(1,0)
Considerando as principais abordagens da administração e a evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.Na abordagem contingencialista, o ambiente e suas circunstâncias não representam ameaças à estrutura interna da organização.
A respeito da gestão empresarial, julgue o item abaixo.O modelo de organização do tipo orgânico, adaptado a condições instáveis, é caracterizado, entre outros aspectos, pela redefinição contínua de tarefas, para cuja descrição os organogramas são de pouca utilidade.
Julgue os itens subseqüentes a respeito da gestão empresarial.No tocante aos modelos organizacionais, diz-se que uma organização adota o modelo contingencial quando ela se estrutura para atender rapidamente às demandas geradas pelo ambiente onde está inserida.
A IBM, conhecida empresa de computadores, aumentou a sua complexidadegerencial e estabeleceu que as decisões deveriam ser tomadas em consenso durante arealização de reuniões, buscando-se a impessoalidade e a racionalidade no processo.Essa determinação, apesar de ser mais democrática, fez com que se ampliasseo número de reuniões e fossem postergadas ou ignoradas decisões que precisavam sertomadas mais rapidamente, em resposta às modificações no mercado de computadores.Com base na situação apresentada, pode-se afirmar:A adoção de uma abordagem contingencial da organização deixaria a IBM atenta para os elementos do ambiente, que são muitos e que mudam com certa rapidez.
Acerca da teoria das organizações aplicada à administração pública, julgue o item que se segue.A teoria da contingência é inaplicável no atual estágio da administração pública brasileira, caracterizado pela atuação sistêmica e pela estruturação em rede.
A teoria da contingência compreende a unidade de informação pela ênfase das pessoas e das tarefas.
Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.A concepção de administração como técnica social que busca a eficiência e a eficácia contribui com uma abordagem contingencial para que as organizações modernas consigam se adaptar às pressões e às transformações do ambiente externo.
Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.A teoria das contingências estabelece que situações diferentes requerem práticas diferentes e que, por isso, devem-se usar teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações. A referida teoria pode ser vista como um desenvolvimento da teoria de sistemas, pois considera variáveis ambientais para estruturas específicas de organização.
No que se refere às principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), julgue o item.
A abordagem neoclássica baseia-se no fundamento de que somente o universo físico afeta o meio ambiente do administrador e de que, como ciência ou arte, a teoria da administração precisa, necessariamente, abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de administração.
Quanto às principais abordagens da administração (da clássica até a contingencial), julgue o item.
Para a teoria da contingência, a estrutura e o comportamento organizacional são variáveis dependentes, enquanto as variáveis independentes são o ambiente e a tecnologia.
Em relação às principais abordagens da administração (da clássica até a contingencial) e à nova gestão pública, julgue o item.
A teoria contingencial é caracterizada pelo relativismo e pela dependência das variáveis ambientais.
Com base nas teorias da evolução da administração, julgue o item seguinte.
Segundo a abordagem contingencial, inexiste relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos da organização.
Recuperar senha