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Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao modelo ágil de processo conhecido porScrum.I. Teste e documentação constantes são realizados à medida que o produto é construído.II. O trabalho e desenvolvimento, e o pessoal que o efetua, são realizados por completo, com partições de alto acoplamento sem possibilidade de reuso.III. Pequenas equipes de trabalho são organizadas de modo a maximizar a comunicação, minimizar a supervisão e maximizar o compartilhamento de conhecimento tácito informal.IV. A complexidade do processo dificulta e não permite a produção de versões do software, que podem ser inspecionados e testados.V. O processo precisa ser adaptável tanto a modificações técnicas quanto de negócios, para garantir que o melhor produto possível seja produzido.Estão em conformidade com os princípios de desenvolvimento ágil Scrum, somente as seguintes afirmativas:
O Rational Unified Process (RUP) é um modelo constituído por quatro fases no processo de software, relacionadas mais estritamente aos negócios do que a assuntos técnicos, descritas a seguir.I. Trata do estabelecimento das entidades que irão interagir com o sistema e de suas interações.II. Trata do entendimento do domínio do problema e estabelecer um framework de arquitetura para o sistema.III. Trata do projeto, programação e teste do sistema.IV. Trata da implantação do sistema no ambiente real de funcionamento.As fases I, II, III e IV são denominadas, respectivamente:
O MPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) é uma metodologia voltada à área de desenvolvimento de sistemas e criada por um conjunto de organiizações ligadas ao desenvolvimento de software. Os diferentes níveis de maturidade do MPS-BR constituem um meio para indicar qual o nível da empresa que se está considerando. Cada classificação possível atesta, assim, diferentes graus no controle de processos e qual a qualidade que se pode esperar da organização que a detém. Afigura abaixo ilustra o MPS-BR.
Um nível considera processos como treinamento, adaptação de processos para gerência de projetos, além da preocupação com a melhoria e o controle do processo organizacional.Como esse nível é denominado?
O CMMI-DEV é um modelo de maturidade para melhor ia de processos, d es t in a d o ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção. Esse modelo estabelece cinco níveis de maturidade, sendo um deles caracterizado a seguir.“A organização e os projetos são desenvolvidos de acordo com os objetivos quantitativos de qualidade e de desempenho, usados como critérios na gestão de projetos. Os objetivos quantitativos são baseados nas necessidades do cliente, dos usuários finais, da organização e dos implementadores de processo. O desempenho de qualidade e processo é entendido em termos estatísticos e é gerido ao longo da vida dos projetos." Disponível em:
Se uma empresa encontra-se nessa situação, é classificada, de acordo com o CMMI-DEV, no seguinte nível:
O desenvolvimento de software direcionado aos negócios apresenta uma seqüência de etapas bem definidas, cada uma com uma finalidade, entrada e saída distintas. Uma dessas etapas tem por objetivo especificar o que precisa ser feito e não como é feito, e visa compreender um problema antes de experimentar uma solução. Os requisitos são coletados e examinados minuciosamente por meio da construção de modelos.Essa etapa é denominada
Os projetos de sistemas para negócios aceitam diversos estilos de ciclo de vida. No entanto, um tipo tem sido adotado com frequência, pois é mais flexível e se baseia nas características listadas a seguir.I. Primeiramente, um núcleo para o sistema é desenvolvid o , analisando , projetando , implementando e entregando um código preliminar que funciona.II. Posteriormente, o escopo do sistema é ampliado, adicionando propriedades e comportamento aos objetos existentes, bem como incluindo novos tipos de objetos.III. Constitui a melhor escolha para a maioria das aplicações, já que responde bem às mudanças e minimiza o risco de falha, além de oferecer um feedback de progresso aos usuários da gerência e do negócio.O tipo descrito é conhecido por desenvolvimento:
As normas ISO/IEC 20000-1 e 20000-2 têm como escopo definir requisitos para o correto gerenciamento de uma empresa prestadora de serviços de TI, garantindo a entrega aos clientes de serviços de qualidade. São requisitos da norma a definição de políticas, objetivos, procedimentos e processos de gerenciamento para assegurar a qualidade efetiva na prestação de serviços de TI. A ISO/IEC 20000-2 fornece um guia para a aplicação do sistema de gestão de serviços com base nas especificações da ISO/IEC 20000-1. Nesse sentido, as atividades de um sistema de gestão de serviços são relacionadas à metodologia conhecida como PDCA, de acordo com a figura abaixo.
Nessas condições, as atividades “Corrigir e Melhorar" , “ Implementar e Operar" , “Planejar e De senvolver" e “Monitorar, Medir e Avaliar " correspondem, respectivamente, aos números:
A ISO/IEC 20000-1 tem por objetivos principais melhorar o planejamento, gestão, entrega e melhoria contínua dos serviços TI e alinhar TI com as necessidades de negócio e dos requisitos dos clientes.Nesse contexto, a norma estabelece quatro processos, que são:
No contexto da ITIL, o Gerenciamento de Configuração necessita prover pontos de controle, conhecidos como Indicadores -Chave de Desempenho que permitam avaliar as atividades.Dois destes indicadores são caracterizados a seguir.I. índice de atualização dos dados relativos aos itens de configuração armazenados na base de dados, e que corresponde ao índice de alterações devido a erros encontrados nos próprios dados armazenados.II. índice de não conformidade encontrado em processo de auditoria da área de TI e da organização, e que corresponde ao índice de itens de configuração em uso sem autorização.Os indicadores I e II definem, respectivamente, as seguintes perspectivas:
Criado para a infraestrutura de TI, a ITIL possui doze gerências, se concentra de operações e serviços e abrange duas grandes áreas: suporte a serviços e entrega de serviços. Por sua vez, a de Suporte a Serviços engloba um tipo de gerenciamento que objetiva reduzir o impacto causado por impedimentos gerados por erros de infraestrutura de TI e criar mecanismos de prevenção para a reincidência desses errosO tipo descrito é conhecido por gerenciamento de:
Observe a figura abaixo que ilustra o ciclo da vida ITIL, com destaque para as etapas ou domínios, e responda à questão.
Um processo ITIL executado na etapa Desenho de Serviço, é o gerenciamento de:
Em uma das etapas, o provedor de serviços coordena e executa as atividades e os processos necessários para fornecer e para assegurar serviços nos níveis acordados aos usuários e clientes do negócio.Essa etapa é denominada:
De acordo com o CobiT, uma das áreas de governança de TI garante que o planejamento da TI esteja diretamente alinhado ao planejamento do negócio, ligando as operações da TI aos planos do negócio.Essa área é denominada:
De acordo com o PMI/PMBok, um diagrama de rede do cronograma do projeto utiliza o método do caminho crítico, ilustrado na figura a seguir.
O diagrama utiliza quadrados ou retângulos para representar as atividades e conectá-las com flechas que indicam as relações lógicas que existem entre elas.Essa ferramenta é denominada diagrama de:
Os processos de gerenciamento organizam e descrevem a realização de um projeto. De acordo com o PMI/PMBok Guide, são cinco grupos de processos utilizados para alcançar esse fim, conforme a figura mostrada abaixo.
Os grupos G2 e G3 são denominados, respectivamente:
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