Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular
- #49101
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Durante uma aula de Educação Física, um aluno teve uma lesão aguda. Neste caso, o professor de Educação Física sabe que ele pode ter tido
- #49100
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Ao analisar a história da Educação Física brasileira, notam-se fortes indícios da influência do militarismo, principalmente nos relatos a partir do início do século XIX, ao referenciar um homem forte e saudável para o país. Dentre eles, destacam-se:
I. a Escola Militar, o Colégio Militar e Escola Naval, que abraçaram a filosofia Comteana.
II. a Escola Superior de Guerra e a criação do Manual Básico.
III. as instituições militares, que trouxeram para si a responsabilidade para estabelecer e manter a ordem social e, por consequência, o progresso.
É correto o que se afirma em
- #49099
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Recentemente, verificou-se que estudiosos e professores, de maneira geral, têm-se debruçado mais sobre os aspectos voltados não somente ao organismo, mais fisiológico, mas também ao corpo, dentro de um contexto social. Há dimensões que devem ser consideradas e que interagem com o indivíduo, promovendo maior reflexão. Assim, é correto afirmar que
- #49098
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
A unidade mais elementar que constitui o ensino e a aprendizagem é atividade ou tarefa, e sobre ela incide um conjunto de variáveis. Esta unidade básica, em uma abordagem construtivista, terá importância fundamental na formulação de possibilidades a cada aluno. Formalmente, ela é unidade básica do ensino e dentre suas características estão:
- #49097
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
O padrão de comportamento motor modifica-se ao longo da vida. Da vida pueril até à velhice, estamos envolvidos com situações motoras que nos exigem um aprendizado e, por consequência, um tipo de resposta condizente com o ambiente vivido que está em constante transformação. Temos a capacidade de verificar diferenças desenvolvimentais no comportamento do movimento. Tal análise se justifica por meio das seguintes razões:
- #49096
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Sobre o uso das novas tecnologias na educação, é INCORRETO afirmar que
- #49095
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Freire (1997) dizia que o trabalho do professor é o trabalho do ______________com os ____________ e não do _____________ consigo mesmo. Para o autor, o papel do educador, em suas intervenções, é o de __________, __________ e _________.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas acima.
- #49094
- Concurso
- Prefeitura de Piracicaba-SP
- Cargo
- . Cargos Diversos
- Banca
- RBO
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Elisa iniciou sua carreira docente com receio de não ter obtido uma formação adequada para lidar com os desafios diários que poderiam emergir no contexto escolar. Na primeira aula ministrada, elaborou o que chamou de plano A e plano B e, por fim, acabou utilizando o plano B por considerar que o mesmo não perderia a essência prevista no plano A. Contudo, Elisa ficou decepcionada ao finalizar a aula, pois algo em sua percepção não tinha sido, desde o início, bem definido e perseguido nas ações posteriores. Essa situação remete à reflexão de que o exercício docente deve ser compreendido em sua totalidade. Contudo, a prática docente deve ser planejada. Assim, no planejamento das ações de ensino e aprendizagem, um elemento em especial deverá ser claro, constituindo-se como um norteador de todos os outros ao se pensar "no que, como e por que ensinar". Trata-se