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A outra novidade apresentada pela CF de 1988 que acrescentou importante significado para a gestão pública foi a criação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Seu conteúdo está estabelecido em dispositivos da Constituição e, entre outros aspectos, o modelo orçamentário disciplina os seguintes assuntos, EXCETO
Uma das principais novidades da nova carta constitucional de 1988 foi a criação do Plano Plurianual (PPA), que se constituiu no resumo dos esforços de planejamento de toda a administração pública e contribuiu para a preparação dos demais planos e programas de governo, bem como do próprio orçamento anual. Pode-se, então, afirmar que, de acordo com a Constituição Federal (CF) de 1988, NÃO é característica do PPA tratar sobre
Segundo Giacomoni (2009, p. 63), “desde seus primórdios, a instituição orçamentária foi cercada de uma série de regras com a finalidade de aumentar-lhe a consistência no cumprimento de sua principal finalidade: auxiliar o controle parlamentar sobre os Executivos”. Assim, os princípios orçamentários vem sendo ajustados de acordo com as mudanças no universo econômico-financeiro do Estado Moderno. Marque, abaixo, a opção que NÃO apresenta a definição correta do princípio orçamentário em itálico:
Quando a organização tem uma grande quantidade de projetos para executar, é necessário criar uma unidade específica que cuide da criação, acompanhamento e análise dos projetos. Essa unidade é chamada de Project Management Office ou Escritório de Gerenciamento de Projetos-EGP, que é responsável pelo cumprimento de algumas atribuições, EXCETO
Nas organizações, os projetos podem ser classificados em estratégicos, operacionais, emergenciais ou compulsórios, dependendo da motivação para a sua realização. Assim, os projetos operacionais são aqueles realizados em atenção à(s) necessidade(s)
O processo de controle consiste no acompanhamento de alguma ação que está sendo executada comparando-a com a ideia inicial. Com esse objetivo, podem ser utilizadas várias ferramentas que se complementam dando maior precisão à análise realizada. Marque a opção que NÃO apresenta uma ferramenta utilizada no processo de controle de projetos:
Analise as afirmações abaixo: I. O data warehouse é um banco de dados que registra dados correntes e históricos que podem ser de interesse para os tomadores de decisão da empresa, consolidando e padronizando as informações enviadas por toda a empresa; II. O processamento analítico on-line (OLAP) permite uma análise multidimensional de dados, ou seja, os usuários podem ter diferentes ângulos de visão dos mesmos dados; III. A Web está sendo muito utilizada pelas empresas para disponibilizar algumas informações do seu banco de dados interno a clientes e parceiros. Através do site da empresa, os clientes podem acessar o catálogo de produtos ou fazer um pedido e, a empresa, por sua vez, pode usar a Web para verificar a disponibilidade daquele produto no estoque de seu fornecedor; IV. Toda empresa necessita de uma política de informação que irá estabelecer as regras sobre como os dados serão compartilhados, disseminados, adquiridos, padronizados, classificados e inventariados; V. O data cleasing consiste em atividades para a descoberta de dados corporativos ocultos em grandes bancos de dados que não podem ser obtidos através do OLAP. Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações VERDADEIRAS sobre o banco de dados:
Segundo O’Brien (2004, p. 7), a definição de sistema abrange “[...] um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado”. Os sistemas estão presentes em toda forma de organização e apresentam algumas características: entrada, processamento, saída, feedback e controle. Com base nisso, marque a opção que apresenta um elemento de entrada, processamento e saída, respectivamente:
Os dados são recursos de grande importância para a sobrevivência das organizações, capazes de garantir o sucesso ou o fracasso das mesmas. Por isso, precisam ser bem gerenciados pelos profissionais das organizações. Assim, os pacotes de sistemas de gerenciamento de bancos de dados se apresentam sob a forma de estruturas específicas de dados projetadas, com o objetivo de fornecer aos usuários finais uma resposta rápida e precisa. Portanto, em relação aos cinco modelos de estruturas de banco de dados, a única opção que NÃO corresponde a uma estrutura de banco de dados é a
As teorias motivacionais foram desenvolvidas tendo como eixo central a preocupação com as necessidades humanas. Cada teoria criada tem suas particularidades e embora apresentem pontos de vista diferentes, todas procuram explicar o comportamento humano no trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando a teoria motivacional às suas características:(1) Teoria de Maslow (2) Teoria de Herzeberg (3) Teoria de McClelland (4) Teoria da expectativa (5) Teoria da equidade ( ) São dois os fatores que explicam o comportamento humano no trabalho: um está localizado no ambiente de trabalho, e o outro diz respeito aos sentimentos de auto-realização e reconhecimento. ( ) As necessidades são adquiridas socialmente, não nascemos com elas. ( ) As pessoas se sentem mais ou menos motivadas à medida em que percebem a presença da justiça e da igualdade nas relações de trabalho. ( ) As necessidades estão organizadas hierarquicamente, no entanto, a satisfação de uma necessidade no nível mais alto da hierarquia não evita que uma necessidade no nível mais baixo volte a incomodar. ( ) Relaciona desempenho com recompensa.Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Compete exclusivamente ao Consuni – Conselho Universitário da UFOB – a apreciação da proposta de modificação do Estatuto da UFOB, mediante aprovação da maioria absoluta dos seus membros, reunidos em sessão especial, convocada extraordinariamente para esse fim.
As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.
A capacidade de compreender a natureza e as motivações das emoções dos outros, avaliando as situações a partir da perspectiva alheia, contribui favoravelmente ao ambiente de trabalho.
As reclamações e as sugestões dos clientes, consumidores ou cidadãos podem ser consideradas exemplos de comunicação descendente.
Os regulamentos e os manuais podem ser considerados exemplos de comunicação ascendente.
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