(1,0)
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os ácidos graxos que constituem os lipídios podem ser saturados, que possuem uma ou mais duplas ligações em sua cadeia hidrocarbonada, e insaturados, que possuem ligações simples em sua cadeia hidrocarbonada.
Afigura descreve, em percentagem, a composição de ácidos graxos de três gorduras alimentares.
Com base nos conhecimentos sobre os ácidos graxos, pode-se afirmar:As três gorduras alimentares diferem em sua composição de ácidos graxos, portanto, o seu estado físico, em temperatura ambiente, está diretamente relacionado com o tipo de ácido graxo predominante, sendo que, na presença de uma maior quantidade de ácidos graxos saturados, a gordura torna-se mais fluida.
Com base nos conhecimentos sobre os ácidos graxos, pode-se afirmar:O principal lipídio de armazenamento, o triacilglicerol, é constituído por um álcool – o glicerol – e mais três grupamentos R ligados às hidroxilas, os quais devem ser de tipos iguais de ácidos graxos, com cadeias de tamanhos variados.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os esfingolipídios são lipídios de estruturas de membrana que podem conter, em sua constituição, um grupamento fosfato, sendo considerado um fosfolipídio ou um glicolipídio se, em vez de grupamento fosfato, contiver um açúcar simples ou um oligossacarídeo.
Os esteróis são lipídios estruturais presentes nas membranas das células eucarióticas, os quais têm em sua constituição um núcleo de cinco anéis fundidos: três com seis átomos de carbono e dois com cinco.
Sendo f : R2 – {(0, 0)} → R a função definida por f(x, y) = ln(x2 + 4y2), é correto afirmar:O gráfico de f é simétrico em relação à origem.
Sendo f : R2 – {(0, 0)} → R a função definida por f(x, y) = ln(x2 + 4y2), é correto afirmar:
Todas as curvas de nível de f são elipses.
A derivada direcional de f no ponto (2, 1), segundo o vetor
= (4/5, 3/5) é igual a 1.
Se f : R2 → R é a função definida por f(x, y) =
pode-se concluir que ∂f/ ∂x ( 1, 1) = 7.
Seja F : R3 → R a função definida por F(x, y, z) = x2 + 4y2 – z2 , é correto afirmar:A curva de equação { x² + 4y² = 1 / z = 0 está contida na superfície F(x, y, z) = 1.
Seja F : R3 → R a função definida por F(x, y, z) = x2 + 4y2 – z2 , é correto afirmar:
O vetor gradiente de F no ponto (1, 1, 2) é dado por ∇F(1, 1, 2) = (2, 8, –4)
O plano tangente à superfície F(x, y, z) = 1, no ponto (1, 1, 2), pode ser representado pela equação x + y – z – 1 = 0.
Para uma função f ser uma bijeção, basta que f tenha uma inversa à esquerda.
Se f: A → B é uma função injetiva, então existe uma função g: B → A tal que g o f = idA, em que idA: A → A é a função identidade em A.
Se f: A → B e g: B → C são funções injetivas, então g o f = A → C é também uma função injetiva.
Recuperar senha