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O esporte, enquanto manifestação histórico-cultural moderna, só pode ser pensado e analisado como um elemento constitutivo da sociedade capitalista. Essa afirmação corrobora a ideia de ruptura entre o esporte e as práticas corporais das sociedades pré- capitalistas. Segundo Bracht (in Assis de Oliveira, 2001), diferente de hoje, nas sociedades tradicionais as práticas corporais estavam necessariamente associadas a instituições de caráter:
Daólio (2004) observa que o conceito de “ser cultural” vem ganhando notoriedade no seio da Educação Física brasileira, apoiado pelo conceito de cultura da antropologia social de Clifford Geertz. Com base nesse referencial teórico, é possível dimensionar a Educação Física como uma área que trata do seguinte aspecto:
Segundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afimar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são:
Em suas reflexões sobre o ensino da Educação Física, Hildebrant-Stramann (2003) afirma a necessidade de mudanças radicais em nosso pensamento a fim de que essas mudanças sejam efetivadas na ação educativa dos esportes na escola. Para o autor, são três as exigências:
Ao apresentar algumas situações de ensino com vistas à transformação didático-pedagógica do esporte, Kunz (2001) de?ne certas estratégias didáticas do professor e sugere os seguintes exemplos de aulas, relativos ao ensino do salto e da corrida veloz coletiva, respectivamente:1- Somar os saltos de uma equipe para viabilizar a quebra do recorde mundial do salto em distância.2- Desenvolver o revezamento de corrida de resistência.Tais exemplos referem-se à estratégia de “transcendência de limites”:
Um aspecto da pesquisa de atitude quanto à organização é:
O desempenho fraco, na avaliação genérica das práticas de gestão de pessoas, é representado por:
Na relação dos componentes da qualidade de vida no trabalho, não se pode incluir:
O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é:
O conceito “processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais” refere-se a:
Na avaliação de desempenho humano, existem fatores que afetam o desempenho no cargo. Dentre os fatores apresentados abaixo, aquele que não está incluído nesse caso é:
A área estratégica de RH pode se apresentar como conservadora ou como prospectiva. Identifique, em cada ação listada abaixo, o tipo de estratégia, usando as letras (C) para conservadora e (P) para prospectiva:
( ) Recrutamento interno ( ) Avaliação como desenvolvimento ( ) Treinamento em equipe ( ) Salário variável ( ) Demissões voluntárias
A seqüência correta é:
No planejamento de gestão de pessoas, pode-se identificar cinco etapas da administração estratégica. Essas etapas, fora da ordem correta, são:
1. avaliar os resultados e fazer as correções necessárias 2. formular estratégia para alcançar os objetivos 3. definir o negócio e desenvolver o sentido da missão 4. implementar a estratégia 5. definir uma visão e estabelecer os objetivos
A seqüência correta das etapas é
A administração de recursos humanos de hoje reconhece como valores organizacionais 12 tipos diferentes. O conceito do valor denominado eficácia é:
Observe as informações relativas à produção de uma determinada empresa e responda às próximas questões:
Produção máxima mensal de 5.000 peças
Gasto fixo total de $5.000.000,
Gasto variável unitário de $1.750,
Preço de venda unitário de $3.000
O lucro máximo, em Reais, que a empresa pode obter é:
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