Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: Prefeitura de São José dos Campos-SP x
#132549
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Embora seja um texto escrito, como reproduz uma situação de oralidade, a tira incorpora algumas marcas de informalidade e de continuadores típicos da fala, a saber:

#132548
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

om base nos elementos prosódicos apresentados por Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (“Fonética”, em Mussalim e Bentes, Vol.1, 2005), no 3º quadrinho, o aspecto fonético reproduzido na escrita com os negritos na fala do garoto e o sentido que eles denotam são, respectivamente:

#132547
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nas práticas de leitura, textos multimodais são interpretados a partir da conjugação dos sistemas semióticos que os constituem. Analisando-se a expressão fisionômica de Calvin, conclui-se que as frases “O importante é que nós perdemos!” e “Pra que competir, se não for pra ganhar?” traduzem sentido de

#132546
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A análise linguística de expressões empregadas por Calvin identifica a presença de linguagem conotativa em:

#132545
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base nos suportes discursivos apresentados em Marcuschi (2008), a tira de Calvin tem como suporte

#132544
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nesses dois primeiros parágrafos do texto, a autora recorre à sequência tipológica

#132543
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma informação coesa e coerente em relação ao conteúdo temático apresentado é:

#132542
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia a charge do cartunista Lute.

Simulado PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP | Professor II – Língua Portuguesa A



(http://chargeonline.com.br) 

No plano da linguagem verbal, os termos “desemprego” e “informalidade”, formados por _______, desenham um cenário ___________, reforçado pelos ________ que contêm.
Em conformidade com os sentidos da charge e o conhecimento da estrutura de formação das palavras em língua portuguesa, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

#132541
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base em Marcuschi (2008), o editorial está no domínio discursivo

#132537
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No texto, a construção da argumentação recorre ao uso de determinados termos dentro de um mesmo campo semântico: temores, recaída, recessão, assombraram, pífia, frágil. Nesse sentido, é correto afirmar que as expressões “entretanto” e “no entanto”, presentes no 3º e no 5º parágrafos, respectivamente, reforçam o viés argumentativo de que

#132531
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em atividades de reescrita do texto em sala de aula, uma formulação que também estaria em conformidade com a norma-padrão é:

#132530
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (BNCC)
Comparando os objetivos para o ensino de literatura delineados com a perspectiva de Lígia Chiappini de Moraes Leite (“Gramática e Literatura: desencontros e esperanças”, em: Geraldi, 1997), conclui-se que a literatura deve funcionar em um projeto de educação

#132529
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Kleiman (1993), “o conhecimento parcial, estruturado que temos na memória sobre assuntos, situações, eventos típicos de nossa cultura é chamado de esquema. O esquema determina, em grande parte, as nossas expectativas sobre a ordem natural das coisas”. Nesse sentido, tomado isoladamente, o primeiro quadrinho ativa no leitor a expectativa de leitura de que a velhinha

#132528
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analisando-se a expressão “Meu gatinho” no 1o e no 3o quadrinho, é correto afirmar que possui

#132527
Concurso
Prefeitura de São José dos Campos-SP
Cargo
Professor II - Língua Portuguesa
Banca
VUNESP
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação