(1,0)
Dentro de qualquer contexto, a expressão “inclusão escolar” apresenta pontos de consenso e de compromisso, quais sejam:
I. Criação de uma sociedade mais justa.
II. Consideração mais às deficiências ou disfunções da criança do que às suas necessidades.
III. Desenvolvimento de um sistema educativo mais equitativo.
Quais estão corretas?
“Eu passei por várias situações em que tive a nítida impressão de responder sem sequer ter entendido plenamente a pergunta, ou ainda ter respondido sem ter pensado da melhor forma” (VARGAS, 2012). Esse depoimento mostra que na convivência entre as pessoas, tanto no trabalho como fora dele, é INCORRETO:
A Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, estabelece, entre outras coisas, que:
A conduta ética do líder de uma equipe e dos seus componentes é determinante no momento em que é percebida uma conduta antiética. Assim, é necessário:
I. Que se busque apurar o fato da melhor maneira possível.
II. Agir com cautela para não acabar, inadvertidamente, sendo envolvido na situação que gerou a investigação.
III. Tentar descobrir se o fato envolve mais de uma pessoa ou se existe a participação de outras pessoas.
Quais estão corretas
O contexto atual da sociedade mostra uma grande diversidade de grupos sociais impondo à escola desafios constantes. Diante dessa realidade, para aqueles que constroem a escola, é necessário que:
Paulo Freire iniciou e inovou com uma prática pedagógica que:
I. Ofereceu uma perspectiva de lidar com as diferenças culturais dos alunos na construção da aprendizagem.
II. Considerava a importância do universo cultural dos alunos para o desenvolvimento do seu trabalho.
III. Utilizou o que denominava de “círculos de cultura”, apontando, assim, para uma não hierarquização das culturas.
Em relação à educação básica nacional, é correto afirmar que:
O ensino brasileiro está amparado por alguns princípios. Sendo assim, assinale a alternativa correta, ou seja, que identifica um dos princípios.
Para convivermos bem na sociedade, é necessário respeitar a individualidade de cada ser humano. Sabe-se que alguns fatores influenciam na interação entre as pessoas, tais como:
I. A percepção.
II. O conflito.
III. Os fatores genéticos.
Pacheco (2007) mostra que os estudos e pesquisas em escolas com a prática da educação inclusiva apresentam soluções para o trabalho em sala de aula de forma semelhante. Nesse sentido, é correto afirmar que:
De acordo com a LDBEN, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
Existem gêneros textuais escritos que são utilizados na escola e que também são chamados de escrituração escolar, são eles:
I. Ata de abertura de ano letivo.
II. Termo de abertura e encerramento do instrumento (livro) de registro de investiduras e exonerações.
III. Termo de investidura do diretor, vice-diretor e secretário.
Segundo a LDBEN, a educação tem como finalidade:
I. O pleno desenvolvimento do aluno.
II. O preparo do aluno para o exercício da cidadania.
III. Qualificação para o exercício da vida acadêmica do ensino superior.
Segundo Veiga, a principal possibilidade de construção do Projeto Político-Pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como um, EXCETO:
Cordialidade, ratificação do outro, explicações claras e objetivas, bom atendimento é tudo que esperamos de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, devemos:
I. Prestar atenção à solicitação do outro, sabendo ouvir com paciência.
II. Entender que a comunicação se dá em se adaptar às situações, ao tema, às pessoas envolvidas.
III. Perceber que qualquer informação da parte de quem faz um atendimento depende do conhecimento sobre o outro.
Recuperar senha