(1,0)
Nos escritos iniciais de Fayol, é notável a importância da habilidade administrativa para o desempenho organizacional. Os administradores, segundo Fayol, necessitavam de certas qualidades, conhecimentos e experiências. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo referentes às qualidades, conhecimentos e experiências. I Qualidades mentais: bom senso, firmeza, iniciativa, lealdade, disciplina. II Qualidades físicas: saúde, vigor, trato. III Conhecimento especial: aquele peculiar à função seja técnica, comercial, financeira, etc. IV Conhecimento geral: familiaridade com outros assuntos não exclusivamente da função desempenhada. V Experiências: conhecimento advindo da própria vida, tentativas de aperfeiçoamento progressivo. Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Um sistema é definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente, de modo a formar um todo organizado. Sabendo que há cinco “considerações básicas” acerca do conceito de sistema, assinale a alternativa CORRETA referente à consideração sobre componentes.
Tendo em vista as teorias administrativas, analise os itens abaixo acerca das organizações formais. I Por excelência são as burocracias. II Caracterizam-se por suas regras, regulamentos e estruturas hierárquicas. III Tentam regular o comportamento humano. IV Constituem um sistema preestabelecido de relações estruturais impessoais. Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre a função administrativa de planejamento, afirma-se: I É um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. II Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. III Abrange somente o nível estratégico da organização. IV O seu produto é o plano que proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Está CORRETO somente o que se afirma em:
Na visão de Hammer, in Reengenharia, Revolucionando a empresa em função dos clientes, citado em Gestão da Qualidade: Teoria e Casos, Marly Monteiro de Carvalho, processo é “um conjunto de atividades do início ao fim, que, juntas, criam valor para o cliente." No que concerne aos principais conceitos relacionados à gestão por processos, analise os itens abaixo: I O foco deve estar voltado para o empreendedor. II A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas. III O trabalho deve agregar valor. IV Uso intensivo de tecnologias de informação. São conceitos relacionados à gestão de processos os expostos nos itens:
O Planejamento Estratégico visa ao registro do plano de ação (projetos e melhorias de processos). Para isso, o empreendedor pode fazer uso da Análise SWOT, que permite a realização da análise dos ambientes interno e externo da Organização ao identificar:
Podemos definir as seguintes áreas típicas das organizações:1. Administrativa 2. Comercial 3. Processo Produtivo 4. Financeira 5. Qualidade Considerando que cada uma dessas áreas deseja desenvolver ações alinhadas com uma Visão Estratégica, assinale a alternativa que descreve para cada uma das áreas, ações coerentes com essa visão.
No período de Páscoa, várias empresas contratam funcionários temporários a fim de dar conta da demanda por ovos de Páscoa. Assim, os novos funcionários precisam ser apresentados aos planos que detalham minimamente como funciona a linha de produção desse produto. De acordo com Chiavenato (2009), as características descritas no enunciado pertencem aos planos denominados:
Dentre os tipos de planejamento, estão os chamados Procedimentos. Com base em Chiavenato (2009) analise, a seguir, as características desses planos. I Prescrevem que a sequência cronológica das tarefas a serem executadas pode tornar-se aleatória sem que haja prejuízo em sua execução. II Apresentam como vantagem a possibilidade de alterações e arranjos constantes, de acordo com as necessidades da empresa. III Dispensam o uso de fluxogramas, primando pelo uso de tabelas para expressar uma rotina. IV Esses tipos de planejamento são mais utilizados em trabalhos repetitivos e cíclicos. V Podem ser considerados como sequência de rotinas e atividades. Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Uma funcionária de uma floricultura decidiu montar um negócio próprio. Para tanto, dentro de seu orçamento, elaborou plano para compra de materiais, contato de fornecedores e contratação de pessoal. Essas ações, de acordo com Chiavenato (2009), caracterizam-se como:
Comprometimento organizacional é definido como grau de identificação que o trabalhador apresenta em relação à empresa e seus objetivos, e o seu desejo de manter-se como membro dela. Tendo em vista que são consideradas três dimensões distintas a esse respeito, assinale a alternativa que contenha as três dimensões referentes aos tipos de comprometimento:
No âmbito organizacional, a mudança é caracterizada como uma etapa importante, em que novas ideias e práticas são experimentadas, exercidas e apreendidas. Tendo em vista que muitas vezes a tentativa de mudança gera resistência, analise as afirmativas a seguir referentes às condutas que contribuem para minimizar essa resistência. I Treinamentos comportamentais e atitudinais que possam levar as pessoas a vislumbrarem alternativas de ação compatíveis ao nível de gestão. II Conscientização do nível de gestão organizacional. III Implementação imediata de mudanças setoriais tendo como referencial os aspectos tecnológicos, estruturais e funcionais. IV Empedernir a partir do conhecimento de alternativas atuais quanto à motivação, reconhecimento e valorização profissional. Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, privilegiando o aprofundamento teórico, no ensino de cada disciplina. Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Em “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto, afirma: “Dois autores contemporâneos, de modo mais incisivo, permitem-nos aprender a especificidade da sociedade capitalista que constituímos e quais são as nossas (im)possibilidades e desafios.” Nessa linha, Frigotto cita Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira, sobre os quais é CORRETO afirmar:
“Um breve retrospecto histórico nos indica uma trajetória de interrupções dos projetos societários que postulavam as reformas estruturais e os investimentos em educação, ciência e tecnologia, condições necessárias à constituição efetiva de uma nação soberana, mediante ditaduras e golpes.” (In: “A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica”, Gaudêncio Frigotto) Considere o marco histórico ou projetos societários a seguir, e relacione-os aos possíveis motivos de interrupções conforme descritos: 1. Movimentos que configuram a Semana de Arte moderna. 2. Após Ditadura, reformas estruturais e universalização da atual educação básica. 3. Educação emancipadora de Jovens e Adultos. 4. Promulgação da Constituição de 1988. 5. Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e Decreto nº 2.208/97. (__) Aliança conservadora da Revolução de 1930. (__) Adesão à doutrina neoliberal, discurso técnico- gerencial pelo ideário do ajuste. (__) Imposição de um projeto econômico concentrador e espoliador da classe trabalhadora. (__) Substituição pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), sob a pedagogia do mercado. (__) Restabelecimento do dualismo entre educação geral e específica, destruição autoritária do ensino médio integrado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação, de cima para baixo.
Recuperar senha