(1,0)
Na gravura, o personagem brinca com a reforma ortográfica. Com relação ao emprego do hífen, assinale a alternativa correta quanto à grafia da palavra.
[...]
Nada de exageros
Consumir dentro do limite das próprias economias é um bom exemplo para as crianças. “Endividar-se para consumir não está certo”, afirma a advogada Noemi Friske Momberger, autora do livro A publicidade dirigida a crianças e adolescentes, regulamentos e restrições. Isso vale tanto para as crianças como para os pais. É preciso dar exemplo. Não adianta inventar regras apenas para quem tem menos de 1 metro e meio. É preciso ajudar as crianças a entender o que cabe no orçamento familiar. “Explico para meus filhos que não podemos ter algumas coisas, mesmo que muitos na escola tenham três vezes mais”, diz a professora de Inglês Lucia Razeira, de 30 anos, mãe de Vitor, de 7, e Clara, de 10.
Disponível em:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI58402-15228,00- EU+QUERO+EU+QUERO+EU+QUERO.html>.Acesso em: 07 fev. 2017.
Considerando as características predominantes, o gênero textual
Entretanto Mart’nália Não vá agora, deixa eu melhorar Não fique triste, tudo vai passarÉ só ciúme, doença que contraí porque te amo demaisMas também é loucura, loucura tem cura, ciúme tambémE paixão é o que me faz bemEntretanto não váNão vá me abandonarVocê é o remédioQue me tira do tédio, quando me faz amar[...]Disponível em : https://www.letras.mus.br/martalia/717507/> . Acesso em: 11 fev. 2017.Os termos destacados expressam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de
Se, na educação básica, ____ homogeneidade de conteúdos básicos é uma condição essencial de equidade e de cidadania, na educação superior ____ insistência em um “modelo único” de universidade tem levado na prática ____ consolidação das desigualdades e ____ desqualificação da grande maioria dos estudantes e seus cursos, por contraste com um suposto padrão de "qualidade" que precisaria ser melhor explicitado e compreendido.CORRÊA, S. B.; MASSON, M. A. C. Indivíduo, universidade e sociedade brasileira. Brasília: Educação Brasileira, 1995. p. 47Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
A respeito das ações enumeradas no texto, verifica-se que
Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas,
I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.
II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.
III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)
No campo educacional, a gestão democrática é defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares. Sobre essa temática, dadas as afirmativas.
I. A gestão democrática é entendida como lócus de participação efetiva de vários segmentos da comunidade escolar visando à construção de projetos pedagógicos pautados na neutralidade científica.
II. A gestão realmente democrática requer a construção de um novo paradigma educacional que rompa com as estruturas vigentes e construa um ser humano ético e responsável.
III. Essa nova forma de administrar a educação constitui-se um fazer coletivo, meramente prático e burocrático, baseado em uma sociedade de conhecimento.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas em relação à gestão democrática,
I. A ideia básica de uma gestão democrática implica pensar como um processo de idas e vindas, de acertos e erros, em que todos tenham a oportunidade de participar.
II. Quanto maior a participação de todos, maiores são as possibilidades de acertos nas decisões.
III. Um aspecto fundamental da gestão democrática é a construção do Projeto Político Pedagógico de modo que a cultura escolar esteja preocupada em manter a lógica hierárquica, objetivando obter excelentes resultados nas avaliações institucionais.
A gestão democrática escolar configura-se como
Quando a procedência da informação é a base para o arquivamento e guarda de um documento, utiliza-se o método
Dadas as afirmativas a respeito da coordenação pedagógica de uma escola,
I. O coordenador pedagógico tem a função de coordenar todas as atividades escolares, incluindo os educandos e o corpo docente.
II. A principal atribuição do coordenador pedagógico consiste na formação da equipe administrativa da escola.
III. A função da coordenação pedagógica é meramente técnica.
Dadas as afirmativas,
I. O Conselho de Classe, como órgão colegiado, possibilita a análise do desempenho dos educandos e da própria escola de forma coletiva, propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem.
II. O Conselho de Classe é um espaço de gestão colegiada que serve apenas para aprovar e reprovar estudantes.
III. O Conselho de Classe é um momento de discussões e análises sobre as turmas e sobre os desempenhos dos estudantes. Sendo assim, buscam-se soluções para a superação dos problemas de aprendizagem realimentando o planejamento de ensino.
Dadas as afirmativas relativas ao Conselho Municipal de Educação (CME) de Maceió.
I. Uma de suas competências é avaliar e acompanhar os programas suplementares de assistência ao educando.
II. O Conselho é composto de 40 membros.
III. Os conselheiros representantes do Poder Executivo serão designados pelo Prefeito, mediante indicação do Secretário Municipal de Educação.
IV. Uma de suas competências é estabelecer o Sistema de Avaliação Institucional, para ser aplicado no Sistema Municipal de Ensino de Maceió, a fim de controlar seu desempenho, através das variáveis que expressem a qualidade da educação.
Verifica-se que estão corretas apenas
A Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Em função de necessidades específicas, muitas dessas diretrizes necessitam de Leis Complementares ou Decretos para entrarem em vigor. Nesse contexto, o Decreto n° 5622, de 19 de dezembro de 2005, tem como finalidade regulamentar o artigo
Dados os eventos desenvolvidos num processo de ensino/aprendizagem na modalidade educação a distância,
I. Avaliações de estudantes.
II. Aulas relacionadas aos conteúdos específicos de formação.
III. Atividades de formação relacionadas à educação profissional.
verifica-se que há obrigatoriedade de momentos presenciais em
Recuperar senha