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Concurso: Colégio Pedro II x
#179466
Concurso
Colégio Pedro II
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(1,0)

A escola não pode simplesmente ser pensada em separado da sociedade. Pelo contrário, ela é uma das instituições sociais mais centrais do mundo moderno e contemporâneo e, neste sentido, é orientada pelas mesmas ideologias, os objetivos e as formas de relacionamento entre indivíduos e grupos que vigoram no seu entorno.
Gênero e diversidade na escola: formação de professores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Cepesc; Brasília: SPM, 2009. Caderno de Atividades, p. 189 (adaptado).

Assim, a escola atenta às questões sociais do seu tempo precisa, por exemplo,

#179465
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(1,0)

O estudo do desenvolvimento humano procura compreender o sujeito em sua totalidade e colabora sinalizando que existem causas por trás de comportamentos prejudiciais ou agressivos da criança e do adolescente. Isso porque o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares ou aspectos que estão interligados.

BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

Conforme os autores, relacione os aspectos do desenvolvimento humano, indicados na primeira coluna, à descrição correspondente, na segunda coluna:
1 - Aspecto físico-motor 2 - Aspecto intelectual pensamento, raciocínio. 3 - Aspecto afetivo/emocional 4 - Aspecto social

( ) Refere-se à capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, à capacidade de pensamento, raciocínio.
( ) Engloba a maturação do corpo e da mente, ou seja, o crescimento orgânico.
( ) Relaciona-se a reações e posturas relativas às vivências em sociedade.

( ) Abrange a capacidade de integrar experiências e emoções construindo seus sentimentos, incluindo a sexualidade.

A sequência correta é

#179464
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A ênfase de Vygotski na função do social aponta para a importância das experiências coletivas na vida da criança. Quando, no entanto, a integração ou inclusão social da criança com deficiência torna-se enfraquecida, prejudica-se o possível desenvolvimento de formas compensatórias das estruturas superiores do pensamento.

Educação em Foco: Revista de Educação, Juiz de Fora (MG): Faculdade de Educação/Centro Pedagógico UFJF, v. 4, n. 2. p. 43, 1999.

De acordo com o pensamento do autor mencionado no texto, a inclusão social do estudante com necessidades especiais na escola ocorre quando ele

#179463
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A escola é um local onde os estudantes passam, em média, um terço do dia, sendo comum acidentes acontecerem. Nesse sentido, estudantes, professores e funcionários devem estar preparados para providências emergenciais e práticas de primeiros socorros, assim como para a prevenção de acidentes.
Em relação aos aspectos legais e sociais sobre prevenção de acidentes no ambiente escolar, foram feitas as afirmativas a seguir:

I. A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
II. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança ferida ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública é passível de pena.
III. Foi instituído em 2015, pelo Decreto nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE).
IV. Crianças e adolescentes têm a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

Estão corretas

#179462
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Muitas intoxicações ocorrem pela ingestão de agentes tóxicos, líquidos ou sólidos. O grau de intoxicação varia com a toxicidade da substância e com a dose ingerida. De uma maneira geral, as seguintes substâncias encontram-se entre as que mais frequentemente provocam acidentes tóxicos: alimentos estragados ou que sofreram contaminação química; produtos de limpeza; remédios sedativos e hipnóticos; plantas venenosas; alucinógenos e narcóticos; bebidas alcoólicas; inseticidas, raticidas, formicidas; soda cáustica; derivados de petróleo; ácidos, álcalis, fenóis.

Manual de primeiros socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. p. 173 (adaptado).

Se a vítima da intoxicação estiver consciente, pode-se provocar vômitos em caso de ingestão de

#179461
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As principais causas de acidentes com as crianças na escola estão relacionadas à prática de esportes, recreação e mesmo à distribuição dos equipamentos do ambiente escolar (corredores, escadas, rampas, laboratórios, elevadores etc.).
Na adoção de condutas preventivas para evitar ou diminuir a ocorrência dos acidentes, o assistente de alunos deve considerar como essencial para o seu trabalho

#179460
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O uso precoce e o abuso de drogas lícitas e ilícitas costumam ser motivos de preocupação entre profissionais da educação e entre responsáveis dos estudantes. Os danos neuroquímicos e sociais entre crianças e adolescentes já vêm sendo relatados em estudos publicados em revistas científicas e médicas. Por essa razão, a escola precisa refletir e adotar estratégias para lidar com essa realidade.
No Brasil, as drogas mais usadas pela população em geral são

#179459
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Em 2004, o levantamento epidemiológico realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), em estudantes de educação básica, comprovou a presença de psicotrópicos nas escolas e uma tendência de iniciação precoce, na faixa etária de 10-12 anos.
GALDURÓZ, J.C.F. et al. V Levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2004.

O ato de prevenir o uso de drogas nas escolas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária, o objetivo é

#179458
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Nas escolas, existem regras aplicadas ao cotidiano, sobretudo aos alunos. Entre as regras internas, as que mais suscitam reações variadas são as que se relacionam com a observância do horário das aulas, o uso do uniforme, a identificação e as práticas permitidas ou proibidas no espaço escolar. Na maioria das escolas, existem regras diferentes referentes a esses aspectos, não existindo consenso entre os diversos atores que convivem na comunidade escolar em relação a elas.

ABRAMOVAY, M. et al. Violência nas escolas: versão resumida. Brasília: Unesco Brasil, Rede Pitágoras, Instituto Ayrton Senna, Unaids, Banco Mundial, Usaid, Fundação Ford, Consed, Undine, 2003. p. 34.

Uma estratégia que pode ser adotada pela escola para evitar os conflitos relativos à observância das regras é a

#179457
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Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. Assim, todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito (CHRISPINO; CHRISPINO, 2004). E, se o conflito é inevitável, torna-se muito importante aprender o ofício da mediação de conflitos para que esta técnica seja aprimorada e sirva de auxílio nas situações do ambiente escolar.

CHRISPINO, A. Mediação de conflitos: cabe à escola tornar-se competente para promover transformações. Revista do Professor, Porto Alegre, ano 20, n. 79, p. 45-48, jul./set. 2004. CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio....

Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:

I. Consideramos mediação de conflito o procedimento no qual os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador –, colocam as questões com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.
II. A prática da mediação de conflitos desenvolvida na escola tem sido uma ótima ferramenta para ajudar na pacificação e democratização escolar, bem como fortalecer os estudantes para que desenvolvam com mais facilidade as competências socioemocionais, como evidencia a Base Nacional Comum Curricular.
III. No processo de mediação, o mediador deve intervir, interpretar, julgar e emitir opinião, ou seja, atuar como árbitro.
IV. A mediação de conflitos é uma prática importante para firmar a cultura de paz, diminuir a violência e na administração de problemas de forma pacífica.

Estão corretas

#137244
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O álcool é um produto que apresenta água em sua constituição, porém tem um poder de evaporação muito rápido. O poder bactericida do álcool pode ser melhorado se aumentarmos seu tempo de contato com as superfícies em situações que envolvam desinfecção, sem diluir ao ponto de perder a concentração alcóolica bactericida. Segundo Silva Jr. (2014), o melhor poder bactericida do álcool foi obtido com o álcool (etanol) a 70%.
Para o preparo de 2 litros de álcool a 70% a partir do álcool comercial (92,8º GL), as quantidades de etanol e água, em mL, devem ser respectivamente

#137243
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A higiene dos vegetais é muito importante e se caracteriza pelos processos nos quais eles se tornam higiênica e sanitariamente adequados para o consumo, envolvendo técnicas e produtos para limpeza e desinfecção desses vegetais.
No processo de higienização dos vegetais, a imersão em solução clorada com concentração entre 100 e 200 ppm será por

#137242
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O Ponto Critico de Controle (PCC) é uma operação em que uma medida de controle preventivo pode ser exercida para eliminar (PCCe), prevenir (PCCp) ou reduzir (PCCr) um perigo ou vários.
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que

    #137241
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    A RDC 216/04, para efeito da regulamentação de Boas Práticas para Serviço de Alimentação, apresenta diversos conceitos, dentre eles:
    1 – Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas 2 – Antissepsia 3 – Higienização 4 – Limpeza 5 – Boas Práticas
    Utilizando-se da numeração acima, faça a correspondência entre o conceito e a definição presente na Resolução:
    ( ) Operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção. ( ) Sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento. ( ) Operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades. ( ) Operação que visa à redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico após a lavagem e secagem das mãos. ( ) Procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.
    A sequência correta é

    #137240
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    (1,0)

    O binômio tempo-temperatura consiste nos dois fatores de maior interesse para o controle, eliminação ou diminuição do número de microrganismos durante todas as etapas do processo de pré-preparo a distribuição dos alimentos. Para utilização desse controle, deve-se conhecer as características dos microrganismos quanto a temperaturas ideais e resistência ao calor, entre outros.
    Para eliminação dos microrganismos patogênicos não esporulados, a relação tempo e temperatura ideal é de