(1,0)
De acordo com a Portaria SAR n° 60, de 10 de outubro de 2016, que estabelece o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC), assinale a alternativa correta.
A Doença de Aujeszky (DA) causa transtornos nervosos em suídeos lactentes, respiratórios em adultos e problemas reprodutivos em fêmeas gestantes.
Sobre a vacinação dos suídeos contra Doença de Aujeszky, é correto afirmar:
Segundo a Instrução Normativa 25, de 19 de julho de 2016, ficam declarados como livres de Peste Suína Clássica (PSC) 16 Unidades Federativas e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas.
Assinale a alternativa em que constam apenas as Unidades Federativas livres de PSC.
Quanto aos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais, definidos pelas Instrução Normativa n° 56, de 4 de dezembro de 2007, e Instrução Normativa n° 36, de 6 de dezembro de 2012, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que constam apenas doenças de notificação obrigatória de animais aquá- ticos ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), segundo a Portaria MPA n° 19, de 4 de fevereiro de 2015.
A infecção clínica nos suínos varia de um rebanho para outro. Em alguns casos, a infecção ocorre subclinicamente, embora os animais possam exibir uma febre que dura alguns dias. Em outros, a infecção produz sintomas como aborto e nascimento de leitões fracos. Também se observou crescimento retardado de leitões, icterícia, hemoglobinúria, convulsões e distúrbios gastrintestinais. Às vezes, a meningite e a sintomatologia nervosa estão presentes. O aborto geralmente ocorre entre 15 e 30 dias após a infecção. Os principais sorovares que causam abortos ou leitões mortos são pomona, tarassovi e canicola. A infecção que ocorre durante o último terço da gravidez é a mais crítica na interrupção da gestação.
Assinale a alternativa que está se referindo corretamente à doença descrita no trecho.
As doenças listadas na Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal. A notificação da suspeita ou ocorrência dessas doença é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal.
Assinale a alternativa que contém apenas doenças de notificação IMEDIATA de qualquer caso SUSPEITO.
De acordo com os objetivos da Instrução Normativa n° 46, de 6 de outubro de 2011, quanto aos aspectos ambientais, os sistemas orgânicos de produção devem buscar:
O Programa Nacional de Controle HigiênicoSanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), instituído pela Instrução Normativa Interministerial n° 7, de 8 de maio de 2012, foi elaborado para monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano, como ostras, berbigões, vieiras e mexilhões.
O monitoramento de ..(1).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da estimativa da densidade média de ..(2).. em 100 gramas da parte comestível dos moluscos bivalves (NMP/100g), utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.
O monitoramento de ..(3).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da quantificação de ..(4).. em 1 quilograma (kg) da parte comestível dos moluscos bivalves, utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A doença geralmente ocorre quando fatores de estresse estão envolvidos. O sorotipo dublin, adaptado aos bovinos, tem distribuição geográfica focal. No bovino adulto, a doença começa com febre alta e o aparecimento de coágulos sanguíneos nas fezes, seguido de diarreia profusa e, em seguida, ocorre uma queda na temperatura corporal normal. Os sinais de dor abdominal são muito pronunciados. O aborto é comum. A doença pode ser fatal dentro de alguns dias ou o animal pode se recuperar, tornando-se muitas vezes um portador e novos casos aparecem. Os bezerros são mais suscetíveis que os adultos, e neles a infecção dá origem a verdadeiros surtos epidêmicos, muitas vezes com elevada mortalidade. Septicemia e morte são frequentes em recém-nascidos. O estado portador é menos frequente entre os animais jovens e ocorre principalmente em bovinos adultos. A infecção é quase sempre espalhada pelas fezes de uma vaca que está eliminando o agente, mas também pode ser originária do leite.
A atuação do psicólogo em organizações e no trabalho implica considerar diferentes níveis de análise. Analise o texto abaixo:A contribuição da Psicologia para a compreensão dos fenômenos envolve o exame de como processos (atitudes, crenças, valores, percepções, construção de significados, emoções, etc.), apoiados na diversidade , articulam-se e de que modo, a partir dessa articulação, emergem os processos (estruturas, cultura, poder, políticas, etc.), os quais, por sua vez, constituem o que configura, limita e afeta os próprios processos .Zanelli e Bastos, 2004.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Mormo é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Burkholderia mallei. Pode apresentar-se na forma aguda ou crônica, sendo que a primeira é mais comum em asininos e muares e a forma crônica acomete mais os equinos.Em relação ao diagnóstico de mormo, analise as afirmativas abaixo:1. A prova de Fixação de Complemento poderá ser realizada, exclusivamente, em laboratório oficial. 2. O resultado positivo da prova de Fixação de Complemento deverá ser encaminhado imediatamente ao médico veterinário requisitante ou ao proprietário do animal. 3. O resultado negativo da prova de Fixação de Complemento terá validade de 180 dias para animais procedentes de propriedades monitoradas e de 60 dias nos demais casos. 4. A coleta de material para exame de mormo, para qualquer fim, será realizada por médico veterinário oficial ou cadastrado. 5. O teste da maleína será realizado através da aplicação de PPD maleína na dose de 0,1 ml por via intradérmica, na pálpebra inferior de um dos olhos do animal, e o procedimento de leitura deverá ser realizado 72 horas após a aplicação.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a Anemia Infecciosa Equina (AIE), é correto afirmar:
Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca, é uma enfermidade degenerativa fatal e transmissível do sistema nervoso central de bovinos.Assinale a alternativa correta em relação à Encefalopatia Espongiforme Bovina.
De acordo com o Decreto Estadual nº 3527, de 15 de dezembro de 1998, são consideradas medidas específicas de Defesa Sanitária Animal:
Recuperar senha