(1,0)
As características do processo referente ao orçamento público no Brasil incluema periodicidade anual de elaboração.
As características do processo referente ao orçamento público no Brasil incluema inadmissibilidade da prática de déficit.
A Lei n.o 9.985/2000 surgiu no contexto de um conflito de interesses: de um lado, a atividade ilimitada expansiva de exploração de recursos naturais; de outro, a necessidade de se garantir a manutenção das bases naturais, para a existência do homem e para a própria continuidade da atividade econômica expansiva que se quer represar.As unidades de conservação representam uma terceira forma de apropriação social do espaço. O espaço urbano e o espaço agrícola acomodam-se com uma terceira modalidade, que é o espaço especialmente protegido.C. Derani. A estrutura do sistema nacional de unidades de conservação — Lei n.o 9.985/2000. In: A. Pereira de Ávila Vio et al. Direito ambiental das áreas protegidas. São Paulo: Forense Universitária, 2001 (com adaptações).Considerando o texto acima, julgue o item que se segue, a respeito de unidades de conservação (UCs) e da legislação correspondente.Uma vez que se trata de UCs de uso sustentável, as reservas extrativistas comportam o abate de exemplares de espécies localmente ameaçadas de extinção, desde que realizado por membros de comunidades que nelas vivem, com fins de subsistência.
A respeito das principais organizações brasileiras envolvidas com a cooperação internacional e acerca das políticas de cooperação, julgue o item que se segue.Os diretores da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores são indicados pelo presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, do Ministério das Relações Exteriores, aprovados pelo ministro de Estado das Relações Exteriores e nomeados pelo presidente da República.
A respeito das principais organizações brasileiras envolvidas com a cooperação internacional e acerca das políticas de cooperação, julgue o item que se segue.A Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão se ocupa essencialmente das competências relativas à cooperação técnico-financeira que envolve bancos privados, empresas transnacionais e empresas privadas nacionais, particularmente no que tange ao desenvolvimento econômico.
O desenvolvimento software assistido por computador conta hoje com ferramentas evoluídas que suportam técnicas e metodologias de desenvolvimento compatíveis com o estado da arte da engenharia de software. Acerca das ferramentas CASE, julgue o item seguinte.Ferramentas CASE são capazes de gerar um modelo de banco de dados relacionais a partir de um modelo orientado a objetos. Para tanto, são construídas, no modelo relacional, relações auxiliares que implementam a herança e o polimorfismo, uma vez que tais relacionamentos não existem no modelo relacional clássico
A tecnologia NT foi desenvolvida pela Microsoft e comercializada em grande escala com os produtos da família Windows NT. Desde então, essa tecnologia vem sendo aperfeiçoada e utilizada em cada produto da família Windows para ambientes corporativos, entre os quais, destacam-se os produtos Windows 2000, Windows XP e, mais recentemente, os produtos Windows 2003. São características dos sistemas operacionais que utilizam tecnologia NTter a arquitetura com microkernel.
O desenvolvimento software assistido por computador conta hoje com ferramentas evoluídas que suportam técnicas e metodologias de desenvolvimento compatíveis com o estado da arte da engenharia de software. Acerca das ferramentas CASE, julgue o item seguinte.Ferramentas CASE, quando possuem ou se integram a ambientes de desenvolvimento integrados (IDE), permitem a sincronização entre os modelos de um software e os componentes de código fonte que implementam tais modelos.
O desenvolvimento software assistido por computador conta hoje com ferramentas evoluídas que suportam técnicas e metodologias de desenvolvimento compatíveis com o estado da arte da engenharia de software. Acerca das ferramentas CASE, julgue o item seguinte.Algumas ferramentas CASE são capazes de realizar o controle de versão do código fonte e dos modelos de um software por meio de técnicas de controle de integridade e de acompanhamento automático de diferenças entre diversas versões de um código ou documento.
Uma organização não-governamental, militante em favor do combate à fome e da melhor distribuição de renda, em atuação desde a Campanha do Betinho, entusiasmada com o conteúdo do pronunciamento presidencial na 58.a Assembléia Geral da ONU, dispõe-se a manifestar seu apoio por escrito ao presidente Lula.Com base nessa situação hipotética e nos princípios de redação oficial, julgue o seguinte item.A forma de tratamento ao presidente deverá ser Vossa Excelência, grafada, preferencialmente, por extenso.
Uma organização não-governamental, militante em favor do combate à fome e da melhor distribuição de renda, em atuação desde a Campanha do Betinho, entusiasmada com o conteúdo do pronunciamento presidencial na 58.a Assembléia Geral da ONU, dispõe-se a manifestar seu apoio por escrito ao presidente Lula.Com base nessa situação hipotética e nos princípios de redação oficial, julgue o seguinte item.O documento com a manifestação coletiva dos que aplaudem as idéias do presidente poderá ter a configuração de um abaixo-assinado.
Uma organização não-governamental, militante em favor do combate à fome e da melhor distribuição de renda, em atuação desde a Campanha do Betinho, entusiasmada com o conteúdo do pronunciamento presidencial na 58.a Assembléia Geral da ONU, dispõe-se a manifestar seu apoio por escrito ao presidente Lula.Com base nessa situação hipotética e nos princípios de redação oficial, julgue o seguinte item.Para o encaminhamento do texto dos manifestantes, um ofício deverá ser expedido, indicando os dados completos do documento (tipo, data, signatários e assunto) e a razão por que está sendo enviado.
O que mais preocupa na questão dos transgênicos não é apenas o seu impacto negativo sobre a saúde humana ou o meio ambiente. Essas são questões obviamente fundamentais e levantadas com profunda preocupação por técnicos e ambientalistas. Compartilho amplamente desses temores. Mas é necessário dar visibilidade a outra questão, de igual relevância, que tem sido negligenciada (ou mesmo omitida) nessa discussão. Trata-se do impacto futuro na economia do país a partir da adoção dos transgênicos. Sabe-se que as sementes geneticamente modificadas não se reproduzem indefinidamente. E que sua tecnologia é hoje posse exclusiva de uma multinacional. O Brasil é o maior produtor mundial de soja. Aderindo à soja transgênica, torna-se refém da multinacional que detém a exclusividade dessas sementes. Se amanhã — e isso, do ponto de vista comercial, é mais que possível, é plenamente provável — essa multinacional elevar o preço das sementes a um nível insuportável, o país perderá competitividade e, por extensão, sua posição no cenário mundial.Reginaldo Oscar de Castro. O Brasil e os transgênicos. In: Correio Braziliense, 3/10/2003, p. 17A partir do texto acima e tendo em vista a dimensão do tema nele focalizado, julgue o item que se segue.Embora reconhecendo a alta produtividade das sementes geneticamente modificadas, o autor do texto teme que sua utilização em larga escala no Brasil possa gerar retaliações comerciais por parte de países economicamente mais poderosos.
O que mais preocupa na questão dos transgênicos não é apenas o seu impacto negativo sobre a saúde humana ou o meio ambiente. Essas são questões obviamente fundamentais e levantadas com profunda preocupação por técnicos e ambientalistas. Compartilho amplamente desses temores. Mas é necessário dar visibilidade a outra questão, de igual relevância, que tem sido negligenciada (ou mesmo omitida) nessa discussão. Trata-se do impacto futuro na economia do país a partir da adoção dos transgênicos. Sabe-se que as sementes geneticamente modificadas não se reproduzem indefinidamente. E que sua tecnologia é hoje posse exclusiva de uma multinacional. O Brasil é o maior produtor mundial de soja. Aderindo à soja transgênica, torna-se refém da multinacional que detém a exclusividade dessas sementes. Se amanhã — e isso, do ponto de vista comercial, é mais que possível, é plenamente provável — essa multinacional elevar o preço das sementes a um nível insuportável, o país perderá competitividade e, por extensão, sua posição no cenário mundial.Reginaldo Oscar de Castro. O Brasil e os transgênicos. In: Correio Braziliense, 3/10/2003, p. 17A partir do texto acima e tendo em vista a dimensão do tema nele focalizado, julgue o item que se segue.A argumentação utilizada no texto conduz à tese de que, além dos aspectos ambientais e de saúde coletiva, a questão dos transgênicos envolve interesses materiais de grande monta, o que é, segundo o autor, quase sempre negligenciado.
O que mais preocupa na questão dos transgênicos não é apenas o seu impacto negativo sobre a saúde humana ou o meio ambiente. Essas são questões obviamente fundamentais e levantadas com profunda preocupação por técnicos e ambientalistas. Compartilho amplamente desses temores. Mas é necessário dar visibilidade a outra questão, de igual relevância, que tem sido negligenciada (ou mesmo omitida) nessa discussão. Trata-se do impacto futuro na economia do país a partir da adoção dos transgênicos. Sabe-se que as sementes geneticamente modificadas não se reproduzem indefinidamente. E que sua tecnologia é hoje posse exclusiva de uma multinacional. O Brasil é o maior produtor mundial de soja. Aderindo à soja transgênica, torna-se refém da multinacional que detém a exclusividade dessas sementes. Se amanhã — e isso, do ponto de vista comercial, é mais que possível, é plenamente provável — essa multinacional elevar o preço das sementes a um nível insuportável, o país perderá competitividade e, por extensão, sua posição no cenário mundial.Reginaldo Oscar de Castro. O Brasil e os transgênicos. In: Correio Braziliense, 3/10/2003, p. 17A partir do texto acima e tendo em vista a dimensão do tema nele focalizado, julgue o item que se segue.Infere-se do texto, entre outras considerações, que a legalização do plantio da soja transgênica no território brasileiro poderá implicar o pagamento de royalties pelo uso de tecnologias patenteadas por empresas multinacionais.
Recuperar senha