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Julgue os itens a seguir, relativos a licitações públicas.
Na modalidade convite, a inexistência de, no mínimo, três potenciais interessados ou o não-comparecimento de licitantes em tal número mínimo constitui causa de invalidação do procedimento licitatório.
São modalidades de licitação: concorrência, tomada de preço, convite, concurso, leilão e pregão.
A definição da modalidade de licitação se dá exclusivamente em função do valor da contratação.
Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objetivo, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.
No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.
O modelo de liderança situacional, em oposição aos princípios da teoria contingencial, não busca a eficácia mediante um estilo gerencial ótimo. Na visão dos defensores do referido modelo, não existe um melhor estilo de liderança (estilo ideal). Para tanto, o gerente deve adaptar seu estilo e sua forma de gerenciar equipes à situação imposta pelo ambiente em que atua.
Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.
A aplicação das práticas de treinamento pelas organizações tem como objetivos e benefícios: ajudar as pessoas a se identificarem com as metas organizacionais; melhorar o relacionamento entre chefe e subordinado; capacitar todos os empregados a galgarem cargos mais elevados na organização; ajudar os empregados a se adaptarem a mudanças.
Raramente, os empregados recém-contratados são capazes de desempenhar totalmente os deveres de seu cargo, logo um dos propósitos dos programas de orientação e familiarizar estes novos colaboradores com seus papéis, com a organização e com os outros empregados.
Julgue os próximos itens, referentes a administração de recursos humanos (RH).
Entre os desafios externos da administração de pessoal, o que mais impacta o ambiente corporativo é o desafio das necessidades humanas.
São aspectos importantes da administração de RH: o planejamento de RH, o recrutamento e seleção, o treinamento e desenvolvimento de pessoal, a avaliação e as atividades de controle.
Entre os objetivos organizacionais, o cumprimento legal e a relação sindicato-administração são os que detêm maior grau de responsabilidade.
Os objetivos da administração de pessoal são: societário,organizacional, funcional e logístico.
Quando as atividades relativas a pessoal tornam-se incômodas para os demais departamentos na organização, a criação de departamentos de RH independentes é necessária.
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
A gestão por competência é uma forma de organizar um sistema administrativo com foco na capacidade de coordenar processos análogos onde as funções substituam as competências originais das pessoas envolvidas no trabalho.
A avaliação de RH visa apontar as deficiências existentes nos quadros de pessoal tendo como intuito substituir os que não estiverem dentro dos parâmetros de desempenho estabelecidos.
O treinamento por instrução no próprio cargo é recebido diretamente no cargo e é usado principalmente para ensinar os trabalhadores a fazerem seu trabalho atual.
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