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O planejamento no contexto escolar indica que, para além da sistematização de um documento que explicite a intencionalidade do professor, ao traçar metas e outros elementos estão envolvidos outros elementos, tais como:1. A dinâmica do cotidiano educativo.2. As estratégias específicas para que a supervisão avalie o trabalho docente.3. As formas de interação constituídas entre adultos e crianças.4. Fichas para a secretaria fazer observações semanais referentes ao trabalho do professor.5. Os espaços e tempos disponíveis para a realização do proposto.6. Os materiais necessários para sua realização.Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
Analise o texto abaixo.A história da educação infantil no Brasil mostra que as primeiras iniciativas voltadas à criança tiveram um caráter ................. , cujo trabalho era realizado por médicos e damas beneficentes e se voltavam contra o alto índice de mortalidade infantil, que era atribuída aos nascimentos ilegítimos da união entre escravas e senhores e a falta de educação física, moral e intelectual das mães.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Pesquisadores defendem o pressuposto de que a avaliação como um processo de reflexão sobre e para a ação contribui para que o professor se torne cada vez mais capaz de:
Dos autores listados abaixo qual deles defende o pressuposto de que o desenvolvimento sempre se adianta ao aprendizado?
Analise o texto abaixo.De acordo com Vigotski ............ provê os psicólogos e educadores de um instrumento por meio do qual é possível entender o curso interno do desenvolvimento.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Analise o texto abaixo.A partir das pesquisas realizadas no contexto atual, no âmbito educacional, pode-se dizer que, na Educação Infantil, ............... são funções complementares e indissociáveis.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Planejar ações no ensino para avaliar a aprendizagem das crianças implica escolhas, critérios, envolvimento e, sobretudo, participação. O portfólio, como um dos procedimentos que também compõe o processo avaliativo, constitui uma boa alternativa a ser seguida no planejamento escolar. Pesquisadores apontam algumas ideias básicas que devem fazer parte do trabalho pedagógico que utiliza o portfólio enquanto instrumento de avaliação.Quais são essas idéias básicas?1. A avaliação é um processo em desenvolvimento.2. Os estudantes são participantes ativos do processo de avaliação porque aprendem a identificar e revelar o que sabem e o que ainda não sabem.3. O portfólio é um instrumento que deve ser usado para classificar, medir e gerar estigmas nos estudantes.4. O portfólio deve ser organizado sempre pelo professor e somente no final de cada ano letivo.5. A reflexão feita pelo estudante sobre sua aprendizagem é parte importante desse processo.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Estudos revelam que, no contexto atual, a escola pública tem como função social garantir um conjunto de práticas pedagógicas que possam contribuir para que os estudantes se apropriem dos conteúdos de maneira:
Analise o texto abaixo.Pesquisas indicam que a avaliação enquanto................... concebe o conhecimento como apropriação do saber pelo estudante e também pelo docente, como um processo de ação-reflexão-ação.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Analise o texto abaixo.A origem das discussões sobre............ , no Brasil, está vinculada ao estudo da escola, em especial ao movimento conhecido como escolanovista.Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto
O planejamento é um componente essencial no cotidiano educacional.De acordo com pesquisadores o planejamento escolar precisa ser concebido como um meio para facilitar e viabilizar:
De acordo com o artigo 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1986 (LDB/96):A jornada escolar no ensino .................incluirá pelo menos............. horas de trabalho efetivo.................. sendo progressivamente................... o período de permanência na escola.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
De acordo com o artigo 23, § 1° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), a escola poderá reclassficar os alunos, inclusive quando se tratar:
O artigo 25 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), prevê que será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre:
De acordo com o artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o calendário escolar deverá:
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