(1,0)
Pode-se afirmar que alguns estudiosos, como Kraus e Davis, consideram que a investigação sobre os meios de comunicação na sociedade passou, no século XX, por etapas fundamentais. A etapa que se refere a 1960 em diante:
“Apesar de não se tratarem de estudiosos do jornalismo, a Escola de Frankfurt deu um importantíssimo contributo para os estudos dos media que se repercutiu no jornalismo. Para os teóricos reunidos em torno da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, a massa afirmava-se como uma multiplicidade de consumidores anônimos, submetidos aos ditames da irracionalidade vigente na sociedade e transmitida pela indústria cultural.” Desse modo, na forma de sociabilidade chamada de massa, a comunicação pública é:
Entre os conceitos essenciais que fizeram a sua aparição dentro dos Estudos Culturais, há a hegemonia. Sobre esse conceito leia as afirmativas.
I. Caracteriza a liderança cultural e ideológica de uma classe sobre as outras.
II. Integra os recursos simbólicos que são utilizados pelas diferentes classes na luta pela obtenção da liderança.
III. Designa o conjunto das instituições responsáveis pela elaboração e/ou difusão de valores simbólicos.
Está correto ,apenas, o que se afirma em:
Sobre estruturas de notícias e de reportagens, leia as afirmações a seguir.
I. A reportagem reúne tantas informações, por absorver a abertura de espaços geográficos e as possibilidades de tempo objetivo e subjetivo ampliados pelo mundo contemporâneo, que se “atrapalha”, quando tenta estabelecer a ordenação cronológica.
II. Montar uma matéria não oferece dificuldades similares à estruturação de uma narrativa literária, haja vista a possibilidade de se usar modelos estratificados ou dinâmico.
III. No momento de dar forma a uma entrevista em profundidade, ou a um conjunto de entrevistas numa complexa edição, vários problemas desafiam o jornalista do ponto de vista literário.
Estão corretos apenas os itens:
Conforme Lei nº 9.610/1998, são, entre outros, direitos morais do autor:
1. reivindicar, no ano da publicação, a autoria da obra.
2. ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra.
3. conservar a obra inédita.
4. modificar a obra, antes ou depois de utilizada.
Estão corretos, apenas, os itens:
Recuperar senha