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A questão tomou por base o trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico. As condições contemporâneas de uma sociedade de aprendizagem apresentam-nos novos desafios para as investigações acerca dos processos de formação humana. Enquanto o século XVIII impulsionou-nos aos limites de um modelo de educação alicerçado nas instituições escolares, tão bem descrito nos diferentes regimes disciplinares, a contemporaneidade posiciona-nos na direção de inúmeros deslocamentos. Para além de superar as metanarrativas de uma educação multidimensional, nosso tempo assiste a uma multiplicação dos espaços educativos. Os divulgadores da nova pedagogia, arautos de um mundo globalizado e em conexões permanentes, provocam-nos a pensar desde as condições de uma educação que se dá em todos os espaços: nas cidades, nas mídias, nas políticas ambientais, no consumo, nas escolas e nas diferentes arenas democráticas contemporâneas. Fonte: http://www.upf.br/seer/index.p... disciplinares / contemporaneidade / deslocamentos / metanarrativas / multidimensional / globalizadoAs seis palavras transcritas do texto têm, do ponto de vista da estrutura mórfica, alguma semelhança?
A questão tomou por base o trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico. As condições contemporâneas de uma sociedade de aprendizagem apresentam-nos novos desafios para as investigações acerca dos processos de formação humana. Enquanto o século XVIII impulsionou-nos aos limites de um modelo de educação alicerçado nas instituições escolares, tão bem descrito nos diferentes regimes disciplinares, a contemporaneidade posiciona-nos na direção de inúmeros deslocamentos. Para além de superar as metanarrativas de uma educação multidimensional, nosso tempo assiste a uma multiplicação dos espaços educativos. Os divulgadores da nova pedagogia, arautos de um mundo globalizado e em conexões permanentes, provocam-nos a pensar desde as condições de uma educação que se dá em todos os espaços: nas cidades, nas mídias, nas políticas ambientais, no consumo, nas escolas e nas diferentes arenas democráticas contemporâneas. Fonte: http://www.upf.br/seer/index.p...O texto defende a ideia de que os divulgadores da nova pedagogia são ________________ da ideia de um mundo globalizado e em conexões permanentes.A palavra que preenche coerentemente a lacuna, de acordo com o texto, é
“Superando a dinâmica de um modelo formativo que fragmenta teoria e prática, surgem na década de 80 novos conceitos que ultrapassam as concepções fragmentárias, exclusivas, maniqueístas ou polarizadoras de formação, delineia-se outro tipo de formação, pontuando como eixo central a pesquisa-ação, valorizando o conhecimento do professor e, em um processo interativo e reflexivo, contribuindo para a compreensão da relação entre teoria e prática a partir do próprio fazer docente.”Nesse período, extraído de um artigo acadêmico disponível na internet, há exatas quantas orações?
O computador da faculdade foi infectado por um vírus que fez com que o texto do estudante começasse assim: “No Brasil, as pessoas não exitam mas em escrever testos ofencivos. Por hora, parece não haver exceção nem impecilho para que proficionais de nível superior hajam assim. Talvez a espontaniedade de muitos possa explicar isso. Espera-se que essa compulsão seja amenisada um dia.”Após a “limpeza” do vírus, o texto pôde ser entregue ao professor sem nenhum erro. O total contabilizado mostrou a correção de
Na praça da minha cidade havia um monumento que parecia um disco voador. Depois de alguns meses, quando as pessoas marcavam encontro na praça, diziam: “A gente fica esperando você no disco voador”. Esse tipo de figura de linguagem se denomina
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.Os termos “nas casinhas que vira na revista"(l.8)e “a" , em "eu a quero" (l. 11), complementam ações verbais.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.O“que",em “que não sei desenhar" (l.21),“que não sei fazer versos" (l.22),“que não tenho crença" (l.23) e“que são apenas minhas" (l.24), representa uma forma pronominal que recupera o mesmo referente.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.No texto, “alegres barracas de cimento"(l. 17) constitui uma metáfora da casa moderna.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.A substituição da preposição “de" pelo vocábulo por, no fragmento “Pode haver uma janela alta de onde eu veja o céu e o mar"(l. 14), resulta em outro significado para o contexto frasal.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.O período “Um amigo meu quis reformar seu apartamento e chamou um arquiteto novo. "(l. 4) admite, sem alterar a semântica do contexto, ser reestruturado como Meu amigo quis reformar seu apartamento e chamou um novo arquiteto.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.No penúltimo parágrafo, os recursos de linguagem utilizados pelo enunciador estão adequados ao tom lírico da narrativa.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.O enunciador do discurso conduz a sua narrativa priorizando uma linguagem referencial e precisa.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.A crônica em estudo apresenta como ideia central a oposição entre a exposição, fruto da arquitetura moderna, e a privacidade das velhas casas.
Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.No contexto onde se encontram, os termos “de coisas "(l.9) e “em coisas" (l.10) exercem a mesma função sintática.
Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.Em“Navegamos nas diferentes esferas que compõem a vida de forma fragmentária e superficial,e não como totalidade articulada." (l.19-20),o termo em negrito tem valor adversativo.
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