(1,0)
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor.A seqüência correta é:
... “A discussão sobre o ‘erro’ provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional.Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los.( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.A seqüência correta é:
Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo.Assinale a alternativa incorreta:
Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.Está(ão) correta(s):
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos.( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico.( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.A seqüência correta é:
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outrascoisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o alunoaprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.O que explicaria tais contradições?Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.A seqüência correta é:
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
Sabe-se que, há tempos, as organizações de trabalho começaram a importar-se com os métodos e com as técnicas de produção de produtos e serviços. Nesse sentido, passaram também a preocupar-se com as relações humanas e com os motivos que levam os seres humanos à ação. Formar grupos de trabalho passou a ser uma oportunidade de entender e coordenar o alcance dos objetivos organizacionais. Com base nesse assunto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de grupo nas organizações.
Sabe-se que as organizações procuram desenvolver-se de forma sustentável a fim de que as futuras gerações possam usufruir dos mesmos recursos que hoje são utilizados. Assim, é importante que se aplique a sustentabilidade também dentro da organização, e não somente para que ela sobreviva em sua comunidade e para seus clientes. Assinale a alternativa que apresenta as ações que exemplificam a sustentabilidade organizacional.
Segundo Zarifian (2005), é uma inteligência de características práticas, que tem origem nos conhecimentos que já foram adquiridos e transformados e (ou) adaptados. Hoje é de fundamental importância para que os objetivos de uma organização sejam alcançados. As informações apresentadas referem-se à
Como relação ao clima e a cultura organizacional, assinale a alternativa correta.
Nos dias de hoje, muito pensa-se a competência como o conjunto de características que os seres humanos têm e que entregam para as organizações no sentido de juntos alcançarem os objetivos essenciais. Outro aspecto que tem sido muito considerado é como as pessoas entregam suas competências para a organização e como elas podem fazer isso de forma confortável, ou seja, usando seus pontos fortes e tendo maiores possibilidades de realização e felicidade. (SCHEIN, 1990; DERR, 1988. In: DUTRA, 2006). Isso significa dizer que é necessário considerar uma relação entre a capacitação e a complexidade das atividades de um determinado cargo ou função.A esse respeito, é correto afirmar que, em forma de bem-estar, fluência e efetividade, na entrega das competências humanas, se alcança o conforto quando o conjunto de
Recuperar senha