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As construções frasais da Libras podem respeitar diferentes ordens gramaticais e trazem na sua construção a noção de tempo: passado, presente, futuro. Considere a frase “O irmão dela vendeu o carro” para assinalar a alternativa que dispõe a mesma em Libras:
O bilinguismo, enquanto paradigma atual na educação de alunos surdos, é muito discutido e possui grande referencial teórico. Para esses referenciais uma escola bilíngue é aquela que garante as Línguas 1 e 2. Quanto à compreensão do bilinguismo na escola: Assinale a alternativa que explana corretamente.
A legislação que dispõe sobre a Libras, estabelece que “As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares […]” (BRASIL, 2002, ART. 14). Considerando a legislação e tendo em mente o conceito de acessibilidade, leia as afirmativas a seguir para analisar o papel das instituições federais: I. Promover cursos de formação de professores para o ensino de Libras, tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. II. Ofertar, desde o Ensino Fundamental I o ensino de Libras e Língua Portuguesa. III. Prover a escola com: professor ou instrutor de Libras, tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas, e professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos. IV. Garantir que os mecanismos de avaliação sejam os mesmos de todos os alunos, surdos e ouvintes, sem considerações diferentes na correção das provas, com vistas à garantir a igualdade e a inclusão dos alunos surdos. Assinale a alternativa correta.
A comunidade surda é reconhecida por sua força e luta por direitos de uma educação de qualidade com vistas à sua inclusão social, cultural, no mercado de trabalho e assim por diante. Essas lutas, ao longo das décadas, resultaram em direitos nesses diferentes âmbitos, estando, dessa forma, representada na legislação vigente. Assinale a alternativa correta que dispõe acerca de um desses direitos conquistados.
Quanto a Internet, Intranet e Extranet e seus principais protocolos, analise as afirmativas abaixo, dê valoresVerdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):( ) a Extranet é tipicamente utilizada por fornecedores, parceiros e clientes. ( ) tanto a Internet como a Intranet e a Extranet utilizam o protocolo TCP/IP.
As frases abaixo estão escritas respeitando a gramática da Língua Portuguesa e da Libras. Faça a leitura das frases e assinale a alternativa que elabora a construção frasal INCORRETA.
A legislação brasileira garante diversos direitos às pessoas com deficiência, tanto no âmbito educacional quanto social. Nesse sentido, a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002 dispõe sobre a Libras e dá outras providências, tornando-se documento essencial para garantia de políticas públicas às pessoas surdas. Segundo esse documento normativo, assinale a alternativa correta:
O sistema pronominal da Libras respeita determinadas regras. Leia as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A Libras conta com pronomes pessoais: no singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo CM[G], o que diferencia uma das outras é a orientação das mãos. ( ) No discurso dual a mão fca com o formato de dois, CM [K] ou [V]; no trial: a mão assume o formato de três, CM [W]; e no quatrial: o formato será de quatro, CM [54]; ( ) No plural existem dois sinais: sinal composto (pessoa do discurso no singular + grupo), configuração da mão [Gd] fazendo um círculo (nós). ( ) Quando o sujeito é oculto o pronome é sempre disposto no singular CM [U]. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
O profissional intérprete de Libras poderá realizar a interpretação da língua sinalizada para falada bem como o contrário, da falada para a sinalizada. Esse processo de interpretação exige preceitos éticos para que a ação seja realizada de forma a respeitar o conteúdo e a intencionalidade do que está sendo interpretado. Valendo-se do exemplo de uma palestra proferida em Português e interpretada em Libras, leia as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) O intérprete de Libras deve ser parcial frente ao tema interpretado na palestra, tratando de garantir a emissão de sua opinião ou parecer. ( ) É fundamental que o intérprete seja fel à interpretação com vistas à transmissão clara do tema abordado, sem adicionar ou suprimir qualquer tipo de informação ou conteúdo. ( ) O objetivo principal do intérprete é que o interlocutor possa compreender o que está sendo proferido na palestra e, portanto, esse profissional precisa lançar mão de quaisquer estratégias de interpretação, inclusive emitindo a sua compreensão particular de determinado assunto. ( ) O intérprete de Libras deve se manter imparcial frente ao tema interpretado na palestra, inclusive se o palestrante estiver divulgando informações errôneas. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:
A Libras, como qualquer língua, conta com regras e estrutura gramatical. Leia as construções frasais abaixo. I. PEDRO AMAR CHOCOLATE II. DANÇA CRISTINA GOSTAR III. PAOLO MÚSICA TOCAR IV. FAZER COMIDA HOMEM Quanto às frases elaboradas, assinale a alternativa correta.
A Lei 12.219 de 2010 regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de Libras, estabelecendo a importância do rigor técnico, dos valores inerentes e do respeito à cultura surda. No que diz respeito às atribuições desse profissional, leia as afirmativas a seguir: I. efetuar comunicação apenas entre surdos e ouvintes, este é seu público-alvo e não outros; II. interpretar, em Libras - Língua Portuguesa, as atividades desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a tornar conteúdos curriculares acessíveis; III. atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; IV. é vetado ao intérprete prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. Assinale a alternativa correta:
A educação inclusiva é um direito estabelecido em diversos documentos legais, desde a Constituição Federal Brasileira de 1988, até a Lei Brasileira da Inclusão de 2015. Entre esses dois documentos legais, muitas outras normativas foram elaboradas, como o Decreto 7.611 de 2011 que estabelece o papel do atendimento educacional especializado (AEE), serviço da educação especial que atende um público-alvo específico. Quanto ao público-alvo do AEE e respectivas atribuições frente aos alunos surdos, assinale a alternativa correta.
A história da educação das pessoas surdas passou por diferentes paradigmas ao longo dos séculos, até se configurar na forma garantida por lei atualmente. Cada paradigma compreendeu um método de ensino, sendo as abordagens principais o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo. Quanto a essas abordagens, assinale a alternativa correta.
A Libras é uma língua e, portanto, possui características próprias. Considerando a frase: “Ela viajar Rio quando-passado”, assinale a alternativa correta que a traduz para a Língua portuguesa:
O documento “O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa” desenvolvido pelo Ministério da Educação em 2004 aponta para os equívocos que ocorrem comumente nas escolas por não estarem claras as atribuições, competências e responsabilidades desse profissional. Quanto aos equívocos na atuação do tradutor e intérprete de Libras no seu trabalho em unidades escolares, considere: I. Compreende-se que o intérprete de Libras é também professor da sala de aula, dessa forma os alunos podem dirigir-se a ele para sanarem suas dúvidas e realizarem discussões sobre o tema abordado durante a aula. II. O intérprete é responsável pelo planejamento de aula bem como pela avaliação dos alunos surdos atendidos. III. O intérprete deve ser intermediador entre os alunos surdos e o professor regente, não lhe cabendo atuação pedagógica e avaliativa desses alunos. IV. Ser responsável por atividades no contraturno escolar ministrando aulas de reforço para os alunos surdos. Destas afirmativas estão corretas:
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