que concluiu um relatório a favor. A festa foi oficializada em 1928, em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região [...].

Disponível em: http://g1.globo.com/ceara/noti.... Acesso em 30 de março de 2016.

A manifestação cultural descrita acima permite associar que

#245006
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Cultura é um dos termos de maior dificuldade de conceituação nas Ciências Sociais. Visto que há uma pluralidade de definições acerca do que seja cultura, é correto afirmar que o conceito de cultura é definido como

#245005
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Figura como tendência recorrente aos especialistas em conflitos de classe a percepção de que, nos marcos das sociedades contemporâneas, a dimensão econômica, outrora essencial, constitutiva, e dinamizadora das lutas classistas, vem sendo suplantada por uma outra, a qual, embora nem sempre se manifeste de modo explícito, pode ser claramente percebida. Recentemente, Klaus Eder, em uma importante apreciação sistemática da questão, expressou sua aquiescência a tal imperativo, ecoando uma espécie de consenso acerca de referido tópico. Diz ele: “a classe e a ação coletiva podem ser analisadas através de uma perspectiva reconstrutivista. A conexão entre elas nos forçou a introduzir um nível mediador de análise...” Esse nível é a:

#245004
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A mercadoria, nas sociedades pós-modernas, promove um “domínio sobre as pessoas, exercido em virtude de sua fascinação pelas aparências artificiais tecnicamente produzidas” (HAUG, Wolfgang Fritz (1996) Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo, Unesp, p.67).

Essa reflexão do pensador alemão e crítico da cultura contemporânea Wolfgang Fritz Haug tem sua melhor expressão no conceito de tecnocracia:

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Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.

#225113
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Sobre os direitos culturais, de acordo com a Constituição Federal Brasileira e a jurisprudência atualizada:
I. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem, por exemplo: os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
II. É constitucional a chamada “cota de tela”, que obriga os cinemas brasileiros a exibir filmes nacionais durante um número mínimo de dias por ano.
III. A “cota de tela” promove intervenção voltada a viabilizar a efetivação do direito à cultura, sem, por outro lado, atingir o núcleo dos direitos à livre iniciativa, à livre concorrência e à propriedade privada, apenas adequando as liberdades econômicas à sua função social.
IV. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, bem como apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Marque a alternativa CORRETA:

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De acordo com os termos do Estatuto Nacional da Igualdade Racial, __________ tem direito a participar de atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer adequadas a seus interesses e condições, de modo a contribuir para o patrimônio cultural de sua comunidade e da sociedade brasileira.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

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Leia o trecho extraído da Lei n° 11.645/08:

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a _____________________, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

A lacuna se refere ao trecho apresentado pela alternativa:

#225110
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De acordo com Neira (2014) na Educação Física escolar, o trabalho pedagógico com as práticas corporais objetiva, principalmente, auxiliar as crianças a analisá-las, significá-las e produzi-las, pois, afinal, constituem-se em textos elaborados pela linguagem corporal. A contribuição que isso pode oferecer para o entendimento da sociedade atual consiste, exatamente, na leitura dos significados e na compreensão das representações que os diferentes grupos sociais veiculam através da sua cultura do corpo, bem como na ampliação das possibilidades e formas de expressão corporal das crianças. Desse modo, na perspectiva do autor:

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As Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica pública e privada no Brasil. A promulgação dessas leis foi uma resposta à percepção de uma persistente necessidade educacional da sociedade brasileira.
Essa necessidade seria: