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A respeito da evolução da administração pública brasileira, julgue o próximo item.
As primeiras teorias da administração, a exemplo da administração científica, focavam em delimitar tarefas e garantir sua execução, enquanto abordagens mais complexas, a exemplo da contingência, focam em elementos ligados ao ambiente de atuação.
A ênfase em estrutura organizacional é típica das teorias estruturalistas, neoestruturalistas e da contingência, que correspondem a abordagens teóricas desenvolvidas após a década de 70 do século passado.
Julgue o item que se segue, relativo ao processo administrativo e sua aplicação às organizações da administração pública.
Entre as atividades do processo administrativo, incluem-se o planejamento, a organização, a direção e o controle nos níveis estratégico, tático e operacional.
A atribuição de responsabilidades e de autoridade é uma tarefa típica da função administrativa de planejamento.
A função administrativa de planejamento define objetivos, metas e a programação de quem fará o que, como e em que tempo.
O planejamento tático envolve desenho departamental em nível de gerência, enquanto o planejamento operacional envolve desenho de cargos e tarefas em nível de supervisão.
A organização que, para seu funcionamento, cria departamentos de marketing, finanças e gestão de pessoas adota o critério de departamentalização por processos.
Entre as vantagens da departamentalização por produtos, inclui-se a flexibilidade para crescimento dos departamentos com base em flutuações de demanda por um produto e facilidade na coordenação interdepartamental com base no produto.
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
O trabalho conjunto, a comunicação aberta e o relacionamento interpessoal intensivo entre os membros são características que contribuem para a obtenção de desempenho elevado em equipes.
Entre os desafios contemporâneos na gestão de pessoas, destaca-se a necessidade de gerenciar mudanças, o que exige manter comunicação contínua de nível pessoal e sensibilizar as pessoas para que se comprometam com as mudanças.
No recrutamento de pessoas, a literatura contemporânea recomenda que a apresentação de informações para os candidatos se limite às consideradas desejáveis, como as vantagens e os benefícios associados ao cargo.
Na avaliação de desempenho de pessoas, é correto utilizarem-se métodos de características de personalidade, que possuam baixa subjetividade, ou abordagens orientadas para resultados, que medem as contribuições dos funcionários para as organizações.
Em sua concepção inicial, no início do século XX, o objetivo da gestão da qualidade era garantir a uniformidade e, em sua concepção contemporânea, ele se refere ao atendimento das expectativas dos clientes.
Na gestão da qualidade, o nível máximo de desempenho possível é conhecido como atendimento de conformidade.
Na gestão da qualidade, destaca-se a técnica da qualidade total, que admite que a qualidade de um serviço seja estabelecida pela organização e garantida para o cliente em todas as suas interações, seja antes, seja após a prestação do serviço.
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