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Concurso: ANAC x
#106296
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4
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(1,0)

O terminal de passageiros de um aeroporto deve prover aos passageiros uma transição rápida e mais curta possível entre os transportes de superfície e os processos de embarque nas aeronaves, e vice-versa. Para o dimensionamento do terminal de passageiros, considera-se a capacidade necessária dos componentes operacionais, para os picos de demanda, os respectivos fluxos e o nível de serviço aceitável. Os componentes operacionais dividem-se em três tipos básicos: componentes de processamento, componentes de circulação e componentes de espera. I. Os componentes de _______________ são aqueles associados ao fluxo do passageiro e/ou de sua bagagem, associados a um nível de serviço específico. II. Os componentes de _______________ são aqueles onde os passageiros obtêm liberação para se dirigirem a outro componente ou para a aeronave. III. Os componentes de _______________ são aqueles onde os passageiros fluem de um componente para outro. Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

#106295
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(1,0)

O processo de planejamento de um aeroporto requer uma grande número de estimativas. Assim, no projeto de aeroportos, diversas técnicas de pesquisa operacional são utilizadas para o dimensionamento dos componentes aeroportuários. Analise os itens abaixo, classificando-os como certos ou errados. A seguir, assinale a opção correta. I. Os métodos de teoria de filas quantificam os tempos de chegada de passageiros aos pontos de processamento, bem como o número de passageiros na fila formada e o tempo de espera até eles serem atendidos, segundo uma taxa de serviço definida. Os modelos de teoria de filas se dividem em determinísticos e estocásticos. Modelos de teoria de filas são típicos para uso no check in e na área de restituição de bagagens. II. Modelos econométricos são utilizados para estimar o fluxo de passageiros a partir de parâmetros econômicos, ou proxies relevantes disponíveis. Esses modelos não assumem uma explicação causal e aceitam muitas variáveis independentes correlacionadas. III. As decisões por viagens e a escolha modal são características comuns dos modelos utilizados no planejamento de transportes multimodais (aéreo, rodoviário, ferroviário, etc.). IV. Alguns modelos procuram incorporar o comportamento de escolha dos passageiros e utilizam um enfoque discreto. Esses modelos não são muito apropriados para julgar mudanças na oferta ou nas escolhas entre alternativas. Estão corretos apenas os itens

#106294
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(1,0)

De acordo com o Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE) da ANAC, o processo de gerenciamento dos riscos à segurança operacional adotado pela ANAC é composto por fases. Assinale a opção que descreve corretamente uma das fases.

#106293
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(1,0)

Segundo o Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE), para a operacionalização do processo de gerenciamento do risco à segurança operacional, a ANAC deve estabelecer meios capazes de registrar, tratar e monitorar dados e informações relativas aos perigos e riscos, bem como gerar relatórios gerenciais que permitam a avaliação da eficácia do referido processo. Devem ser registrados, tratados e monitorados:

#106292
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(1,0)

Sob o componente da garantia da segurança operacional, previsto no Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE) da ANAC, estão cobertos os seguintes processos, exceto:

#106291
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A ANAC deverá elaborar um plano para comunicação e disseminação do Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE). Essas ações de comunicação e disseminação não têm como objetivo a:

#106290
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(1,0)

V, V, V, V.

#106289
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De acordo com o regulamento RBAC 153, o operador de aeródromo pode ser responsável pela operação de mais de três aeródromos obrigados à implantação de um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) somente se: I. instituir um Comitê Central de Segurança Operacional (CCSO) para assessoramento ao operador de aeródromo quanto à segurança operacional e avaliação quanto ao cumprimento do planejamento para implantação. II. o CCSO for presidido pelo operador de aeródromo e composto pelos ocupantes do mais alto nível hierárquico da estrutura organizacional do operador de aeródromo. III. designar, entre os colaboradores com responsabilidade direta pelas áreas de operações, manutenção ou engenharia, um responsável pela coordenação dos SGSOs. IV. o responsável pela gestão de cada aeródromo instituir uma Comissão de Segurança Operacional (CSO), composta por profissionais designados da estrutura organizacional do operador do aeródromo e envolvidos com a segurança operacional da aviação civil. Estão corretos apenas os itens

#106288
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No Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), previsto no regulamento RBAC 153, o operador de aeródromo deve estabelecer um processo contínuo e formal para identificar perigos existentes ou potenciais nas operações desenvolvidas. A utilização de recomendações decorrentes de investigações de incidentes e acidentes aeronáuticos é considerada uma abordagem:

#106287
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Em um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), como previsto no regulamento RBAC 153, o resultado do processo de gerenciamento de risco deve ser consolidado em um formulário padronizado de Análise de Impacto sobre a Segurança Operacional (AISO), o qual deve apresentar: I. estimativa das consequências relacionadas aos _______________ identificados. II. proposição de medidas adicionais para eliminação ou mitigação dos _______________. III. para cada consequência, sua tolerabilidade em função das _______________ existentes e das _______________ adicionais estabelecidas. Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

#106286
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Um operador de aeródromo deve estabelecer e executar, como parte de seu Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), programas de segurança operacional com a finalidade de tratar determinadas condições e/ou situações que representem perigo às suas operações, compreendendo os seguintes objetos:

#106285
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Uma Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) é uma organização autorizada de serviço público, pertencente a pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, dotada de pessoal, instalações, equipamentos, sistemas e materiais, podendo prestar, dependendo de sua categoria, os seguintes serviços:

#106284
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De acordo com o serviço prestado e suas características, uma Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) tem sua categoria estabelecida quando da sua autorização/homologação/ativação. Uma EPTA CATEGORIA “A” não está capacitada a prestar serviço de

#106283
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(1,0)

A operação VFR diurna em aeródromo somente poderá ser realizada se o aeródromo atender às seguintes condições: I. as condições meteorológicas relativas a teto e visibilidade para o voo VFR estejam em conformidade com a legislação pertinente. II. haja indicador de direção do vento ou as informações meteorológicas relativas ao vento de superfície presente no aeródromo estejam disponíveis no órgão ATS local, quando este existir. III. haja farol de aeródromo em funcionamento. IV. se estiver disponível pelo menos 85% do balizamento luminoso do aeródromo, e se nas luzes de cabeceira, lateral e de final de pista não houver lâmpadas adjacentes queimadas. Estão corretos apenas os itens

#106282
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A operação IFR não precisão diurna em aeródromo somente poderá ser realizada se o aeródromo atender aos critérios e condições abaixo, exceto: