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Apractognosia é o termo utilizado para qualquer distúrbio seja ele práxico ou gnósico devido a uma lesão encefálica onde estes centros estejam localizados (DORETTO, 2001). De acordo com as informações abaixo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) O paciente apresenta um conjunto de deficiências sensório-percepto-motoras que acarreta na incapacidade de realizar movimentos, gestos ou habilidades previamente aprendidas, seja de uma forma espontânea ou ao comando verbal.( ) O diagnóstico pode ser feito descartando a presença de um distúrbio primário de atenção, compreensão, motivação, força, coordenação ou sensibilidade que pudesse interferir na performance normal do ato motor.( ) As funções práxicas dependem essencialmente do controle de áreas superiores do córtex encefálico que são: área motora primária, área suplementar e córtex pré-motor.( ) O indivíduo portador de apraxia apresenta muita dificuldade em realizar movimentos ao comando verbal ou mímico, porém podem executar os mesmos movimentos de forma automática.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.A _________________ é um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos intencionalmente. Ex: ordena-se ao paciente realizar o sinal da cruz e ele é incapaz de fazê-lo, mas o faz automaticamente ao entrar na igreja. Está associado frequentemente com grandes lesões parietais especialmente parte inferior do lobo parietal.
A respeito da disfluência de fala (gagueira), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) Pessoas com gagueira nunca gaguejam cantando ou quando representam um personagem no teatro.( ) A gagueira é um hábito adquirido.( ) Quando uma pessoa (com gagueira ou não) se encontra em uma situação de dúvida, o cérebro dá uma ordem para o corpo se movimentar menos até que a pessoa decida o que fazer.( ) O estresse não causa gagueira, mas pode agravá-la.( ) A pessoa gagueja, porque pensa mais rápido do que fala.
No início do desenvolvimento da criança a consciência tem caráter afetivo. Segundo Luria, esse caráter reflete o mundo afetivamente; a seguir a consciência passa ao concreto imediato, assim como as palavras que se refletem em seu mundo; no estágio seguinte a consciência passa a ser lógica verbal e abstrata mesmo que os estágios anteriores permaneçam encobertos. No fazer psicopedagógico, examinamos as considerações de autores como Vygotsky e Luria, em relação à subordinação da criança ao adulto: quando a criança adquire uma palavra que designa um objeto em particular e serve como sinal de uma ação concreta, ela se subordina a esta palavra, assim como à instrução verbal do adulto. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Luria. II. Vygotsky.( ) Enfatiza que "além da função cognoscitiva da palavra e sua função como instrumento de comunicação, há sua função pragmática ou reguladora; a palavra não é somente um instrumento de reflexo da realidade, é o meio de regulação da conduta".( ) Ensina que é indispensável examinar como os processos voluntários se formam no curso do desenvolvimento da atividade concreta do sujeito e na sua comunicação com o adulto, cuja organização está baseada no desenvolvimento linguístico da criança.( ) A primeira etapa da função reguladora da linguagem da criança - função base do comportamento voluntário - é a capacidade de subordinação à instrução verbal do adulto e, a partir dessa "subordinação primitiva", forma-se o ato voluntário.( ) Os experimentos, mostraram que a subordinação da ação do sujeito à instrução verbal do adulto, não é algo simples e desenvolve-se progressivamente. Desse modo, observa-se que a linguagem tem uma grande importância na organização da conduta da criança e no seu desenvolvimento; primeiro a sua influência é feita de fora para dentro e depois passa a se organizar de dentro para fora.
A afasia se caracteriza por alteração de processos linguísticos de significação de origem articulatória e discursiva, incluindo aqui os aspectos gramaticais, produzida por lesão focal adquirida no sistema nervoso central, em zonas responsáveis pela linguagem, podendo ou não se associarem a alterações de outros processos cognitivos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) São classificados como não fluentes (lesão focal em região temporal posterior ou em lobo parietal esquerdo).( ) São classificados como fluentes (lesão focal em lobo frontal anterior esquerdo).( ) O comum nas afasias motoras são os sintomas de redução, enquanto que nas afasias sensoriais ocorrem mais os sintomas de deformação.( ) O fato de classificar a afasia, só nos auxilia na identificação sindrômica do paciente, não trazendo assim esclarecimentos quanto a reabilitação.( ) São muitas as variáveis que vão interferir no prognóstico, sendo elas: etiologia, idade, sistema geral, fatores psicológicos, sócio-culturais, extensão da lesão.
Na afasia a sintomatologia da expressão oral pode ser de redução ou deformação: o comum nas afasias motoras são os sintomas de redução, enquanto que nas afasias sensoriais ocorrem mais os sintomas de deformação. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Exteriotipias. II. Agramatismo. III. Anomia. IV. Deformação. V. Parafasia.( ) É um único segmento linguístico evocado toda vez que o paciente tenta se comunicar.( ) É a dificuldade na evocação de frases por ausência de artigos/preposições e conjugação inadequada de verbos.( ) É a dificuldade na evocação de nomes e etc.( ) Jargão que é uma enxurrada de sons sem significado, enfim, discurso sem mensagem.( ) É a substituição de uma palavra por outra, que pode acontecer quando se substitui um fonema ou a troca de uma palavra por outra, dentro do mesmo campo categorial. Temos também o neologismo (invenção de palavras).
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A consciência fonológica é, pois, um componente crítico na normal aquisição da leitura e a sua falta, ou insuficiência, é a maior causa de problemas de leitura. Frith (1995), explica que ter um disfuncionamento no processamento fonológico significa possuir alguma desordem sutil na fala, não usualmente perceptível, a não ser por profissionais, e aponta os seguintes problemas como indícios de déficit fonológico:I. Atraso na aquisição e produção da fala.II. A dificuldades de recuperação de nomes de objetos e de palavras.III. Pobre memória verbal de curto prazo, e pobre desempenho na repetição de palavras reais e de não-palavras.IV. Dificuldade na articulação das palavras.V. Dificuldades na segmentação de fonemas.
A respeito de hábitos que podem provocar uma alteração vocal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) Pigarros, tosses e "raspar" a garganta são hábitos que podem ocasionar o aparecimento de alterações nas pregas vocais porque provocam atrito constante e brusco.( ) Alimentos frios, líquidos gelados ou variações bruscas de temperatura, são bastante prejudiciais, causando inflamações, alergias, inchaço das cordas vocais.( ) Alimentos muito codimentados (muita pimenta) melhoram o tempo de digestão, e melhora a movimentação do diafragma (músculo importante na respiração para a produção da voz). ,( ) Sugere-se evitar o leite e chocolate antes das aulas ou reuniões (para palestrantes, professores e pessoas que fazem aula de canto), pois são alimentos que aumentam a secreção de muco na garganta. Bebidas gasosas como refrigerantes e outros, também devem ser evitados por provocar gases.( ) Alimentos leves, verduras e frutas bem mastigadas relaxam a mandíbula, melhorando a dicção e dando a sensação de leveza ao corpo.
Art. 13. Constituem deveres do fonoaudiólogo nas relações com outros fonoaudiólogos. Assinale a alternativa incorreta.
A Timpanometria é a mediada da compliância em relação com a variação de pressão, ou seja, são as diferentes posições que a membrana timpânica assume conforme a variação de pressão. Quanto ao timpanograma do tipo Ad, assinale a alternativa correta.
A deglutição é um processo programado, executado por refinado controle nervoso, ocasionando na ação integrada e seqüencial de órgãos e sistemas, visando transportar o bolo da cavidade oral até o estômago, mantendo o estado nutricional do ser.
Assinale a alternativa correta em relações às fases da deglutição.
Em relação à avaliação do processamento auditivo é correto afirmar:
Sobre o processamento auditivo considere as seguintes afirmativas.
1. A intervenção deve ser direta e interdisciplinar, propor modificações no ambiente em que o escolar está inserido, promover a conscientização de suas dificuldades, fornecer estratégias compensatórias e orientar escola e familiares.
2. A desordem do processamento auditivo é o impedimento na capacidade de detectar energia sonora.
3. A avaliação do processamento auditivo é contra indicado para indivíduos com perda auditiva em grau severo a profundo.
4.O processamento auditivo ocorre desde a detecção até a interpretação, envolvendo todas as estruturas do sistema auditivo, desde da orelha externa até o córtex.
Assinale a alternativa correta.
Sobre as disfagias orofaríngeas é correto afirmar:
Marque a alternativa incorreta relacionadas às estratégias preventivas que podem ser incorporadas às práticas fonoaudiólogicas:
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