Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular
- #49185
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
André, um pré-escolar de três anos de idade, foi matriculado, no início de 2017, em uma escola pública municipal. No ato da matrícula, a mãe apresentou a caderneta de saúde da criança e informou que a gestação de André tinha sido normal. Segundo ela, a criança tinha nascido saudável e recebido alta da maternidade no segundo dia de vida. Relatou, ainda, que sua família estava sendo acompanhada pela equipe de saúde da família e que, até o momento da matrícula, André não havia apresentado nenhum problema de saúde e não existiam recomendações médicas específicas relativas à saúde do filho.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar, de acordo com o Programa Saúde na Escola, que André deverá ser submetido à
- #49184
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
O Programa Saúde na Escola (PSE)
- #49163
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a prática educativa é bastante complexa e são inúmeras as questões que se apresentam no cotidiano e que transcendem o planejamento didático e a própria proposta curricular. Na perspectiva de explicitar algumas indicações sobre o _____________e apoiar o trabalho do professor, as orientações didáticas situam-se no espaço entre as intenções educativas e a prática. As orientações didáticas são subsídios que remetem ao "como fazer", à intervenção direta do professor na promoção de atividades e cuidados alinhados com uma concepção de criança e de educação.
- #49162
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências__________________ . É preciso ressaltar que esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças.
- #49161
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Vol II, afirmam que o funcionamento em período integral implica o recebimento das crianças por até no:
- #49160
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol II, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil contemplam princípios:
- #49159
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Vol I, os novos paradigmas englobam e transcendem:
- #49158
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol I, olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos como necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram, durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases:
- #49157
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Segundo o Artigo 232 da Lei Federal 8069/90, submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento, terá como pena:
- #49156
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
De acordo com o Artigo 27 da Lei Federal 9394/96, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I- a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II-consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III-orientação para o trabalho;
IV-promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
- #49155
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
O Inciso VI do Artigo 24 da Lei Federal 9394/96 afirma que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência;
- #49154
- Concurso
- Prefeitura de Salesópolis-SP
- Cargo
- Cuidador
- Banca
- INTEGRI BRASIL
- Matéria
- Matérias Diversas
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0)
Segundo o Artigo 212 da Constituição da República Federativa do Brasil, a União aplicará, _____________ , nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.