(1,0) Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens. A eliminação de documentos públicos pode ser feita independentemente da existência, no órgão público, de uma comissão permanente de avaliação.
(1,0) Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem. Os arquivos semiativos ou intermediários, de acordo com a proposta do arquivista italiano Elio Lodolini, podem ser divididos em duas fases, conforme o nível de possibilidade de uso que os documentos apresentam.
(1,0) Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem. A preparação de instrumentos de gestão arquivística, como o plano de classificação e a tabela de temporalidade, é um dos objetivos do diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista.
(1,0) Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações). Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem. A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.
(1,0) Com referência às resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, julgue os próximos itens. A publicidade da eliminação de documentos é feita a partir da publicação de edital de ciência dessa eliminação em periódicos oficiais.
(1,0) Julgue os itens a seguir, relativos a políticas públicas de arquivo e a legislação arquivística. O sistema arquivístico é um modelo de gerenciamento, entre outros, que pode ser entendido como instrumento na condução de políticas públicas de arquivo.
(1,0) Com relação às políticas de acesso aos documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes. O grau de sigilo ultrassecreto de documentos pode ser estabelecido por servidores civis com cargo de direção nos órgãos e entidades da administração pública federal.
(1,0) Julgue os próximos itens, no que se refere à gestão documental. Constituem objetivos da etapa de avaliação de documentos a redução da massa documental e a liberação de espaço físico.
(1,0) Julgue os próximos itens, no que se refere à gestão documental. Na tabela de temporalidade, o campo que indica a destinação final dos documentos apresenta as possibilidades de eliminação, de guarda eventual e de guarda permanente.
(1,0) Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir. Ponto de acesso é um código de identificação das unidades de arquivamento.
(1,0) Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir. A data de acumulação é a identificação cronológica por meio da qual se indica a data em que o documento foi produzido.
(1,0) Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. O princípio da proveniência territorial estabelece que os documentos acumulados em uma região podem ser transferidos para outra região, desde que o recolhimento desses documentos seja previsto em um edital.
(1,0) Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir. Os documentos de arquivo são considerados autênticos quando foram produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
(1,0)
Os sistemas de acondicionamento, como mobiliário e embalagens de materiais duráveis e estáveis, são fundamentais para a preservação dos documentos. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Com base na Lei 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, assinale a afirmativa incorreta.
Recuperar senha