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Segundo Schumpeter (1949), o empreendedor é o indivíduo que desconstrói a ordem econômica já estabelecida pelo desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços por dar origem a novos métodos e técnicas de organização e exploração de novos recursos e materiais. Esse é um dos mais antigos conceitos, porém, para muitos estudiosos, é o que melhor descreve o espírito empreendedor. Com relação a esse conceito dentro das organizações de trabalho, é correto afirmar que o gestor empreendedor é, aquele que
Sabe-se que, com o passar dos anos, a gestão da qualidade nas organizações deixou de ser mera observação e fiscalização de processos e mudou seu foco para o treinamento e desenvolvimento das pessoas, já que a produção de serviços e produtos com qualidade dependem principalmente delas. Assim, várias normas, regras, métodos foram criados; e as pessoas, treinadas para o alcance da tão sonhada qualidade. As normas ISO tiveram papel fundamental para a disseminação dessas regras, técnicas e métodos. Com base nisso, quanto à definição de ISO, é correto afirmar que o termo significa
Segundo Araújo (2006), qualquer gestor pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tornar um bom gestor de pessoas. É o titular (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor, terá de agir estrategicamente. Sempre!O autor contempla, nesse trecho, a funcionalidade da nova perspectiva, surgida em meados do século 20, relacionada ao cargo de gestor de recursos humanos e que agora passa a ser conhecido como gestor de pessoas. Nesse contexto, é de fundamental importância que se considere quais são as estratégias de ação desse gestor, levando em conta os subsistemas e a importância da manutenção do clima organizacional, o qual depende de alguns fatores para a unidade do corpo funcional. Assinale a alternativa que indica esses fatores.
A motivação é intrínseca, ou seja, as pessoas só podem se motivar e não motivar os outros. Nessa perspectiva, o gestor de pessoas tem que desenvolver e coordenar esforços para que seus colaboradores percebam as oportunidades de motivação e ajam a partir delas. Assim, várias teorias surgiram no sentido de identificar como se podem criar essas oportunidades. Uma delas diz que os colaboradores de uma organização buscam primeiro satisfazer suas necessidades mais básicas (de segurança e de higiene, por exemplo) para, em seguida, sentir-se novamente insatisfeito e então se preocupar com outras necessidades. Assinale a alternativa que indica essa teoria ou como é conhecida.
Uma das teorias a respeito de implantação da qualidade é “A trilogia de Juran” (CARDOSO, 2001), que se refere basicamente a três grandes grupos de atividades: melhoria da qualidade, planejamento da qualidade e controle da qualidade. Sabendo-se que o primeiro dos três grandes grupos é a melhoria da qualidade, é correto afirmar que a primeira atividade proposta para que se inicie o processo de implantação da qualidade é
Atualmente, observa-se que, dentro do modelo de gestão de pessoas, muitas perspectivas, informações, métodos e considerações são realizadas para que se convencione um modelo ou processo de tomada de decisões. Existem várias estratégias para esse processo, tais como: aprendizagem organizacional, benchmarking, open-book management e, entre outros, o empowerment. Com relação ao empowerment, assinale a alternativa correta.
Sabe-se que existem competências que são essencialmente da organização e que existem competências naturais dos seres humanos. Sabe-se, também, que as organizações, quando adotam gestão estratégica, identificam quais as competências das pessoas são necessárias para que essas alcancem suas competências essenciais.Assinale a alternativa que apresenta as competências essencias de uma organização.
Assinale a alternativa que apresenta a primeira e mais importante etapa de qualquer plano de desenvolvimento de pessoal nas organizações.
A educação corporativa configura todas as ações realizadas para identificar, modelar, difundir e aperfeiçoar as competências essenciais, técnicas e funcionais de uma organização com foco na gestão da capacitação para o alcance estratégico dos objetivos organizacionais. Assinale a alternativa que indica o objetivo dessa estratégia
Quando a organização adota a estratégia de educação corporativa, ela deve iniciar identificando as possíveis técnicas de desenvolvimento das pessoas. Nesse sentido, existem algumas atividades que devem ser consideradas na capacitação dentro das organizações, tais como educação, educação profissional, formação, treinamento, desenvolvimento e outros. A esse respeito, formação é o processo
Existem várias formas de se tornar a comunicação mais efetiva, principalmente dentro das organizações. Uma delas é a sintonia com emissor e com o receptor. Assinale a alternativa que apresenta o significado dessa sintonia
De acordo com Gil (2010), comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, principalmente dos profissionais de recursos humanos, pois, na maioria das atividades que exercem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se.Considerando a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta todos os elementos da comunicação.
Nos processos de recrutamento e seleção, de resolução de conflitos e até na definição dos processos de trabalho, várias técnicas são utilizadas, tais como: testes, entrevistas, dinâmicas de grupo entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da dinâmica de grupo.
A pesquisa operacional leva a organização a ter a noção real de quanto o desempenho de seus colaboradores pode interferir no alcance das competências organizacionais. Entre as informações que se podem alcançar com esse tipo de pesquisa, há a definição de objetivos de forma inadequada ou sem critério, a baixo envolvimento das pessoas e de seus pares, o despreparo das lideranças e o baixo nível de adesão ao processo de pesquisa.Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica os responsáveis pela pesquisa operacional e pelas avaliações de desempenho de uma organização.
O planejamento estratégico em recursos humanos está relacionado à visão que o gestor tem de como alcançará seus objetivos essenciais, com base na missão, na visão e nos valores da organização. Nesse sentido, várias atividades devem ser gerenciadas e coordenadas, tais como os programas de treinamento, a gestão de desempenho e (ou) de competência, e os planos de cargos e salários. Observa-se, ainda, que a forma de remunerar, bonificar ou beneficiar as pessoas também pode compor esse planejamento estratégico.Considerando esse contexto, é correto afirmar que remuneração broadbanding é estratégia que
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