Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: SEDUC-PE x
#123659
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

#123658
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Organizar o currículo a partir das disciplinas significa:

#123657
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Organizar o currículo por área de conhecimento significa:

#123656
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente.” (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento.

Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.
( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.
( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.
( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.
( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.
( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz.
( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.
( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vida.

A seqüência correta é:

#123655
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O currículo por competência surge como “novo” paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

#123654
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:

#123653
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações.

De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

#123652
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).

Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.

#123651
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:

#123650
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Perenoud (2000) aponta competências “...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas.”

Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
4. Utilizar novas tecnologias
5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.
7. Trabalhar em equipe.
8. Participar da administração da escola
9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
10. Administrar sua própria formação continuada.

Está(ão) correta(s):

#123649
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.
( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.
( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.
( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.

A seqüência correta é:

#123648
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.

Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.
( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.
( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.
( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.
( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

#123647
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.
Assinale a alternativa incorreta:

#123646
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.
2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.
3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.
4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.

Está(ão) correta(s):

#123645
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
Pedagogo
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.
( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.
( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.
( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.
( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é: