(1,0)
A educação inclusiva para o atendimento à diversidade, bem como os estudos sobre o multiculturalismo, têm atualmente feito parte das grandes discussões realizadas por estudiosos e estudiosas, como Mantoan, Carvalho, Sassaki, Sacristán, Imbernón, Libâneo, Giroux, Barbosa, Silva, MacLarem, Candau, entre outros. Essas discussões têm demonstrado sua importância no presente contexto educacional. Cabe destacar, também, o papel da educação superior na garantia da articulação entre a graduação e a pós-graduação, por uma formação acadêmica que contemple inclusão e diversidade, centrada nos processos de pesquisa e de produção de conhecimento. Considerando as deliberações da I Conae-2010, deve-se garantir condições para que as políticas educacionais entre os sistemas de ensino promovam:
A Constituição Brasileira de 1988 prevê a garantia do acesso ao ensino fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, e deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão ganhou reforços com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, com a Convenção da Guatemala, de 2001 e a Lei nº 12.796/13. Em relação á Lei nº 12.796/13, pode-se dizer que:
A formação de professores como objeto de estudo integra debates que vieram se ampliando no Brasil desde o final da década de 1970, assumindo maior dinamismo nas décadas de 1980 e 1990, em especial a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 1996. Em 30 de agosto de 2017, aprovou-se a Lei nº 13.478/17, que alterou a LDB (Lei nº 9394/96). Essa alteração refere-se ao estabelecimento de direito de acesso aos profissionais do magistério a cursos de formação de professores, por meio de processo seletivo diferenciado. Seguindo os princípios da Lei nº 13.478/17, o acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado. Neste contexto, é correto afirmar que:
A educação superior constitui o mais elevado nível da educação brasileira. De acordo com as finalidades da educação superior, apresentadas na LDB (Lei nº 9.394/1996), cabe a esse grau de ensino:
A qualidade da educação superior está diretamente associada a vários aspectos, entre eles, o ensino, a pesquisa, a extensão, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição e a titulação do corpo docente, sobretudo em cursos de mestrado e doutorado. Por essa razão, a Meta 13 do Plano nacional de Educação (PNE) pretende elevar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior (instituições públicas e privadas). Sobre as estratégias para o cumprimento dessa meta, assinale a alternativa INCORRETA.
O micrômetro mostrado na figura a seguir tem resolução de 0,01 mm.
Pode-se afirmar que esse instrumento está indicando:
Sobre os fluidos de corte, é INCORRETO afirmar que:
Em alguns países, é comum o uso de medidas inglesas para definir medidas. Um equipamento que tem altura especificada como 5 pés e 10 polegadas mede, aproximadamente, na unidade do Sistema Internacional:
Deseja-se usinar um cilindro de 200 mm de diâmetro e 1.000 mm de comprimento em um torno. A profundidade de corte será de 2 mm e a frequência de rotação será de 300 rpm. Pelo exposto, a velocidade de corte desse processo, em mm/minuto, será de:
O paquímetro mostrado a seguir tem resolução de 0,05 mm.
A figura a seguir mostra uma operação de fresagem. O movimento de avanço usado nessa operação é do tipo:
A broca especial usada no processo de fabricação por furação, em que é necessário abrir um furo inicial que servirá como guia no local do furo a ser feito pela broca helicoidal, é denominada broca:
O compressor do tipo scroll, utilizado em sistemas de climatização e refrigeração, é classificado por:
O que dá dureza ao aço e aumenta sua resistência mecânica é um composto chamado:
Assinale a alternativa que indica o que é feito para aliviar e remover as tensões internas do aço e corrigir a dureza excessiva após a têmpera.
Recuperar senha