(1,0)
A escola não pode simplesmente ser pensada em separado da sociedade. Pelo contrário, ela é uma das instituições sociais mais centrais do mundo moderno e contemporâneo e, neste sentido, é orientada pelas mesmas ideologias, os objetivos e as formas de relacionamento entre indivíduos e grupos que vigoram no seu entorno.Gênero e diversidade na escola: formação de professores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Cepesc; Brasília: SPM, 2009. Caderno de Atividades, p. 189 (adaptado). Assim, a escola atenta às questões sociais do seu tempo precisa, por exemplo,
O estudo do desenvolvimento humano procura compreender o sujeito em sua totalidade e colabora sinalizando que existem causas por trás de comportamentos prejudiciais ou agressivos da criança e do adolescente. Isso porque o desenvolvimento humano é formado por quatro pilares ou aspectos que estão interligados. BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.Conforme os autores, relacione os aspectos do desenvolvimento humano, indicados na primeira coluna, à descrição correspondente, na segunda coluna:1 - Aspecto físico-motor 2 - Aspecto intelectual pensamento, raciocínio. 3 - Aspecto afetivo/emocional 4 - Aspecto social ( ) Refere-se à capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, à capacidade de pensamento, raciocínio. ( ) Engloba a maturação do corpo e da mente, ou seja, o crescimento orgânico. ( ) Relaciona-se a reações e posturas relativas às vivências em sociedade.( ) Abrange a capacidade de integrar experiências e emoções construindo seus sentimentos, incluindo a sexualidade.A sequência correta é
A ênfase de Vygotski na função do social aponta para a importância das experiências coletivas na vida da criança. Quando, no entanto, a integração ou inclusão social da criança com deficiência torna-se enfraquecida, prejudica-se o possível desenvolvimento de formas compensatórias das estruturas superiores do pensamento. Educação em Foco: Revista de Educação, Juiz de Fora (MG): Faculdade de Educação/Centro Pedagógico UFJF, v. 4, n. 2. p. 43, 1999.De acordo com o pensamento do autor mencionado no texto, a inclusão social do estudante com necessidades especiais na escola ocorre quando ele
A escola é um local onde os estudantes passam, em média, um terço do dia, sendo comum acidentes acontecerem. Nesse sentido, estudantes, professores e funcionários devem estar preparados para providências emergenciais e práticas de primeiros socorros, assim como para a prevenção de acidentes. Em relação aos aspectos legais e sociais sobre prevenção de acidentes no ambiente escolar, foram feitas as afirmativas a seguir:I. A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.II. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança ferida ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública é passível de pena.III. Foi instituído em 2015, pelo Decreto nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE).IV. Crianças e adolescentes têm a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.Estão corretas
Muitas intoxicações ocorrem pela ingestão de agentes tóxicos, líquidos ou sólidos. O grau de intoxicação varia com a toxicidade da substância e com a dose ingerida. De uma maneira geral, as seguintes substâncias encontram-se entre as que mais frequentemente provocam acidentes tóxicos: alimentos estragados ou que sofreram contaminação química; produtos de limpeza; remédios sedativos e hipnóticos; plantas venenosas; alucinógenos e narcóticos; bebidas alcoólicas; inseticidas, raticidas, formicidas; soda cáustica; derivados de petróleo; ácidos, álcalis, fenóis. Manual de primeiros socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. p. 173 (adaptado).Se a vítima da intoxicação estiver consciente, pode-se provocar vômitos em caso de ingestão de
As principais causas de acidentes com as crianças na escola estão relacionadas à prática de esportes, recreação e mesmo à distribuição dos equipamentos do ambiente escolar (corredores, escadas, rampas, laboratórios, elevadores etc.).Na adoção de condutas preventivas para evitar ou diminuir a ocorrência dos acidentes, o assistente de alunos deve considerar como essencial para o seu trabalho
O uso precoce e o abuso de drogas lícitas e ilícitas costumam ser motivos de preocupação entre profissionais da educação e entre responsáveis dos estudantes. Os danos neuroquímicos e sociais entre crianças e adolescentes já vêm sendo relatados em estudos publicados em revistas científicas e médicas. Por essa razão, a escola precisa refletir e adotar estratégias para lidar com essa realidade.No Brasil, as drogas mais usadas pela população em geral são
Em 2004, o levantamento epidemiológico realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), em estudantes de educação básica, comprovou a presença de psicotrópicos nas escolas e uma tendência de iniciação precoce, na faixa etária de 10-12 anos.GALDURÓZ, J.C.F. et al. V Levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2004.O ato de prevenir o uso de drogas nas escolas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária, o objetivo é
Nas escolas, existem regras aplicadas ao cotidiano, sobretudo aos alunos. Entre as regras internas, as que mais suscitam reações variadas são as que se relacionam com a observância do horário das aulas, o uso do uniforme, a identificação e as práticas permitidas ou proibidas no espaço escolar. Na maioria das escolas, existem regras diferentes referentes a esses aspectos, não existindo consenso entre os diversos atores que convivem na comunidade escolar em relação a elas.ABRAMOVAY, M. et al. Violência nas escolas: versão resumida. Brasília: Unesco Brasil, Rede Pitágoras, Instituto Ayrton Senna, Unaids, Banco Mundial, Usaid, Fundação Ford, Consed, Undine, 2003. p. 34.Uma estratégia que pode ser adotada pela escola para evitar os conflitos relativos à observância das regras é a
Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. Assim, todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito (CHRISPINO; CHRISPINO, 2004). E, se o conflito é inevitável, torna-se muito importante aprender o ofício da mediação de conflitos para que esta técnica seja aprimorada e sirva de auxílio nas situações do ambiente escolar.CHRISPINO, A. Mediação de conflitos: cabe à escola tornar-se competente para promover transformações. Revista do Professor, Porto Alegre, ano 20, n. 79, p. 45-48, jul./set. 2004. CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio....Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir: I. Consideramos mediação de conflito o procedimento no qual os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador –, colocam as questões com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.II. A prática da mediação de conflitos desenvolvida na escola tem sido uma ótima ferramenta para ajudar na pacificação e democratização escolar, bem como fortalecer os estudantes para que desenvolvam com mais facilidade as competências socioemocionais, como evidencia a Base Nacional Comum Curricular.III. No processo de mediação, o mediador deve intervir, interpretar, julgar e emitir opinião, ou seja, atuar como árbitro.IV. A mediação de conflitos é uma prática importante para firmar a cultura de paz, diminuir a violência e na administração de problemas de forma pacífica.Estão corretas
O álcool é um produto que apresenta água em sua constituição, porém tem um poder de evaporação muito rápido. O poder bactericida do álcool pode ser melhorado se aumentarmos seu tempo de contato com as superfícies em situações que envolvam desinfecção, sem diluir ao ponto de perder a concentração alcóolica bactericida. Segundo Silva Jr. (2014), o melhor poder bactericida do álcool foi obtido com o álcool (etanol) a 70%.Para o preparo de 2 litros de álcool a 70% a partir do álcool comercial (92,8º GL), as quantidades de etanol e água, em mL, devem ser respectivamente
A higiene dos vegetais é muito importante e se caracteriza pelos processos nos quais eles se tornam higiênica e sanitariamente adequados para o consumo, envolvendo técnicas e produtos para limpeza e desinfecção desses vegetais.No processo de higienização dos vegetais, a imersão em solução clorada com concentração entre 100 e 200 ppm será por
O Ponto Critico de Controle (PCC) é uma operação em que uma medida de controle preventivo pode ser exercida para eliminar (PCCe), prevenir (PCCp) ou reduzir (PCCr) um perigo ou vários.A esse respeito, é INCORRETO afirmar que
A RDC 216/04, para efeito da regulamentação de Boas Práticas para Serviço de Alimentação, apresenta diversos conceitos, dentre eles:1 – Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas 2 – Antissepsia 3 – Higienização 4 – Limpeza 5 – Boas PráticasUtilizando-se da numeração acima, faça a correspondência entre o conceito e a definição presente na Resolução:( ) Operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção. ( ) Sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento. ( ) Operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades. ( ) Operação que visa à redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico após a lavagem e secagem das mãos. ( ) Procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.A sequência correta é
O binômio tempo-temperatura consiste nos dois fatores de maior interesse para o controle, eliminação ou diminuição do número de microrganismos durante todas as etapas do processo de pré-preparo a distribuição dos alimentos. Para utilização desse controle, deve-se conhecer as características dos microrganismos quanto a temperaturas ideais e resistência ao calor, entre outros.Para eliminação dos microrganismos patogênicos não esporulados, a relação tempo e temperatura ideal é de
Recuperar senha