(1,0)
Em relação ao apreçamento do mercado de derivativos, julgue o item a seguir.A variação do preço de uma opção de compra é menor que a variação percentual do preço de compra da ação.
No que se refere à precificação de títulos públicos e privados, julgue o item subsecutivo.O aumento da taxa de juros de mercado reduz o preço dos títulos pré-fixados, sendo essa variação maior quanto menor for a taxa de cupom.
No que se refere à precificação de títulos públicos e privados, julgue o item subsecutivo.Se forem dada a maturidade e a rentabilidade inicial de um título pré-fixado, então, quanto menor for a taxa de cupom, menor será a variação percentual no preço do título decorrente de oscilações na taxa de juros de mercado.
Considerando a função utilidade u(x) = - e-αx + ß para todo α > 0 e que ß seja uma constante qualquer, julgue o próximo item, relativos ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.O coeficiente de aversão absoluta ao risco desse agente é igual a rA(x, u) = α.
Considerando a função utilidade u(x) = - e-αx + ß para todo α > 0 e que ß seja uma constante qualquer, julgue o próximo item, relativos ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.Em um nível de riqueza x = 10, o coeficiente de aversão relativa ao risco é igual a α/10.
Considerando a função utilidade u(x) = - e-αx + ß para todo α > 0 e que ß seja uma constante qualquer, julgue o próximo item, relativos ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.O agente em análise apresenta aversão relativa ao risco constante, de modo que se a riqueza do consumidor aumentar, o percentual investido em ativos com risco se manterá constante.
Considerando a função utilidade u(x) = - e-αx + ß para todo α > 0 e que ß seja uma constante qualquer, julgue o próximo item, relativos ao comportamento do indivíduo em relação ao risco.Um indivíduo avesso ao risco com aversão ao risco relativa decrescente exibirá aversão absoluta ao risco decrescente.
Considere que, em um modelo CAPM, o consumidor tenha um horizonte de tempo T e pretenda maximizar a função utilidade esperada apresentada a seguir:
Em que: E(.| t) é a expectativa condicional, dadas as informações disponíveis no instante t; θ é a taxa de preferência intertemporal. Considere, ainda, que, no instante t, o consumidor decida alocar sua riqueza em qualquer dos n ativos arriscados existentes na economia, cujo retorno (líquido) estocástico é dado por z it , com i = 1, ..., n, e que exista um ativo livre de risco com retorno rt . Considere, por fim, que as condições de primeira ordem para o problema do consumidor sejam descritas por U´(c t = (1 + θ) -1 E [ U´(ct+1) (1 + zit ) | t ] i = 1, ..., n (2) U´(c t ) = (1 + θ) -1 (1 + rt ) E[U´(ct+1) | t] (3) Com base nesse conjunto de informações, julgue o item seguinte. Quanto maior for a covariância do ativo com a utilidade do consumo do agente, menor será o retorno esperado do ativo.
Em que: E(.|t) é a expectativa condicional, dadas as informações disponíveis no instante t; θ é a taxa de preferência intertemporal. Considere, ainda, que, no instante t, o consumidor decida alocar sua riqueza em qualquer dos n ativos arriscados existentes na economia, cujo retorno (líquido) estocástico é dado por zit , com i = 1, ..., n, e que exista um ativo livre de risco com retorno rt . Considere, por fim, que as condições de primeira ordem para o problema do consumidor sejam descritas por U´(ct = (1 + θ) -1 E [ U´(ct+1) (1 + zit ) | t ] i = 1, ..., n (2) U´(ct ) = (1 + θ) -1 (1 + rt ) E[U´(ct+1) | t] (3) Com base nesse conjunto de informações, julgue o item seguinte. Os consumidores estão dispostos a receber menor retorno do ativo com risco, caso este seja capaz de protegê-los contra um baixo consumo futuro.
Em que: E(.| t) é a expectativa condicional, dadas as informações disponíveis no instante t; θ é a taxa de preferência intertemporal. Considere, ainda, que, no instante t, o consumidor decida alocar sua riqueza em qualquer dos n ativos arriscados existentes na economia, cujo retorno (líquido) estocástico é dado por z it , com i = 1, ..., n, e que exista um ativo livre de risco com retorno rt . Considere, por fim, que as condições de primeira ordem para o problema do consumidor sejam descritas por U´(c t = (1 + θ) -1 E [ U´(ct+1) (1 + zit ) | t ] i = 1, ..., n (2) U´(c t ) = (1 + θ) -1 (1 + rt ) E[U´(ct+1) | t] (3) Com base nesse conjunto de informações, julgue o item seguinte. Considere que exista um ativo composto m com retorno perfeitamente negativamente correlacionado com U´(c t+1), de modo que U´(ct+1) = Υzmt , para algum Υ > 0. Nessas circunstancias, E [zit ] = rt + ß [E[zmt - rt ]], em que
A respeito dos riscos cambial, de liquidez e de crédito, julgue o próximo item.Tratando-se de relação à exigência de capital para a cobertura do risco de mercado, os bancos devem calcular o VaR (value at risk) utilizando a abordagem paramétrica.
A respeito dos riscos cambial, de liquidez e de crédito, julgue o próximo item.De acordo com as normas do BACEN relativas à cobertura dos riscos, o fator de ponderação a ser utilizado no cálculo da exigência de capital para o risco de liquidez é de 15% do patrimônio de referência exigido (PRE).
A respeito dos riscos cambial, de liquidez e de crédito, julgue o próximo item.As exposições relativas às operações de crédito e ao arrendamento mercantil com prazo contratual superior a 24 meses exigem uma carga de capital para a cobertura do risco de crédito superior às operações de crédito consignadas com prazo inferior a 36 meses.
No que diz respeito a processo administrativo, julgue o item a seguir.Considere uma pessoa que esteja respondendo a um processo administrativo e que não tenha atendido à intimação para apresentar suas razões de defesa. Nessa situação, essa pessoa será considerada revel e os fatos contra ela alegados serão considerados verdadeiros.
Acerca das penalidades aplicadas ao sistema financeiro nacional, julgue o item que se segue.Uma instituição financeira estrangeira para funcionar no Brasil necessita de prévia autorização do Banco Central e do Poder Executivo mediante decreto.
Recuperar senha