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Concurso: Prefeitura de Sertãozinho-SP x
#132150
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
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Supervisor de Ensino
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Pedagogia
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Oliveira e Pacheco (In: Esteban 2005), no artigo Avaliação e currículo no cotidiano escolar, consideram a importância da avaliação em toda discussão curricular e descrevem uma atividade de ensino-aprendizagem realizada por alunos do Ensino Médio de uma escola da cidade do Rio de Janeiro. A atividade consistiu na pesquisa de contribuições culturais dos povos da Antiguidade Clássica à cultura ocidental e presentes na cidade do Rio de Janeiro, com a construção de folders que expressassem essa pesquisa. A avaliação dessa atividade foi desenvolvida por meio de relatórios de autoavaliação. No decorrer do trabalho, os alunos puderam incorporar novos saberes às redes de conhecimentos que já possuíam, incluindo conteúdos para além do “mínimo” proposto no programa oficial. De acordo com os autores, esses conhecimentos tecidos em rede, não disciplinarmente, mas por meio de processos singulares, múltiplos e imprevisíveis, podem ser compreendidos como

#132149
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No texto “Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas” (In: Moran; Masetto; Behrens, 2000), Moran comenta que, assim como acontece com outras organizaçõe$s, o campo da educação está muito pressionado por mudanças. Acrescenta que a percepção da educação como caminho fundamental para transformar a sociedade abre um mercado gigantesco que está atraindo grandes grupos econômicos dispostos a ganhar dinheiro, investindo nesse novo nicho. Em conformidade com essa realidade, no campo educacional, uma das áreas prioritárias de investimento, segundo Moran, é a implantação de tecnologias telemáticas de alta velocidade, para

#132148
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No texto “Tecnologias e gestão do conhecimento na escola” (In: Vieira; Almeida; Alonso, 2003), Almeida comenta que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) começaram, na educação, como apoio, informatizando as atividades administrativas e, apenas mais tarde, elas passaram a ser adotadas no ensino e na aprendizagem.
De acordo com essa autora, o uso inicial da tecnologia no campo da administração/gestão visava

#132147
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Segundo, Vasconcellos (2002), o projeto político-pedagógico (ou projeto educativo) é o plano global da instituição e envolve uma construção coletiva do conhecimento. Ele tem valor de articulação da prática, de memória do significado da ação, de elemento de referência da caminhada. Portanto, é fundamental que ele constitua uma metodologia de trabalho que possibilite ressignificar a ação de todos os agentes da escola e que ele

#132146
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De acordo com o art. 43, da Resolução CNE/CEB n° 4/2010, o projeto político-pedagógico (PPP) representa mais que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social. Esse projeto (PPP), conforme Veiga (In: Veiga e Resende, orgs., 2008), explicita os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola. Construí-lo, executá-lo e avaliá-lo é tarefa da escola toda e, conforme Gadotti (In: Gadotti e Romão, orgs. 2001), todo projeto pedagógico supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Assim sendo, o projeto educativo de escola pode ser tomado como promessa, frente a determinadas rupturas e, nesse sentido, ele depende sobretudo

#132145
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Um supervisor de ensino reuniu-se com o grupo de diretores de escola “pública” de seu setor para assessorá-los na elaboração e reformulação do Regimento Escolar. Para isso, retomaram a leitura do Parecer CNE/CEB n° 07/2010, que define como componentes do regimento: a natureza e a finalidade da instituição; as atribuições de seus membros e a relação entre eles; as normas para as atividades relativas ao currículo e à avaliação entre outras. Ainda, de acordo com esse parecer, o Regimento, uma vez discutido e aprovado pela comunidade escolar e conhecido por todos, constitui-se em um dos instrumentos de

#132144
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Ao analisar as relações entre descentralização e autonomia, Libâneo (2004) aponta que esta última fortalece as escolas, acentua o espírito de equipe, envolvendo os professores e demais educadores na responsabilidade em assumir um papel na organização do trabalho escolar, na sala de aula e na escola como um todo.
Por sua vez, Cavagnari (In: Veiga e Resende, org., 2008) afirma que a competência é elemento fundamental à conquista da autonomia a qual se dá em duplo sentido: técnica e política, sendo que a autonomia política consiste no compromisso profissional dos educadores de

    #132143
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    Observe a imagem a seguir.

    Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Supervisor de Ensino  A



    (http://www.ivanvalente.com.br/fechamento-de-salas-geraturmas-com-ate-85-alunos-na-rede-estadual/)


    Ela exemplifica a escola que utiliza a abordagem tradicional de ensino, isto é, a escola como “(...) o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa (...) um ambiente físico austero para que o aluno não se distraia. Considera o ato de aprender como uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distante dos alunos”. Nessa abordagem, como coloca Mizukami (1986), “o papel do professor está intimamente ligado

    #132142
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    Os teóricos que estudam o desenvolvimento humano, a cognição, a afetividade, têm contribuído, amiúde, com fundamentos para novas maneiras de se trabalhar nas escolas. Um desses teóricos foi Jean Piaget, o qual, em obra de 1976, afirmou que “[...] o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de

    #132141
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    Ao se estudar os Teóricos da Educação, sempre se faz presente a figura de Jean Piaget. Sobre esse autor, La Taille (1992) coloca que, no livro Biologie et Connaissance (1967), Piaget escreveu que “a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas”. Segundo La Taille, essa afirmação pode causar estranheza em alguns leitores, porque Piaget costuma ser criticado exatamente por ‘desprezar’ o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Todavia, nada seria mais injusto do que acreditar que tal desprezo realmente existiu. O máximo que se pode dizer é que, de fato, Piaget não se deteve longamente sobre a questão, contentando-se em

    #132140
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    As teorias relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem estão longe de apresentar consenso, pois há grandes diferenças de visão entre os estudiosos. Para Weisz (2009), por exemplo, não existe um processo único de ‘ensino-aprendizagem’, mas dois processos distintos. Partindo dessa perspectiva, a autora faz referência ao modelo de ensino denominado “aprendizagem pela resolução de problemas”. Quando fala desse modelo, ela não está se referindo à matemática, mas à utilização, do problema como núcleo das situações de aprendizagem. Conforme sua exposição, esse modelo reconhece o papel da ação do aprendiz e a especificidade da aprendizagem de cada conteúdo, e propõe que a didática construa situações-problema tais que o aluno precise

    #132139
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    Oliveira (In: La Taille; Oliveira; Dantas, 1992) coloca que, “a importância da intervenção deliberada de um indivíduo sobre outros como forma de promover desenvolvimento articula-se com um postulado básico de Vigotski: a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança”. A autora complementa afirmando que, em concordância com esse postulado, a intervenção pedagógica

    #132138
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    Perrenoud, na obra Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas (1999), aborda a avaliação e acompanhamento do rendimento escolar. Como o próprio título indica, o autor afirma que, ao se focalizar a avaliação no âmbito da escola, percebe-se um movimento entre duas lógicas: uma avaliação a serviço da seleção e uma avaliação a serviço das aprendizagens (avaliação formativa). Segundo Perrenoud, “É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver; ou melhor, que

    #132137
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    (1,0)

    Estudando para o concurso de supervisor de ensino de Sertãozinho, Elisângela buscou em Hoffmann (2001) subsídios para compreender o tema “Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar”. Nessa obra, na qual a autora apresenta os princípios essenciais da avaliação mediadora, aprendeu que “Podemos pensar na avaliação mediadora como um processo de permanente troca de mensagens e de significados, um processo interativo, dialógico, espaço de encontro e de confronto de ideias entre educador e educando, em busca de

    #132136
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    (1,0)

    Conforme Saviani, In: Ferreira(org., 2000), as pressões sociais em torno da questão educacional foram intensificadas pelo desenvolvimento da sociedade num sentido capitalista que acelerou o processo de industrialização e urbanização. Essas pressões conduziram às reformas dos anos 20, principalmente pelos governos estaduais, pois somente após a Revolução de 30, é que “toda essa mobilização ganha expressão nacional, passando a ser coordenada pelo poder central”, e seguindo-se, nesse âmbito, algumas reformas e, depois, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, as Leis Federais n° 5.540/68 e n° 5.692/71. Nesse contexto, é que houve, no nível de cada escola, “a separação entre a ‘parte administrativa’ e a ‘parte técnica’ propiciando o surgimento da figura do supervisor como distinta do diretor e também do inspetor”.
    Saviani considera que a introdução desse agente específico no interior da escola