Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor x
#251177
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que

#251176
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um técnico em assuntos educacionais assessora um projeto de pesquisa que busca analisar os problemas do sistema educacional brasileiro a partir do conceito de sistema numa perspectiva da mudança, do movimento sintético e do entrelaçamento das relações internas e externas. Nesse sentido, é possível que ele considere o sistema a partir do(a)

#251175
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na obra ‘‘Saberes docentes e formação profissional”, Maurice Tardif (2014) discute sobre os saberes que, em seu entender, deveriam alicerçar a formação profissional dos professores e o exercício da docência. Em uma das passagens desse livro, o autor afirma que “pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (p. 36).

Relacione a primeira coluna com a segunda coluna a fim de associar cada um desses saberes ao seu significado.

(1) Saberes experienciais

(2) Saberes curriculares

(3) Saberes disciplinares

(4) Saberes da formação profissional

( ) É o “[...] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36).

( ) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38).

( ) “São saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade [...]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37).

( ) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38).

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

#251174
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As Diretrizes de Formação Continuada para Gestores da SEE-SP foram elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2017). Essa Formação se destina aos servidores que ocupam cargo/função de gestor nesta pasta, sendo que os supervisores de ensino compõem o público-alvo dessas ações. De acordo com as diretrizes, a formação continuada dos gestores do sistema estadual paulista está pautada nos seguintes princípios: Gestão Democrática, Qualificação, Compromisso com a SEE-SP, Equidade, Colaboração, Inovação, Proatividade, Ética, Corresponsabilidade e

#251173
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
Professor
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:

I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.

Estão corretas:

#50506
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Em conformidade com o ECA, complete a lacuna seguinte:


"Nenhuma ______ será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais."

 

 

#50505
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Para efeito do ECA:


I - Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal;


II - São penalmente imputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no ECA.
Podemos afirmar que:

 

#50504
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Assinale a alternativa correta:

#50503
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A brincadeira deve ser utilizada pelo professor apenas para recrear as crianças, não como atividade em si mesma, que não faça parte do plano de aula da escola. De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para o mesmo sua imaginação e, além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

O trecho acima:

 

#50502
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão organizados em ciclos de:

#50501
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Pode-se afirmar que a formação lógica na criança evidencia que há uma passagem da:

#50500
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Leia as afirmativas abaixo da obra "Avaliar para Promover" de Jussara Hoffmann:

I. É o professor quem cria, em sala de aula, o cenário educativo, provendo condições mais ou menos favoráveis, recursos mais ou menos amplos, tempos mais ou menos limitadores de aprendizagem.

II. A otimização do espaço de aprendizagem é, portanto, de natureza avaliativa, pois é compromisso do professor organizar atividades graduais adequadas ao interesse e possibilidades do grupo, bem como prestar ajuda a cada um dos alunos, ajustando suas intervenções aos progressos e obstáculos individuais.

III. A construção do conhecimento é de natureza única e singular, mas ocorre, interativamente, e pela mediação do outro, pela socialização.

Assinale a alternativa correta:

 

#50499
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Segundo a obra "Pedagogia da autonomia":

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo como educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".

Paulo Freire refere-se à:

 

#50498
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Marque a opção incorreta sobre a inclusão:

#50497
Concurso
Prefeitura de São Manuel-SP
Cargo
Professor
Banca
SHDias
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

Delia Lerner ao pesquisar a opinião dos alunos, pais e professores sobre a disciplina de Matemática, constatou que a maior parte dos entrevistados tem medo da disciplina. Mas afinal, para que serve Matemática na visão dos educadores? Delia Lerner em sua obra "A matemática na escola aqui e agora", tentou sintetizar o que pensam. Leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa que corresponde a análise classificada como mais coerente pela autora.