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Cargo: Técnico Administrativo Educacional x
#141746
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
Cargo
Técnico Administrativo Educacional
Banca
COPESE-UFT
Matéria
Administração Geral
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(1,0)

Identifique dentre as alternativas a que NÃO corresponde a ação na função controle do processo administrativo:

#141745
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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Técnico Administrativo Educacional
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COPESE-UFT
Matéria
Administração Geral
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(1,0)

Sobre o tema Organização, Sistemas e Métodos assinale a alternativa que apresenta um conceito INCORRETO:

#141744
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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Técnico Administrativo Educacional
Banca
COPESE-UFT
Matéria
Administração Geral
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(1,0)

A partir da abordagem da Gestão da Qualidade, são considerados stakeholders de uma organização:

I. Colaboradores;
II. Concorrentes;
III. Agências reguladoras;
IV. Fornecedores.

Marque a alternativa CORRETA:

#141743
Concurso
Prefeitura de Palmas-TO
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Técnico Administrativo Educacional
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COPESE-UFT
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Administração Geral
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(1,0)

Analise as assertivas relativamente à classificação do desempenho dos processos empresariais:

I. Eficácia é a capacidade de realizar determinada ação com melhor aproveitamento dos recursos disponíveis;
II. Efetividade é a capacidade de realizar determinada ação de maneira a atingir os objetivos da organização de forma social e ambientalmente correta;
III. Eficiência é a capacidade de realizar determinada ação de maneira a atingir os objetivos da organização;

Marque a alternativa CORRETA:

#101192
Concurso
SEDUC-MT
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Técnico Administrativo Educacional
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IBFC
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Matérias Diversas
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(1,0)

Assinale a alternativa correta no que se refere ao emprego das Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República.

#101191
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SEDUC-MT
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Técnico Administrativo Educacional
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(1,0)

Segundo as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República no que tange à comunicação denominada Correio Eletrônico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e rapidez, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

II. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, a aplicação das normas referentes à comunicação oficial não é mandatória.

III. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text.

IV. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

V. Todo correio eletrônico emitido por órgão público tem valor documental, independentemente da existência de certificação digital. É de responsabilidade do servidor municipal, estadual e federal enviar mensagens oficiais apenas de interesse público.

Estão corretas as afirmativas:

#101190
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SEDUC-MT
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Técnico Administrativo Educacional
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(1,0)

Segundo as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República, “a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial.” Para ela concorrem, exceto:

#101189
Concurso
SEDUC-MT
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Técnico Administrativo Educacional
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(1,0)

De acordo com as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República “A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. (...) No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público. O que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica. O destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.” Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

I. Da adequação do texto à norma culta da língua portuguesa, pois em se tratando de Chefes de Seção, as observações e impressões pessoais de quem comunica não tem como serem evitadas.

II. Da redação oficial que deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.

III. Da concisão, clareza, objetividade e formalidade presentes na redação oficial.

Estão corretas as afirmativas:

#101188
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SEDUC-MT
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Técnico Administrativo Educacional
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(1,0)

De acordo com Chauí, 1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Perguntar pela utilidade da Filosofia geralmente esconde ou supõe uma resposta irônica, conhecida de muitos estudantes: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Em outras palavras: “A Filosofia não serve para nada”.

II. Chama-se, por isso, de “filósofo” alguém distraído, que está com a cabeça no mundo da lua, pensando e falando coisas que ninguém consegue entender e que são totalmente inúteis.

III. A pergunta “para que Filosofia?” tem, contudo, sua razão de ser e nada a ver com a cultura e o tipo de sociedade em que vivemos.

IV. Estamos numa sociedade em que só se considera como legítimo, com direito a existir, aquilo que tiver alguma finalidade prática bem visível e de utilidade imediata.

V. É compreensível que ninguém pergunte: para que as Ciências? Todos imaginam “ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade”.

Estão corretas as afirmativas:

#101187
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SEDUC-MT
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Técnico Administrativo Educacional
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(1,0)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“ A s __________ com o seu viés dogmático missionário muitas vezes apenas sofisticam o processo quando tentam exorcizar os problemas da humanidade com implantes doutrinários e falsa mística. A arte, por sua vez, parece perder-se definhando na satisfação de se ver reconhecida como atividade meramente contestatória de algumas facetas da sociedade, ou como recurso pedagógico em favor da continuidade de modelos educacionais e sociais, a respeito dos quais infelizmente não se sente obrigatoriamente encorajada a assumir alguma postura mais reflexiva”.

#101186
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(1,0)

Assinale a alternativa correta sobre Filosofia e Ensino.

    #101185
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    SEDUC-MT
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    Técnico Administrativo Educacional
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    (1,0)

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

    “O conceito d e _______ pode ser pensado a partir de inúmeras perspectivas. Alguns filósofos encetaram uma discussão profunda e até mesmo radical sobre o problema, no sentido de buscar saber se somos ou podemos ser _______ou se a_________ seria apenas uma ilusão”.

    A sequência correta é:

    #101184
    Concurso
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    (1,0)

    Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Para ser moral um ato deve ser livre, consciente, intencional e responsável. Isso cria um compromisso de reciprocidade e compromisso com a comunidade.

    II. O sujeito, assim, não deve saber o que e por que faz, não deve ser coagido ou obrigado a fazer algo e, além disso, deve assumir a autoria do seu ato, reconhecendo-o como seu e respondendo pelas consequências de sua ação.

    III. A responsabilidade, assim entendida, acaba criando um dever: a obrigatoriedade, o que implica a interiorização da norma, na autoimposição do seu cumprimento.

    IV. Apesar de parecer paradoxal, o cumprimento da norma é coercitivo, mas é sinônimo de liberdade.

    V. Por isso, nem mesmo a desobediência - o que determina o caráter moral ou imoral do ato - pode ser excluída, pois justamente por ser livre é que o sujeito pode transgredir a norma, mesmo aquela por ele escolhida.

    Estão corretas as afirmativas:

    #101183
    Concurso
    SEDUC-MT
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    (1,0)

    Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

    ( ) A vida coletiva só foi possível porque o ser humano passou a estabelecer regras a fim de organizar as relações entre os indivíduos. Sem estas normas seria impossível a convivência em grupo.

    ( ) Segundo o antropólogo Lévi-Strauss (2000), a passagem da natureza à cultura foi produzida pela instauração da lei, pela proibição do incesto, mediante a qual se estabeleceram as relações de parentesco e de aliança e o mundo humano, simbólico, foi construído.

    ( ) A moral, porém, não é apenas um conjunto de regras impostas aos indivíduos, mas a livre e consciente adesão a elas, razão pela qual um ato só pode ser considerado moral se passar pela aceitação da norma, ou seja, não é verdadeiramente moral o ato que for cumprido ou não mediante ameaça de sanções.

    ( ) Os direitos do homem, tais como em geral têm sido enunciado a partir do século XVIII, estipulam condições mínimas do exercício da moralidade. Por certo, cada um não deixará de aferrar-se à sua moral; deve, entretanto, aprender a conviver com outras, reconhecer a unilateralidade de seu ponto de vista.

    ( ) Desse modo, a moral do bandido e a do ladrão tornam-se repreensíveis do ponto de vista da moralidade pública, pois violam o princípio da tolerância e atingem direitos humanos fundamentais.

    A sequência correta é:

    #101182
    Concurso
    SEDUC-MT
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    fácil

    (1,0)

    Assinale a alternativa correta sobre a forma como se caracteriza inequivocamente a invalidação do ato administrativo.