(1,0) A globalização e a revolução técnico-científica caracterizam o mundo contemporâneo, na nova ordem mundial. Com relação a esses fenômenos e ao cenário global podemos assinalar que: I. A crise econômica de 2008 que abateu sobre o sistema financeiro mundial, principalmente, nas grandes potências, coloca em evidência as críticas que questionam a globalização, no sentido de mostrar a necessidade de reestruturação de organismos internacionais e reverter as políticas neoliberais. II. A revolução técnico-científica tem contribuído para gerar mais riquezas, aumentar o lucro das empresas do setor e por conseqüência aumentar a oferta de empregos principalmente, entre os países subdesenvolvidos. III. Com a globalização e a revolução técnico-científica surge o que chamamos de Nova Economia que veio alterar profundamente o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. A Nova Economia reúne as empresas de computadores, a Internet, a telefonia e é a principal responsável pelo processo de internacionalização dos mercados, uma vez que forneceu as facilidades tecnológicas para que isso ocorresse. IV. Com as inovações tecnológicas e os altos investimentos no setor estes recursos se ampliam e se multiplicam possibilitando o acesso à informação a todas as pessoas, indistintamente no cenário mundial globalizado. Estão corretas as proposições:
(1,0) Região em processo acelerado de ocupação nos últimos anos baseado na tríade madeira - gado - soja. Após 1970 a sua economia passou a desenvolver grandes projetos mineralógicos. Tudo isso tem ocasionado uma série de problemas e consequências ambientais desastrosas. O texto acima se refere à seguinte região geo-econômica do Brasil:
(1,0) A bússola é um instrumento de orientação. É formada por uma agulha imantada que se apoia num eixo vertical. Essa agulha gira sobre um fundo onde estão indicados os pontos de orientação. A ponta da agulha da bússola indica, aproximadamente, a direção:
(1,0) Para facilitar a representação cartográfica, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como convenções cartográficas. A Escala das Cores Hipsométricas e Tonalidades Batimétricas, que representa as elevações, é uma delas. Ao usar essa convenção cartográfica, para representar espaços acima do nível do mar, utilizam-se os tons de:
(1,0) Os rios são agentes modeladores do relevo. Eles podem erodir, transportar e depositar sedimentos. A capacidade de um rio alterar a paisagem é maior no(a):
(1,0) Em várias cidades do mundo, uma das formas de combater as enchentes é aumentar a capacidade de os rios transportarem água. Isso significa alterar o(a):
(1,0) Vasto, extenso, diverso e excessivamente rico em recursos ambientais e paisagísticos, o litoral brasileiro pode ser dividido em cinco regiões, de acordo com suas estruturas paisagísticas e geomorfológicas dominantes. Correlacione, abaixo, as regiões litorâneas com suas respectivas características. 1 Litoral Norte 2 Litoral Nordestino 3 Litoral Oriental 4 Litoral das Escarpas 5 Litoral Sul ( ) Região de terras planas com praias extensas e falésias. O sistema de drenagem é modesto, pois muitos rios são intermitentes. Há dunas, manguezais e formação de lagoas. ( ) Região com um importante complexo lagunar de grande valor ambiental. Praias extensas, retilíneas, interrompidas pelos afloramentos basálticos. ( ) Região na qual localizam-se as mais importantes formações de corais do país. Apresenta terras baixas e restingas. ( ) Região constituída por estuários de grandes rios. Apresenta muitos golfões e extensos manguezais. ( ) Região que margeia importantes serras em cujas reentrâncias configura-se uma planície confinada em pequenos arcos. Possui também uma série de ilhas e ilhotas. A correlação correta, de cima para baixo é:
(1,0) A chapada dos Parecis, em Rondônia,
(1,0) “Uma Sigla Que Quer Mudar A Ordem Global”- Título de uma reportagem da revista Época de 22 de junho de 2009. BRIC – nome criado em 2001 para designar um grupo de quatro países cujo potencial econômico, em 2050, seria superior ao dos países que compõem o G-7. Concentram 40% da população mundial, 28% do território e produzem hoje, quase 25% das riquezas de todo o globo. Assinale a alternativa abaixo que contenha somente, os países que compõem o grupo:
(0,0) “Região que apresenta a segunda maior taxa de urbanização do país. Caracterizada pela sua paisagem natural por extensos chapadões. A sua economia está sustentada pela agricultura moderna, mecanizada, o agro-negócio.” O texto acima se refere à seguinte região do Brasil:
(1,0) “Paisagem, o que é isto? É tudo aquilo que a vista alcança.” - Milton Santos. O território brasileiro devido à sua grande extensão norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais. Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais características, assinale as afirmativas corretas. I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos. Assinale a alternativa correta:
(1,0) “Na região Norte, o fluxo migratório foi realizado através da incorporação das terras indígenas à dinâmica do capital. Essa incorporação não levou em consideração os povos indígenas, que perderam suas áreas para o comércio de terras. Isto ocasionou conflitos pela exploração das madeiras nobres e diamantes. Por trás, grandes empresários, estrangeiros, políticos e os próprios índios. Uma hegemonia humana que financia os lucros para uma elite, que sempre envolveu os povos indígenas, induzindo-os a “emprestarem” suas terras ricas em jazidas de minério. No início de 2004, a imprensa local e nacional registrou um agravamento da situação na reserva indígena Roosevelt. Essa reserva, nos últimos anos, tem-se tornado palco de sangrentos conflitos, causando a morte de vários garimpeiros, assassinados por índios Cinta Larga. Nessa “sangrenta guerra”, Rondônia está desolada.” (ABREU, Cristiane de et. al. Centro Universitario Luterano de Ji-Parana - CEULII/ULBRA) De acordo com o texto anterior é correto afirmar que as causas dos conflitos envolvendo os índios em Rondônia são:
(1,0) Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global. Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas: I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”. II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país. III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário. IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país. V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café. Estão corretas as proposições:
(1,0) “QUAL A NOVA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XXI?” A primeira década do século XXI foi especialmente, marcada por uma série de acontecimentos no cenário econômico, financeiro e geopolítico do planeta globalizado. Com relação a estes fatos podemos assinalar que: I - Os Estados Unidos, potência geopolítica, que se caracterizou no século XX por ter sempre um inimigo para vencer, como o comunismo da Guerra Fria, os países do Eixo do Mal e no limiar do novo século, os terroristas do 11 de setembro. II - Hoje, os Estados Unidos tem de enfrentar a si próprio como maior inimigo, o enorme déficit fiscal, o rebaixamento de sua nota na escala de avaliação de crédito internacional, assim como a recessão econômica e o desemprego. III - A crise financeira e a recessão econômica que se instalou no cenário mundial teve repercussão somente, nos países emergentes ou em desenvolvimento pois, são os que mais sofrem com o desemprego estrutural. Assinale a alternativa correta:
(1,0) Em outubro de 2010, o peruano Mario Vargas Llosa tornou-se mais um latino-americano a receber o Prêmio Nobel,
Recuperar senha