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Concurso: IPHAN x
#49812
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0)

Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.

 

Comunicação pública é entendida como aquela que fortalece o Estado, a democracia e a cidadania, prevalecendo o compromisso com o interesse público.

 

#49811
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0)

Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.

 

Devido às semelhanças entre os meios de comunicação de massa e os meios de comunicação digital, a conduta do profissional que exerce atividades nesses campos de trabalho é exatamente a mesma.

 

#49810
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0)

Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.

 

Um profissional de comunicação que critica a comunicação massificada e o uso dos meios de comunicação de massa reafirma normas sociais e expõe os desvios dessas normas ao público, o que constitui uma de suas atribuições.

 

#49809
Concurso
IPHAN
Cargo
Analista - Comunicação Social
Banca
CESPE
Matéria
Comunicação Social
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0)

Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.

Embora não tenham força de lei, os códigos de ética que regem os profissionais de comunicação baseiam-se no direito à informação, que inclui o direito de informar, a liberdade de imprensa e o direito do cidadão de ser informado e de ter acesso à informação.

 

#49808
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0)

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

 

A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.

 

 

#49807
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0)

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

 

Os estudos de Pierre Bourdieu sobre estratificação social não contemplam questões de patrimônio cultural, o que o torna datado para se pensar questões de hierarquia na seleção dos bens patrimoniáveis no Brasil.

 

#49806
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
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Certo/Errado
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difícil

(1,0)

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

 

O principal motivo que levou os criadores do SPHAN a declararem o tombamento de templos religiosos nas cidades de Mariana, Ouro Preto, São João Del-Rei e Tiradentes foi a importância das festas religiosas de cunho popular tradicionalmente realizadas nessas cidades, além do fato de o Brasil ser um país majoritariamente católico.

 

 

#49805
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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(1,0)

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

 

O anteprojeto elaborado por Mário de Andrade para o SPHAN foi totalmente incorporado ao projeto final, em razão de seu viés etnográfico, o que garantiu o desdobramento dos ideais da Geração Modernista de 1922 na política patrimonial nacional.

 

 

#49804
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

O autor do texto em apreço se refere à fase heroica do SPHAN, na qual se fez uma opção clara pelos monumentos de pedra e cal - escolha coadunada com a composição social e profissional dos agentes de patrimônio, em sua maioria, arquitetos e membros da elite.

 

#49803
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
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(1,0)

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

 

O sistema agrícola do Alto Rio Negro utiliza-se de conhecimento tradicional para a geração de uma enorme variedade de mandiocas.

 

#49802
Concurso
IPHAN
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Técnico 1
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(1,0)

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

O papel do antropólogo no registro de bens culturais está limitado aos aspectos culturais, uma vez que o registro de fatores relacionados ao meio ambiente é de responsabilidade técnica de biólogos, geógrafos e geólogos.

 

#49801
Concurso
IPHAN
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(1,0)

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

Alguns antropólogos contemporâneos questionam a suposta universalidade da oposição entre natureza e cultura, que é um dos fundamentos do pensamento antropológico clássico.

 

#49800
Concurso
IPHAN
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Técnico 1
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(1,0)

O que constitui a nação é a transmissão, entre as gerações, de uma herança coletiva inalienável. A criação das identidades nacionais consistirá em inventariar esse patrimônio comum, isto é, de fato, em inventá-lo.

 

Anne-Marie Thiesse. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, v. 9, n.º 15, nov./2008. Internet: <www.seer.ufrgs.br> (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

 

O contato de povos ameríndios com agentes do Estado propicia a descoberta de uma etnicidade já estabelecida e que é sistematizada e protegida pelos indigenistas.

 

 

#49799
Concurso
IPHAN
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Técnico 1
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CESPE
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(1,0)

O que constitui a nação é a transmissão, entre as gerações, de uma herança coletiva inalienável. A criação das identidades nacionais consistirá em inventariar esse patrimônio comum, isto é, de fato, em inventá-lo.

 

Anne-Marie Thiesse. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, v. 9, n.º 15, nov./2008. Internet: <www.seer.ufrgs.br> (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

 

Preocupado com a descaracterização das tradições culturais brasileiras, Aloísio Magalhães propôs novas políticas patrimoniais que subsidiassem a indústria nacional na confecção de produtos adequados à realidade do país, ação que ficou conhecida como guinada antropológica na política de patrimônio.

 

#49798
Concurso
IPHAN
Cargo
Técnico 1
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O que constitui a nação é a transmissão, entre as gerações, de uma herança coletiva inalienável. A criação das identidades nacionais consistirá em inventariar esse patrimônio comum, isto é, de fato, em inventá-lo.

 

Anne-Marie Thiesse. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, v. 9, n.º 15, nov./2008. Internet: <www.seer.ufrgs.br> (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

 

A identidade do sertanejo, caracterizada por uma cultura específica e distinta da degenerada pelo cosmopolitismo, foi projetada, em grandes obras regionalistas da literatura brasileira - por exemplo, Os Sertões, de Euclides da Cunha - como uma possível identidade nacional em formação.