Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: Prefeitura de Parnamirim-RN x
#141317
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As ideias de Paulo Freire são referências importantes para pensar e desenvolver as práticas profissionais de um Pedagogo em contextos de educação não-formal e formal. Uma das ideias apresentadas por Freire é:

#141316
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma professora organiza os conteúdos conceituais de um tema da disciplina que ensina, de forma hierárquica, partindo de conceitos mais abrangentes até os que nestes se incluem de forma não arbitrária, o que pode ser representado na forma de um mapa conceitual. Esse tipo de organização conceitual favorece a aprendizagem por "diferenciação progressiva". A organização dos conteúdos elaborada pela professora tem seus fundamentos nas ideias de

#141315
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O trabalho em grupo é uma estratégia muito usada no contexto escolar, por professores e pedagogos. Em relação a essa estratégia, considere as afirmações abaixo.

I O grupo pode ser uma unidade de formação e aprendizagem por excelência no contexto escolar.

II No trabalho em grupo, os estudantes aprendem a se integrar, a ter responsabilidade, a compartilhar objetivos na solução de problemas, a superar obstáculos.

III A cooperação no grupo fortalece as instruções egocêntricas e a rigidez do pensamento dos estudantes.

IV A preparação individual prévia se apresenta como um obstáculo para a cooperação na solução de problemas, no grupo.

Das afirmações, estão corretas

#141314
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma situação educativa é, fundamentalmente, ao mesmo tempo, uma situação social de comunicação e um espaço de interação entre educador e educando como também entre os próprios educandos. Ao discutir como favorecer a comunicação pedagógica no contexto escolar, dois professores sistematizam as ideias apresentadas abaixo.

I1 A comunicação é uma prática social: realiza-se em um limite social, no qual intervêm elementos éticos, morais, estruturais e sociais, dentre outros.

I2 Por sua essência, a comunicação é sempre um processo democrático.

I3 O espontaneísmo e a improvisação estimulam e determinam o sucesso e a eficiência da comunicação pedagógica.

I4 A comunicação pedagógica é favorecida quando os interlocutores adotam atitudes de empatia.

Para melhorar a comunicação pedagógica no contexto escolar, devem ser consideradas as ideias

#141313
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na escola e na formação continuada dos professores no contexto escolar. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações abaixo.

I Na pesquisa-ação de caráter experimental, a observação participante é uma técnica a ser usada, uma vez que ela está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador.

II A pesquisa-ação supõe a participação dos sujeitos como investigadores ou como participantes ativos da investigação no contexto escolar.

III A pesquisa-ação, no paradigma qualitativo, pode ser um método heurístico para gerar teoria baseada na prática.

IV Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação é representado como uma sequência linear de etapas independentes uma da outra.

Das afirmações, estão corretas

    #141312
    Concurso
    Prefeitura de Parnamirim-RN
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    COMPERVE-UFS
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Em uma reunião pedagógica na escola, os professores desenvolvem um debate sobre a Prova Brasil, considerando a participação de sua instituição na próxima edição dessa avaliação.

    Durante a reunião, uma pedagoga registra quatro dúvidas dos professores em relação a algumas definições do INEP/MEC, explicitadas nos itens abaixo.

    I Nas provas, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco na escrita?

    II As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)?

    III Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode -se acompanhar a evolução do desempenho das escolas?

    IV A Prova Brasil é elaborada a partir de Matrizes de Referência nas quais se descrevem os conteúdos, as atitudes e as competências a serem avaliados?

    A pedagoga vai responder NÃO às perguntas presentes nos itens

      #141311
      Concurso
      Prefeitura de Parnamirim-RN
      Cargo
      Pedagogo
      Banca
      COMPERVE-UFS
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      O uso de situações-problemas nas práticas pedagógicas é uma estratégia para favorecer a aprendizagem dos estudantes. Em relação a essa estratégia, considere as afirmativas abaixo.

      I A situação-problema deve ser organizada pela classe, em torno da resolução de um obstáculo que deve ser bem explicitado na tarefa apresentada pelo professor na forma de uma pergunta fechada.

      II A situação-problema deve se situar no que Vigotsky define como Zona de Desenvolvimento Próximo dos estudantes.

      III A situação-problema deve refletir contradições cognitivas que motivem os estudantes na busca de respostas.

      IV A situação-problema deve representar uma atividade de aplicação de conhecimentos e procedimentos conhecidos pelos estudantes.

      Das afirmativas, estão corretas

      #141310
      Concurso
      Prefeitura de Parnamirim-RN
      Cargo
      Pedagogo
      Banca
      COMPERVE-UFS
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Uma pedagoga recebeu algumas sugestões do grupo de professores de uma escola que, na opinião deles, poderiam contribuir com o desenvolvimento da capacidade metacognitiva dos estudantes. Essas sugestões estão presentes no quadro abaixo .

      I Centrar a atenção nas respostas do professor mais que nas perguntas dos estudantes.

      II Ensinar os estudantes a monitorar sua aprendizagem.

      III Centrar a atenção nos produtos da aprendizagem mais que nos processos do aprender dos estudantes.

      IV Ensinar os estudantes a planejar a aprendizagem, o que precisam fazer e como irão fazê-lo.

      Dentre as sugestões, as que favorecem o desenvolvimento da capacidade metacognitiva estão nos itens

      #141309
      Concurso
      Prefeitura de Parnamirim-RN
      Cargo
      Pedagogo
      Banca
      COMPERVE-UFS
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Os conceitos de vulnerabilidade social e risco social são ferramentas teóricas importantes para que o pedagogo possa refletir sobre sua prática profissional. As discussões atuais sobre essa temática consideram que

        #141308
        Concurso
        Prefeitura de Parnamirim-RN
        Cargo
        Pedagogo
        Banca
        COMPERVE-UFS
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Considere, no quadro a seguir, a afirmação de Libâneo em relação à Pedagogia.

        Observamos uma movimentação na sociedade mostrando uma ampliação do campo educativo com a consequente repercussão no campo da Pedagogia. Enquanto isso, essa mesma Pedagogia está em baixa entre intelectuais e profissionais do meio educacional.

        A situação exposta pelo professor Libâneo pode se justificar também

        #141307
        Concurso
        Prefeitura de Parnamirim-RN
        Cargo
        Pedagogo
        Banca
        COMPERVE-UFS
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Uma escola recém-inaugurada está em processo de elaboração do projeto Político Pedagógico (PPP). Para essa finalidade, são realizadas várias discussões com professores, famílias, comunidade, estudantes. A pedagoga da escola registra algumas afirmações reiteradas durante as reuniões por alguns de seus participantes, dentre as quais se destacam as reproduzidas abaixo.

        I O PPP, sob o critério da flexibilidade curricular, não deve considerar a diversidade de ritmos de desenvolvimento dos sujeitos das aprendizagens e os caminhos por eles escolhidos.

        II A curiosidade e a pesquisa, incluídas de modo cuidadoso e sistemático as chamad as referências virtuais de aprendizagem que se dão em contextos digitais, devem ser consideradas pelos sujeitos do processo educativo como sendo o núcleo central das aprendizagens no PPP.

        III O PPP deve contemplar programas propostos a partir dos quais a escola desenvolve ações inovadoras, cujo foco valoriza a prevenção de consequências de fatores que vêm ameaçando a saúde e o bem-estar dos estudantes.

        IV A padronização curricular dos espaços físicos e do tempo escolar devem ser explicitadas no PPP como uma necessidade da gestão democrática.

        Dentre as afirmações, estão corretas

        #141306
        Concurso
        Prefeitura de Parnamirim-RN
        Cargo
        Pedagogo
        Banca
        COMPERVE-UFS
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        A educação integral dos estudantes é uma das questões propostas no Plano Nacional de Educação. Isso enseja outra compreensão do tempo e do espaço nos projetos pedagógicos das escolas. Assim sendo, no projeto pedagógico de uma escola,

        #141305
        Concurso
        Prefeitura de Parnamirim-RN
        Cargo
        Pedagogo
        Banca
        COMPERVE-UFS
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        O processo pedagógico se realiza por meio da relação que se estabelece entre estudantes e professores. Nessa relação, estão envolvidas as múltiplas dimensões que formam a personalidade de cada ser humano. Daí, a importância de o pedagogo ter um conheci mento adequado dos estudantes, das características das crianças e dos adolescentes. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.

        I O modo como se compreende cada fase da vida (infância, juventude, maturidade e velhice) é fruto de processos históricos e sociais de transformação da humanidade. Consequentemente, na história, em todas as sociedades, a adolescência aparece como uma fase biológica claramente destacada da infância e da maturidade.

        II O fator biológico do adolescente determina a construção de sua identidade independentemente das relações estabelecidas com os outros e da representação que os outros possuem a seu respeito.

        III Diferentemente da criança, que é capaz de se apaixonar por pesso as e objetos, o adolescente torna-se capaz de se apaixonar por ideias.

        IV Na adolescência, a oposição ao outro aparece como uma necessidade para o próprio reconhecimento de si, pois ao comparar-se com o outro, o adolescente mapeia semelhanças, diferenças, novos modelos de ser e pensar.

        entre as afirmações, estão corretas

        #141304
        Concurso
        Prefeitura de Parnamirim-RN
        Cargo
        Pedagogo
        Banca
        COMPERVE-UFS
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        O contexto da educação formal e o da não-formal exigem práticas pedagógicas inovadoras, como condição para dar respostas aos desafios de uma sociedade em constantes e profundas mudanças. Ao refletir sobre a inovação pedagógica, uma professore registra, no seu diário de reflexão crítica, as ideias apresentadas abaixo.

        I A inovação pedagógica se relaciona com a implementação de novos recursos e materiais curriculares, com novas ações de ensino, com a implicação de novos agentes no processo pedagógico.

        I A inovação pedagógica tem como fundamento a pesquisa científica, ou seja, é a aplicação dos produtos desta.

        III A reflexão crítica das problemáticas da escola é um ponto de partida para a inovação pedagógica.

        IV A inovação pedagógica como prática educativa tem sua origem na pedagogia do Século XXI.

        Dentre as afirmativas, estão corretas

        #141303
        Concurso
        Prefeitura de Parnamirim-RN
        Cargo
        Pedagogo
        Banca
        COMPERVE-UFS
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        A discussão acerca da pedagogia social no Brasil é decorrente de movimentos internacionais e nacionais e de debates sobre esse tema. O conhecimento dessas discussões se constitui como teoria necessária para a atividade profissional do pedagogo. Assim sendo,