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Cargo: Técnico em Comunicação Social x
#103044
Concurso
AGU
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Técnico em Comunicação Social
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(1,0)

Aos servidores públicos, a Constituição Federal assegura um regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Nesse cenário, assinale a alternativa que apresente o tempo mínimo de efetivo exercício, no serviço público, para a servidora pública se aposentar voluntariamente.

#103043
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(1,0)

O Capítulo II do Código de Ética dos jornalistas brasileiros trata da conduta profissional do jornalista. Os artigos 3º, 4º e 5º, mencionados no referido Capítulo, trazem orientações relativas ao exercício da profissão de jornalista, como:

I. uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado a esse Código de Ética;

II. um compromisso fundamental do jornalista com o relato dos fatos, independente da fonte, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela divulgação, independente se a apuração é precisa e/ou verdadeira;

III. ser direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte;

IV. uma atividade de natureza social, tendo como premissa a divulgação dos fatos, independente de seguir ou não o Código de Ética profissional.

Analise os itens acima e assinale

#103042
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(1,0)

Nem só de release “vive uma assessoria de imprensa”, diz Maffei (2008, p. 79), pois o excesso de textos enviados aos jornalistas pode gerar sentimentos negativos contra os assessores. Portanto, tem-se que o melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa está na construção de relacionamentos éticos e sólidos com os jornalistas. Em relação às atividades que permeiam um relacionamento sadio entre assessores e jornalistas (redatores de veículos de comunicação), é correto afirmar que

#103041
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(1,0)

Ao redigir um texto jornalístico, o jornalista deve, de acordo com o Capítulo III do Código de Ética da Fenaj (2014), fazer uso das responsabilidades que são devidas ao profissional. Portanto, o jornalista não pode

#103039
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(1,0)

De acordo com Zanotti (1999, p. 45), a produção de um título de matéria jornalística deve ser encarada, pelos profissionais de jornalismo, como algo mais nobre que a simples aplicação de algumas regras básicas. Segundo o autor, é “o instante em que o jornalista sintetiza em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor”. Ou seja, o momento de criar um título necessita de uma boa dose de inspiração aliada ao conhecimento de algumas regras básicas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

#103038
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(1,0)

A atuação do profissional da comunicação está alicerçada, entre outras, nas áreas social e educativa, buscando sempre tornar visível sua capacidade em mediar a relação transmissiva do conhecimento e de demais aspectos pertinentes. São enfocadas, ainda, a relevância e a consistência do comunicador na produção do conhecimento, meio que consiste na possibilidade educativa, alicerçada na língua portuguesa, requerendo do profissional um aprimoramento linguístico que é propiciado pelo conhecimento letrado. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

#103036
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(1,0)

De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira (1993), os empresários da Radiodifusão Brasileira, congregados na Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), possuem responsabilidades perante o público e o Governo, sendo responsáveis pela execução dos serviços de que são concessionários ou permissionários, para transmitir apenas o entretenimento sadio e as informações corretas espelhando os valores espirituais e artísticos que contribuem para a formação da vida e do caráter do povo brasileiro. O capítulo IV do referido Código se volta aos programas noticiosos, em que as emissoras podem transmitir notícias provenientes de fontes fidedignas, não sendo, entretanto, por elas responsáveis. Nesse sentido, em relação aos critérios a serem observados em noticiários, assinale a alternativa correta.

#103034
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(1,0)

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinado pelas organizações Associação Brasileira das Agências de Propaganda, Associação Brasileira de Anunciantes, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e pela Associação Nacional de Editores de Revistas, trata – entre outras questões – da respeitabilidade em relação à sociedade como um todo. Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo de anúncios elaborados pelas Agências de Publicidade.

    #103032
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    (1,0)

    O artigo a ser publicado em veículos de comunicação objetiva desenvolver uma ideia, comentar um assunto a partir de uma fundamentação, abordar questões teóricas, políticas, mercadológicas, institucionais, fatos ou revelar a posição dos dirigentes ou pesquisadores sobre um tema específico. Duarte (1998, p. 14) recomenda: “Evite erudição, citações bibliográficas, nomes ou termos científicos. Prefira palavras de uso comum. Entre duas palavras, escolha a mais comum. Entre duas comuns, use a menor. Veículos de comunicação de massa não são ideais para apresentar teorias e descrições complexas (...)”.Considerando um artigo para um veículo específico, assinale a alternativa correta.

    #103030
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    (1,0)

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997 – mais conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT), sendo a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil. De acordo com o planejamento estratégico da Anatel para o período 2015 a 2024, sua missão é