Processando...

Questões comentadas Polícia Militar-SP de Geografia Geral | 18309

#18309
Banca
VUNESP
Matéria
Geografia Geral
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 -  Uma rede de transportes ampla e organizada é essencial para o desenvolvimento de um país pois, reduz o preço final das mercadorias e aumenta a competitividade de um país no comércio global. Sobre a rede de transportes do Brasil, assinale as proposições corretas: I - O Brasil é um dos únicos países de grande extensão territorial, onde o transporte rodoviário é responsável por mais da metade das cargas transportadas e quase a totalidade dos passageiros. Isto onera o preço dos produtos e não promove a integração regional. É o “Custo Brasil”. II - O traçado das ferrovias brasileiras indica uma preocupação governamental no sentido de promover a integração do território nacional, atingindo áreas longínquas do interior do país. III - No Brasil, nos últimos anos, houve um investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora, o custo do transporte fluvial supere o do transporte ferroviário. IV - Após um longo período de estagnação e relativo abandono, o governo federal passa a adotar, com a crise do petróleo, uma política de valorização do transporte de cabotagem para vencer as grandes distâncias do país. V - Os principais produtos transportados pelas ferrovias no Brasil são minérios, soja e café. Estão corretas as proposições:

Comentários da questão

  • - 27/04/2014 às 11:11

    Sobre a questão V eu achei essa noticia na net, acho que da uma ideia pra gente...

    V - A presidente Dilma Roussef planeja construir 11.000 quilômetros de ferrovias e outorgar maior acesso às linhas privadas existentes para reduzir os custos de transporte até 30 por cento. As licitações para a concessão de construção e administração da primeira de uma dúzia de ferrovias por um custo total de R$ 96,1 bilhões (US$ 42 bilhões) terão lugar em outubro.

    A intenção de criar uma rede unificada de ferrovias é reduzir a dependência do Brasil do transporte rodoviário, que é mais caro, disse Bernardo Figueiredo, diretor da estatal Empresa de Planejamento e Logística. Atualmente, apenas um terço dos 28.692 quilômetros de ferrovias do Brasil está em operações, e 30 por cento das cargas são transportadas por trem, e 52 por cento por caminhão.

    A maior parte da rede ferroviária é operada por companhias com concessão do governo. Os operadores podem impedir que outros utilizem suas linhas.

    Os projetos fazem parte dos esforços de Dilma para acelerar a modernização da infraestrutura do país atraindo capitais privados. Segundo a EPL, serão necessários investimentos por R$ 242 bilhões para construir novas estradas, ferrovias, portos e um trem de alta velocidade.

    Competitividade reduzida

    “A logística no Brasil está de ponta-cabeça – usamos as rodovias para viagens longas e as ferrovias para as curtas”, disse Figueiredo num seminário em 31 de julho em Brasília. “Isso reduz a competitividade do nosso setor produtivo”.

    O Brasil investe 12 por cento do seu PIB em logística, em comparação com 8 por cento dos EUA, conforme um estudo da Fundação Dom Cabral, uma empresa de pesquisa comercial, que disse que a diferença significa US$ 83,2 bilhões por ano.

    FONTE http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasil-investe-us-42-bi-em-projeto-para-unificar-ferrovias

  • - 27/04/2014 às 11:09

    I - O transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema logístico do país e conta com uma rede de 1 751 868 quilômetros de estradas e rodovias nacionais (a quarta maior do mundo), por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro. Esse sistema de rodovias é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no tráfego do país. A importância desse tipo de transporte se dá desde o início da república, quando os governos começaram a priorizar o transporte rodoviário, em detrimento ao transporte ferroviário e fluvial.
    Atualmente, o Brasil é o quinto maior mercado da indústria automobilística mundial e cerca de 10 mil quilômetros do seu sistema rodoviário são compostos por autoestradas, principalmente no estado de São Paulo (ver Sistema rodoviário do estado de São Paulo). No entanto, cerca de 30% de toda a extensão da malha viária brasileira está muito danificada pela falta de manutenção e apenas 96 353 quilômetros estão pavimentados. Além disso, parte relevante das ligações interurbanas no país, mesmo em algumas regiões de grande demanda, ainda se dão por estradas de terra ou com estado de conservação precário, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, o que resulta em prejuízos para o transporte de cargas bem como acidentes e mortes.

    V - Destaca-se que grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas.

    Características do transporte ferroviário de carga no Brasil:

    Grande capacidade de carga;
    Adequado para grandes distâncias;
    Elevada eficiência energética;
    Alto custo de implantação;
    Baixo custo de transporte;
    Baixo custo de manutenção;
    Possui maior segurança em relação ao modal rodoviário, visto que ocorrem poucos acidentes, furtos e roubos.
    Transporte lento devido às suas operações de carga e descarga;
    Baixa flexibilidade com pequena extensão da malha;
    Baixa integração entre os estados; e
    Pouco poluente.