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#34383
Concurso
IFRO
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MAKIYAMA
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Pedagogia
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1
médio

(1,0)

“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.” 
(In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto) 

Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos: 

1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna. 
2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica. 
3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos. 
4. Promulgação da Constituição de 1988. 
5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97. 

(__) Aliança conservadora da Revolução de 1930. 

(__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste. 

(__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora. 

(__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado. 

(__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.

#34382
Concurso
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MAKIYAMA
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Pedagogia
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(1,0)

Em “Ensino médio e técnico com currículos integrados”, Lucília Machado, afirma que “(...) uma definição adequada de tecnologia não pode tomá-la como técnica. Trata-se de uma ciência.” Nesse sentido, mais adiante em seu artigo, a autora acrescenta que a tecnologia engloba: 

I A prática social; 

II Os aprendizados humanos em seus processos e produtos; 

III O conhecimento empírico, o saber tácito produzido no trabalho; 

IV As artes e técnicas desenvolvidas pelos homens; 

V As forças produtivas; 

VI As racionalidades e lógicas historicamente produzidas. 

Estão CORRETAS as afirmações descritas apenas em: 

#34380
Concurso
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MAKIYAMA
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Pedagogia
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(1,0)

Considerando as finalidades e características dos Institutos Federais conforme descritas na lei 11892/2008, podemos considerar que a educação profissional e tecnológica está

#34379
Concurso
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MAKIYAMA
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Pedagogia
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(1,0)

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Dessa forma, o servidor público estável só perderá o cargo: 

I em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

II mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

III mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de resolução ordinária, assegurada ampla defesa. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34378
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(1,0)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) concede à criança e ao adolescente prioridade na efetivação de direitos. A garantia de prioridade compreende as ações descritas a seguir, EXCETO: 

#34377
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MAKIYAMA
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(1,0)

Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: 

“Um dos equívocos mais recorrentes nas análises de educação no Brasil, em todos os seus níveis e modalidades, tem sido o de tratá-la em si mesma e não como constituída e constituinte de um projeto, situado em uma sociedade cindida em classes e grupos sociais desiguais e com marcas históricas específicas.” 

Frigotto segue afirmando que esse equívoco se explicita nas visões: 

1. iluministas; 
2. economicistas; 
3. reprodutivistas. 

Relacione as concepções a seguir a cada uma das três visões citadas acima. 

(__) A educação é propalada como capital humano e produtora de competências. 

(__) A educação se reduz a uma força unidimensional do capital. 

(__) A educação é concebida como o elemento libertador da ignorância e constitutivo da cidadania. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

#34371
Concurso
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MAKIYAMA
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Pedagogia
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(1,0)

De acordo com a lei 12772/2012, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, se constituirá a partir da progressão funcional e promoção. Sobre estas, analise os itens a seguir: 

I Dentre os requisitos exigidos para a ocorrência da progressão e da promoção, está a avaliação de desempenho. 

II A progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente. 

III Tanto para a progressão quanto para a promoção, será aplicada o interstício de 18 (dezoito) meses, considerando-se os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na respectiva Lei. 

IV Concorrem aos processos de aceleração da promoção e da progressão os docentes aprovados no estágio probatório do respectivo cargo que atenderem os requisitos de titulação previstos pela Lei em questão. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#34369
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MAKIYAMA
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Ética na Administração Pública
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(1,0)

De acordo com o código de ética dos profissionais de administração, são considerados deveres destes profissionais, EXCETO:

#34368
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MAKIYAMA
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Ética na Administração Pública
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(1,0)

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, e mesmo os órgãos ou entidades que exerçam atribuições delegadas pelo poder público, deverão constituir uma Comissão de Ética. Tendo em vista o estabelecimento da ética profissional do servidor quanto ao tratamento com as pessoas, e com o patrimônio público, tal Comissão é encarregada do exercício de algumas ações, descritas CORRETAMENTE na alternativa:

#34366
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
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FUNCEFET
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Legislação de Trânsito
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(1,0)

Na sinalizacao por semaforo a luz amarela indica como conduta rotineira mais adequada que voce:

#34365
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
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FUNCEFET
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Legislação de Trânsito
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(1,0)

Condutor de veculo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotacao exceda a oito lugares, excludo o do motorista, deve ser habilitado na categoria

#34363
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
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FUNCEFET
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Legislação de Trânsito
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(1,0)

Com o objetivo de facilitar a manutencao de uma distância segura entre o seu veculo e o que circula a sua frente, estabeleceu-se uma regra simples conhecida como: 

#34361
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
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FUNCEFET
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Legislação de Trânsito
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(1,0)

Ao Iniciar seu horario de trabalho como motorista, você percebe que sua Carteira Nacional de Habilitação esta vencida ha 15 dias. Nesta situac~ao a conduta mais adequada seria:

#34357
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
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FUNCEFET
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Legislação de Trânsito
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médio

(1,0)

O pneu tem funções importantes e seu desgaste diculta o escoamento da agua em caso de pisos molhados. Seus sulcos devem ter, no mnimo, uma profundidade de:

#34354
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Cargo
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Banca
FUNCEFET
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Legislação de Trânsito
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médio

(1,0)

Condutas para os primeiros socorros em casos de acidente de trânsito integram a educação para o trânsito, uma prioridade para o Sistema Nacional de Tr^ânsito. O tema "primeiros socorros", mediante proposta do CONTRAN, devera ser abordado em campanhas nacionais promovidas pelo