Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: Prefeitura de Sertãozinho-SP x
#134722
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O corpo diferentemente do organismo é o instrumento; ele é o órgão da aprendizagem que favorece uma coordenação funcional. O organismo é a infraestrutura que permite automatizar os sistemas sensoriais. Considerando a estrutura corpo, entre as quatro estruturas para aprender, propostas por Pain, é correto afirmar que

#134721
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nem sempre é simples identificar claramente a etiologia das dificuldades de aprendizagem devido à complexidade do aprender e do desenvolvimento. Em algumas situações, é necessário conduzir um diagnóstico diferencial com o objeto de encaminhamento mais adequado e funcional visando melhor atender o sujeito da aprendizagem inserido em diferentes contextos. A respeito do diagnóstico diferencial, é correto afirmar que

#134720
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As modalidades avaliativas nas instâncias Psicopedagógica e Pedagógica demandam avaliação continuada pautada nas produções individuais e grupais para identificar transformações inéditas, isto é mudança em cada nível de desenvolvimento. Ao avaliar essas transformações, é importante

#134719
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Avaliação Psicopedagógica Clínica na abordagem dinâmica é processual e ocorre em etapas com objetivos diferentes e complementares. O profissional usará ferramentas apropriadas para pesquisar dissonâncias e o potencial de aprendizagem. Nessa modalidade de avaliação, é correto afirmar:

#134718
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação psicopedagógica clínica objetiva a identificação das possíveis causas para dificuldades de aprendizagem. Apesar da busca por uma resposta única e objetiva que caracterize a causa, é importante considerar diferentes versões que identificam e caracterizam as desarmonias no processo de aprendizagem. Tendo em vista o tema, assinale a alternativa correta.

#134717
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O informe psicopedagógico ou relatório de avaliação tem por objetivo compartilhar a pesquisa do psicopedagogo para indicar a etiologia das dificuldades e o funcionamento das quatro estruturas propondo encaminhamentos. A respeito da funcionalidade desse documento, é correto afirmar:

#134716
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para garantir a sustentabilidade do trabalho, fazem-se necessários a construção vincular e o contrato composto de alguns combinados: dia e horário do atendimento; férias; condições para reposição; honorários, se houver; sessões de orientação familiar, visitas à escola e o contato com demais profissionais. A respeito da sustentabilidade do tratamento, é correto afirmar que

#134715
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ao longo do processo de aprendizagem, os erros são construtivos, pois oportunizam aprendizagens. Nesse contexto, a conduta do professor nos momentos de correção deve ter como objetivo

#134714
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Cargo
Psicopedagogo
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Estudantes costumam relacionar seus resultados acadêmicos com incapacidade cognitiva. Não identificam o não saber como um possível caminho para aprendizagem. Essas crenças interferem negativamente na autoestima do estudante. Compete ao educador não apenas transmitir conteúdos, mas, também, contribuir para a constituição de um sujeito da aprendizagem fortalecido. Uma ação que pode contribuir para o fortalecimento da autoestima do estudante é

    #134713
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
    Cargo
    Psicopedagogo
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O jogo, nas suas diferentes modalidades, tais como exercício; simbólico; regra e construção, é uma ferramenta útil para promover o desenvolvimento e o uso das funções cognitivas. A relação do aprendente com aprendizagem é facilmente identificável nessa atividade. É possível caracterizar a funcionalidade do jogo no contexto escolar enquanto

    #134712
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
    Cargo
    Psicopedagogo
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O jogo de regra é uma atividade que favorece a consciência meta cognitiva; permite a construção do espírito olímpico e espírito lúdico. Tem sido utilizado em equipe para desenvolver capacidade de organização, argumentação e pensamento estratégico. Entre as funcionalidades do jogo em equipe, é possível destacar que o

    #134711
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
    Cargo
    Psicopedagogo
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O desenvolvimento cognitivo demanda capacidade de organização do pensamento na execução de atividades. Espontaneamente nem todos os estudantes adquirem essa habilidade, partindo para ação impulsivamente. Feuerstein propõe por meio da Experiência de Aprendizagem Mediada desencadear necessidades de usar funções cognitivas visando gerar novos esquemas. Para mediar o aluno na construção e organização do pensamento, é pertinente considerar o seguinte:

    #132168
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
    Cargo
    Jornalista
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Jornalismo
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Theodor Adorno, musicólogo e filósofo, criticou o estatuto da música, rebaixado ao estado de ornamento da vida cotidiana. A esse status chamou de “felicidade fraudulenta da arte afirmativa”, isto é, arte integrada ao sistema e não crítica do sistema. Com Max Horkheimer, Adorno criou, nos anos 40, um conceito crítico à uniformização dos bens culturais para satisfazer às demandas que, segundo os filósofos, resultam na dominação de uma sociedade alienada. Esse conceito deu origem ao que denominaram

    #132167
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
    Cargo
    Jornalista
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Jornalismo
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Cláudio Abramo deixou aos profissionais de jornalismo do Brasil um notável conjunto de exemplos sobre a prática jornalística. A sua declaração mais conhecida é sobre a Ética: “... minha ética como __________ é igual à minha ética como jornalista – não tenho duas. Não existe uma ética específica do jornalista: sua ética é a mesma do __________ ”.

    Assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a famosa frase de Abramo.

    #132166
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
    Cargo
    Jornalista
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Jornalismo
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No dia 27 de março de 2018, comemoram-se os 71 anos da publicação do primeiro volume do trabalho da Hutchins Commission sobre uma imprensa livre e responsável. A intensão era legitimar a ideia de que a liberdade de imprensa das empresas seria a extensão da liberdade de expressão dos indivíduos. A mencionada comissão resumiu as exigências para que um jornal cumprisse sua responsabilidade social em cinco pontos principais. Entre eles, afirmava que a imprensa deveria